Capítulo 1
Eu me viro novamente e abro meus olhos. Uma fraca réstia de luz entrou, através da janela amarela. Eu olho ao redor e vejo meu irmão mais velho Adrian, roncando alto em sua cama (dormimos no mesmo quarto devido a falta de espaço) e seu braço tocando levemente o chão.
Eu pulo da cama e vou na ponta dos pés atravessando o quarto, abrindo um pouco a janela, que range, olho rapidamente para o meu irmão, mas ele continua morto para o mundo. Eu deslizo pela janela e me empurro acima de alguns centímetros de telhado em decomposição, deslizando para a beira do telhado. Desta parte da padaria, eu posso apenas ver a campina aqui perto, próxima à cerca supostamente eletrificada que circunda nosso distrito. Eu disso, depois de tê-la observado por muito tempo. A sua humilde casa aparece detrás de outras.
De repente, meu coração acelera um pouco quando vejo Katniss sair de sua casa em uma jaqueta de couro, e como sempre, o cabelo arrumado em uma única trança. A trança balança nas costas dela enquanto ela corre para a cerca, pausando por um momento e depois entrando por um buraco para o fundo. A última coisa que eu vejo é a sua bota marrom grossa desaparecendo floresta à dentro. Eu não sei por quanto tempo eu fiquei sentado lá, enquanto observava o sol nascer através das montanhas ao longe. Forçando a floresta a se tornar um tom vibrante de verde.
- Peeta! Você precisa sair do telhado e parar de sonhar acordado! É dia de Colheita! – minha mãe grita, sei que ela está lá embaixo, na padaria. Provavelmente fazendo pão, que nós não poderemos comer ou pagar. A maior parte do Distrito 12 está morrendo de fome, nós ainda estamos melhores do que a maioria, mas eu ainda não diria que estamos vivendo no luxo. As pessoas mais desesperadas podem colocar seus nomes na Colheita mais de uma vez, para ganhar as tésseras, uma pequena quantia de grãos e óleo, o suficiente para uma pessoa por um ano inteiro. Por sorte, eu vivo na área dos comerciantes, e eu nunca tive que inscrever meu nome para receber aquilo, nós nos viramos. Meu nome só está lá 8 vezes. A sorte está em meu favor, comparando com alguns colegas de classe que eu sei que estão lá pelo menos umas 20 vezes. Eu tremo enquanto me pergunto quantas Katniss teve que inscrever o seu nome.
Eu volto para a janela e entro, vejo a cama vazia do Adrian e coloco algumas roupas 'legais' para a Colheita, aparentemente espera-se que nos vistamos bem, então eles podem nos levar e nos forçar a lutar até a morte nos Jogos Vorazes. Ninguém se atreve a questionar isso. Você levaria um tiro na certa, mesmo que eu tenha ouvido falar que os Pacificadores são tranquilos. Eu desço as escadas de madeira e sento-me à mesa entre meus dois irmãos mais velhos, Adrian e Ross. Para Adrian, esta é sua última colheita; a de Ross foi um ano atrás. Quando completamos 18 anos, você não está mais na flor da idade no Distrito 12.
- Onde você tava de manhã? – Adrian me pergunta com um sorriso astuto em meu rosto. Ele sabe que eu vou para o telhado quase toda manhã. Eu olho para a minha comida e mexo nela. Eu não sinto vontade de comer. Eu não estou com vontade de comer. Adrian também não. Ross enfia comida em si mesmo; ele não tem aquele monstro assombrando ele. Minha família não é muito próxima, eu não sei nem mesmo a cor favorita de todo mundo, talvez a do meu pai. Eu acho que é azul, como o céu, claro ou escuro. Ele às vezes sentava comigo no telhado e apontava nuvens, e a noite, as estrelas. Mas isso nunca acontece quando minha mãe está em casa.
Eu olho para o nosso relógio minúsculo acima do fogão, são 12:32h. Nós temos que estar na praça da cidade às 13:00h. A cerimônia começa às 14:00h. Eu não sei o que acontecerá se alguém não for, mas não tenho certeza de que eu quero descobrir.
