DISCLAIMER: A Song of Ice and Fire não me pertence.
N/A: Durante a Rebelião de Robert.


DEPOIS DA ALVORADA - CAPÍTULO ÚNICO
por acid


Amar é destruir.

Eddard Stark está bastante certo que, quando tudo terminar, ele nunca mais vai ser capaz de amar alguém de novo, nunca mais vai querer amar alguém. De novo. A garota Tully – agora Stark, ele precisa se lembrar – com a qual ele se casou vai ter que se contentar com isso, com ele. Com o vazio que existirá debaixo das costelas dele, no fim. Ela pode até perceber, e dizer que ali, naquele vazio, um coração caberia perfeitamente, o que seria uma verdade. Mas Eddard não pode—não quer amá-la.

Porque amar é destruir – e toda essa maldita guerra que finalmente chegava ao fim serviu, ao menos, para ensiná-lo isso. O corpo sem vida de Lyanna, esperando para ser levado para descansar em Winterfell, era e seria um eterno lembrete disso, e Eddard Stark jamais se deixaria esquecer; ele sobreviveu à Rebelião de Robert, sim, mas parte dele morreu, e ele precisava aprender a viver sem ela, agora. Acabar com todas as pontas soltas, recomeçar.

É por isso que, apesar do nó que existe em sua garganta, da dor fantasma que ele sente sufocar o coração que ele não tem mais, das inúmeras feridas que ainda sangram em seu corpo, Eddard desfaz os nós que prendem a Alvorada completamente embainhada ao cavalo e solicita entrada em Tombastela. Ashara Dayne já sabia – é claro que ela já sabia, ela e o irmão tinham aquele tipo de ligação inexplicável, como Eddard tinha com Brandon e Lyanna – e o rosto delicado dela parecia ter chorado por noites e dias inteiros, e foi só por saber o que ele teria que fazer, ainda, que Eddard impediu-se de enroscar os dedos nos cabelos dourados dela, de beijar-lhe as pálpebras exaustas, de fazer a dor dela passar.

Amar é destruir – "toma a espada do teu irmão. Que eu matei com a minha espada." Ele não sabe ao certo o que foi dito ou não dito, mas o fato é que Ashara já sabia e o estrago estava feito. A dona do sorriso mais perturbante e sereno e radiante e perfeito dos Sete Reinos jamais voltaria a sorrir – e esse mérito era inteiro dele. Ashara Dayne estava quebrada, ele sabia. Completamente destruída. E é pensando nisso, e só nisso, que ele consegue reunir coragem, ainda, para dizer "vou levar meu filho pra Winterfell,." Ele não saberia dizer se Ashara ficou mais ou menos triste com isso. Havia um ar de alívio nos olhos de ametista dela, mas Eddard sabe que pode ter visto o que queria para se sentir melhor.

E quando ele deixou Tombastela, estava terminado. Agora era só questão de enterrar o coração.