Qu'est-ce qu'une nation?
Os seus olhos saltados e vermelhos por tantas lágrimas expelidas estavam fixas em você. Ela não mais gritava – do que adiantaria, se você não conseguia ouvi-la? – e apenas com a sua respiração ofegante ela tentava formar palavras com os seus lábios.
Ela ardia por você.
Incomodado, observava de longe. Não ouvia suas palavras. Os gritos de bruxa! bruxa! bruxa! cercava os seus ouvidos. Você sabia que não era verdade. Ela era a criatura mais santa que já vira. E justamente por sua santidade ela deveria arder.
Jeanne era somente sua. E de mais ninguém.
Ela te amava incondicionalmente. E você retribuía na mesma intensidade. Desde o momento que pusera os olhos na sua figura pequena e angelical apaixonou-se instantaneamente. Assim como ela conhecia cada parte do seu corpo, você também conhecia cada pedaço de pele seu. Jeanne era da França até a sua alma. E por você ela chorou, lutou, sofreu e ardeu. Vestira uma armadura, com os seus cabelos curtos – outros longos e sedosos – e apenas dezessete anos decidiu todo o rumo de uma guerra e uni o país.
Mas ela tinha a alma divina de mais para você.
Por você ela lutou, mas não se entregou. Carregava consigo uma cruz e falava em nome de outro. Eu liberto a França em nome de Deus! ela dizia. A sua alma e sua honra pertencia ao seu Deus. Mas você não queria partilhá-la nem com Deus, não! Jeanne pertencia à França e somente à França, mesmo esta França ingrata com turbilhões de sentimentos diferentes e confusos.
O que é uma nação?
Você é uma nação? Todos os seus protegidos queriam esta guerra? Todos os seus protegidos ao menos sabem o seu nome? Todos eles pertencem à Grande França, como Jeanne? Não. Você sabia disto. Jeanne sofria em vão. Você agora era reconhecido como um país, mas o seu povo não o reconhecia. Ela sofria por uma nação que nem ao menos existia. Ela ardia por um ideal perdido. Você a usou, França, e nem ao menos lhe deu o que ela desejava.
Agora ela ardia, desmanchando aos poucos. Não gritava e nem chorava. Agora ela sorria. Formulou as suas últimas palavras para você.
Je t'aime.
E olhos nos seus olhos pela última vez antes de desviá-los para o céu. E se entregou para aquele que a amava de verdade.
N/a: Ok, texto extremamente confuso que creio que 80% das pessoas não vão entender Dx. Mas eu precisava por para fora, então escrevi assim mesmo alalal – apanha –.
Qu'est-ce qu'une nation? É o nome de um texto escrito por Ernest Renan que estou estudando no curso de Relações Internacionais (: Eu não terminei de ler (SOU UMA PÉSSIMA ALUNA D: ) mas me deixou inspirada RERERE. Nação seria um sentimento em comum de uma comunidade, por isso a França como Estado Moderno que se formou durante a Guerra dos Cem Anos NÃO seria uma nação. Mas eu não vou ficar falando aqui porque ninguém quer saber disso mesmo sfadasafsda
Aulas de história à parte... se alguém aí faz história e ver alguma bobeira, por favor, me avise! :D
Reviews? '-'