Eu fico na linha atrás dos outros meninos do distrito. Eu olho acima da multidão, sem certeza do que eu estou procurando até que eu pego um vislumbre de uma trança preta balançando em suas costas. Eu engulo enquanto me mexo na fila, mal notando quando sou furado e empurrado para frente. Eu caminho para a seção com os meninos da minha idade. Todos são divididos pela idade. Os mais novos (com 12 anos) são os mais distantes do palco. Eu não entendo porque eles fazem os mais novos andarem mais até o palco. Eles já estão aterrorizados. Eu vejo Katniss, abraçando Prim e andando até as outras garotas com 16 anos. Olho ao redor e espiono as famílias e amigos fora, que não estão na idade de ser escolhidos. Eu olho para o palco e vejo as bolas de cristal cheias com os pedaços de papel com nomes. Na bola dos garotos, há 8 pedaços de papel com o nome Peeta Mellark. Eu acho Katniss e vejo-a fazendo o mesmo que eu, olhando para a bola das garotas. Eu sigo seu olhar para a tigela, me perguntando por quantas vezes seu nome está lá dentro. 10? 15? Mais? Eu apago isso da minha mente e percebo que o prefeito se levantou de seu lugar e está começando seu discurso anual. Falando sobre o que Panem costumava ser, algo chamado América do Norte, e sobre a guerra que a Capital venceu. De alguma forma, tudo terminou sendo o lugar que nós conhecemos hoje, a Capital, cercada por 13 distritos, agora 12. O Tratado da Traição criou essa coisa que eles chamam de Jogos Vorazes. É supostamente para lembrar aos distritos de seu passado. Basicamente, a Capital está punindo os distritos forçando-os a enviar uma garota e um garoto por distrito (chamados tributos), então eles são 24 ao todo. Então eles são colocados em uma arena, algo criado mecanicamente pela capital e então os tributos são forçados a lutar até a morte, até que só reste um. Então eles são prometidos uma vida pacífica na Vila dos Vitoriosos de seu distrito, onde eles vivem em uma casa boa, com uma comida boa. Mas eles são forçados a ser mentores o resto dos tributos de seus distritos até morrerem. Nós tivemos exatamente dois vitoriosos, um deles está morto. Nos restou Haymitch, bêbado de meia idade repulsivo que importa-se apenas consigo mesmo, pelo que eu já vi. Como o prefeito lê a nossa patética lista de vitoriosos, Haymitch decide aparecer. Obviamente, ele está muito bêbado. O prefeito tenta distrair-nos de Haymitch, que neste momento está abraçando uma Effie Trinket muito nervosa, e a apresenta:
- E agora vou passar para Effie Trinket, nossa agente.
Uma Effie de cabelo cor-de-rosa animadamente se afasta de Haymitch até o microfone, quase gritando em seu sotaque engraçado da Capital:
- Feliz Jogos Vorazes! E que a sorte esteja sempre a seu favor! – eu giro meu pescoço e vejo Katniss, ela está olhando para algum lugar a minha frente, eu a vejo dar um sorriso vazio e olho para onde ela está olhando. Eu espiono Gale olhando de volta pra ela, também não muito convincente. Eu deveria saber que era ele. Ele é alto e, pelo que eu ouço as garotas dizerem, um cara muito atrativo um pouco mais velho do que nós. Ele caça com a Katniss e eu não ficaria surpreso se ela o amasse como as outras garotas. Meus pensamentos são interrompidos quando Effie exclama:
- Primeiro as damas! – ela anda até a bola de vidro com o nome das garotas e enterra suas mãos com os dedos rosa, tirando a sorte de alguma pobre garota. Finalmente, ela puxa o pedaço de papel e enquanto ela o abre, o mundo fica mais devagar e fica silencioso. Eu seguro minha respiração. Ela anda de volta ao pódio e lê em voz alta e claramente o nome de alguém que não é a Katniss.
- Primrose Everdeen.
