CHERUB NUMA PRESPECTIVA FEMININA

O que é a CHERUB?

Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de civis franceses organizou um movimento de resistência contra as forças alemãs que ocupavam o seu país. Muitos dos seus agentes mais úteis eram crianças e adolescentes. Alguns deles trabalhavam como batedores e mensageiros e outros fingiam ser amigos de soldados alemães com saudades de casas, recolhendo informações que permitiam à resistência sabotar operações militares alemãs.

Um espião inglês chamado Charles Henderson trabalhou com estas crianças francesas durante três anos. Depois de regressar à Grã-Bretanha, usou o que aprendera em França para treinar vinte rapazes britânicos, para que colaborassem em operações secretas. O nome de código escolhido para a sua unidade foi CHERUB.

Henderson morreu em 1946, mas a sua organização prosperou. CHERUB tem hoje mais de duzentos e cinquenta agentes, todos com idades iguais ou inferiores a dezassete anos. Apesar de se terem proporcionado muitos avanços técnicos no mundo das operações secretas desde que a CHERUB foi fundada, a razão para a sua existência é a mesma de sempre: os adultos nunca suspeitam de que as crianças os estão a espiar.