QUANTUM OSAKA
(Quantum Osaka)

Conto originalmente escrito em língua inglesa pelo autor identificado pelo PenName Topaz Talyn. Aviso original do autor: Eu realmente não possuo os direitos autorais de Azumanga Daioh ou de quaisquer personagens citados.

Era um dia comum na classe da Yukari. Yomi, Tomo e Chiyo estavam todas juntas em torno de uma carteira discutindo algo quando Osaka repentinamente se aproximou delas com um semblante de determinação no rosto desta.

"Eu escutei algo divertido no fim-de-semana passado", disse Osaka, "Mas eu tive um problema.".

"Qual é o teu problema?", perguntou Chiyo.

"Eu não escutei o final então eu tinha esperança que alguma de vocês pudesse me ajudar a entender isso de vez."

"É claro que nós podemos! Você tem três gênios ao teu lado, Osaka!", gritou Tomo fazendo com que Yomi e Chiyo olhassem arregaladas para ela.

"Certo, então aqui vai. Você pôs um gato em um compartimento selado.".

No fundo da sala, Sakaki começou a prestar atenção de imediato.

"E no compartimento está um frasco de gás venenoso.".

Sakaki empalideceu.

"Depois de uma hora há uma chance de cinqüenta porcento de que o gás tenha sido liberado", Osaka continuou.

"Qual é a proposta disso?", perguntou Yomi. Osaka pausou por um momento.

"Eu esqueci...", Osaka suspirou, então ela continuou, "Então a questão é, se você não abrir a caixa, o gato está vivo ou morto?". As três garotas apenas mantiveram os olhares em Osaka.

"Osaka, não há como responder isso.", respondeu Chiyo.

"Onde você escutou isso, de qualquer forma?", perguntou Yomi.

"EU SEI!", Tomo gritou. Todos mais uma vez colocaram olhares nela.

"Se ele não está morto então está vivo e se ele não está vivo então está morto, então a resposta é: o gato está tanto vivo quanto morto!". Todas continuaram a olhar para Tomo.

"Isso é a coisa mais idiota que eu já ouvi!", berrou Yomi.

Naquele momento, Yukari entrou e todos voltaram a pensar sobre outras coisas. Exceto por uma pessoa.

"Ele não está morto. Não está morto. Não está morto.", recitava Sakaki no fundo da sala agora quase em lágrimas.


Conto traduzido em 10/11/2006.

Nota do Autor: Eu sei que eu simplifiquei demais o conceito, mas eu mantive em mente que nenhum dos personagens o captaria completamente. E se você não o conhece, este é o experimento do gato de Schrödinger.

Nota do Tradutor: Erwin Schrödinger (1887-1961) foi um físico alemão e que usou o experimento do gato para formular uma crítica ao modelo quântico, o qual contém leis quenregem o mundo subatômico e que são incompatíveis para o mundo material cotidiano. Com o experimento do gato, Schrödinger questionou: os modelos que explicam o universo dependem exclusivamente do ponto de vista do observador ou não? Somente é real aquilo que pode ser observado ou não? Além de levantar uma polêmica filosófica através do experimento do gato, Schrödinger ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1933 devido à formulação de uma equação que leva o nome dele e que explica como os sistemas físicos funcionam na mecânica quântica; foi da equação de Schrödinger que se chegou ao conceito de orbital (o local mais provável onde um elétron se localiza). Como se pode ver, Azumanga Daioh também pode virar cultura científica...