Pathos – Prólogo
A história da palavra PATHOS é obscurecida por sua pluralidade de conotações.
Seu primeiro significado parecer ser "algo que acontece"; que, posteriormente, se bifurca em dois sentidos: "Algo que acontece ao corpo" e "algo que acontece a alma".
O conceito filosófico de PATHOS, por sua vez, foi cunhado por Descartes, para designar tudo o que se faz ou que acontece de novo.
Hoje, PATHOS - Como palavra de origem grega - é traduzido tanto como algo relacionado à "paixão", quanto como "patologia" - algo relacionado às doenças.
Segundo o dicionário, PATHOS é "um tipo de experiência humana, ou sua representação artística, que evoca dó, compaixão, ou simpatia no expectador ou leitor"
Em suma, PATHOS é a novidade, o surpreendente, "Aquilo que acontece ao homem" de maneira inesperada.
"Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.
Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir prazer.
Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor.
Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso.
Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa"
(A idade de ser feliz, Mário Quintana)
_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_X_
Queridas, voltei! Rsrsrs
Eu acho que até sexta já coloco o primeiro capítulo, ok?
Nos vemos.
Beijinhos
