A vida de um quadro não é muito agitada, mesmo que este quadro esteja pendurado em uma das muitas paredes da escola de magia e bruxaria de Hogwarts.

O retrato da Mulher Gorda era talvez o mais antigo de todos, já que fora pendurado quando a escola foi fundada, há mais de dez séculos, para guardar a Torre da Grifinória.

É claro que a Mulher Gorda já havia visto algumas coisas de certa forma a surpreenderam, mas nem uma se igualava a ter presenciado Lilian Evans e James Potter voltando de mãos dadas de uma de suas rondas pelos corredores do castelo – uma obrigação dos dois, já que ambos eram monitores-chefes -, ou, mais ainda, a ter presenciado o que provavelmente foi o primeiro beijo do casal, logo em seguida.

Ela fingia que dormia, mas abriu uma fresta entre suas pálpebras para espiá-los, pois sempre gostou de apreciar um romance. Ela viu Lily se aproximando devagar de James, talvez até com um pouco de receio, e a face de ambos começar a corar quando ela ficou na ponta dos pés e selou seus lábios com os dele.

James parecia surpreso, os olhos arregalados, mas que logo se fecharam quando ele provavelmente percebeu o que estava acontecendo e passou os braços redor da ruiva, que retribuiu enlaçando seu pescoço.

A Mulher Gorda não pode evitar sorrir, pois por mais que tudo isso fosse surpreendente, ela sempre soubera que aqueles dois ficariam juntos em algum momento.

Para alguns – a grande maioria do castelo –, talvez aquele fosse um casal impossível, já que Lily gritava pelo menos umas duas vezes por dia o quanto odiava James, e os dois viviam brigando pelos cantos do castelo.

Ela mesma havia presenciado muitas dessas brigas. Talvez a que mais a divertira fora quando Lily gritara na esquina de seu corredor que não sairia com James nem que ele ficasse só com uma cueca com desenhos de hipogrifos no salão principal, enquanto gritava para todos que tinha uma paixão secreta pela Professora McGonagall. Ao que James respondeu, todo sorridente, que sabia que Lily sempre sonhara em vê-lo seminu, e também que ela invadia seu dormitório apenas para revirar seu malão e encontrar suas cuecas. Como conseqüência, Lily atirara nele um frasco com uma poção esquisita, que deixou o maroto com cheiro de ovos podres por uma semana.

Ela também presenciou muitos resmungos e lamentações por parte dos dois.

Potter, que vivia colado em Black, alugava os ouvidos do mesmo sempre com o mesmo assunto: Lily. Pelo menos cinco vezes na semana ela o ouvia dizer que não sabia por que Lily o rejeitava tanto já que as outras garotas do castelo – inclusive algumas sonserinas – eram loucas para saírem com ele.

Já Lily, inicialmente, perguntava a Alice o que havia feito para merecer alguém tão irritante e persistente. Porém, agora que eles haviam assumido o posto de monitores-chefes, Lily se perguntava, em voz alta, o que James havia visto nela.

Já não se ouviam os gritos de ambos pelos corredores. Em lugar disso, eles eram frequêntemente vistos andando juntos e conversando amigavelmente – de acordo com sua amiga Julieta, que resmungava, aborrecida, sobre essa mudança no comportamento dos dois, já que era divertido vê-los brigando.

A Mulher Gorda não pode evitar se lembrar de todas essas coisas ao ver Harry Potter e Gina Weasley passarem por ela de mãos dadas e seguirem por seu corredor, pois era como se estivesse vendo Lily e James novamente.

É – ela pensou, sorrindo -, os Potters tinham uma certa queda por ruivas.