Sirius encontrava-se sentado no sofá da sala comum olhando a lareira com o seu amigo James Potter, tinha começado mais um ano na escola de Hogwarts.

A sala comum dos Gryffindor estava deserta pois a maioria dos alunos encontravam-se nos dormitórios a desfazer as suas malas.

Lá fora a chuva batia com força na janela anunciando a chegada do Outono.

Sirius estava silencioso e sorumbático, aquele tempo punha-o assim, sentia-se triste e carrancudo embora por outro lado feliz por voltar a Hogwarts e reaver os seus amigos.

- E se fossemos ter com os outros desfazer as malas? Sempre tínhamos algo que fazer. – sugeriu James na tentativa de o animar. Levantou-se e dirigiu-se para o dormitório sem dar tempo ao amigo para responder e Sirius não teve alternativa senão segui-lo.

Nos dormitórios encontrava-se Lupin arrumando as suas roupas e saudou os amigos:

- Olá! Ena que caras... que se passa afinal?

Lupin era um rapaz alto, moreno, com ar adoentado e exausto.

- Nada de especial... - respondeu Sirius pegando na sua mala e abrindo-a.

Nesse preciso momento, James distinguiu o som de um grito abafado, muito baixo e distante. Aproximou-se da janela, e olhou para a orla da floresta, pensou ter avistado um vulto negro penetrando na escuridão da floresta. Ficou bastante curioso mas decidiu não contar aos colegas o sucedido. Virou-se, pegou na sua mala, e começou a desfaze-la juntamente com os outros.

Passados pouco mais de quinze minutos, os três tinham arrumado praticamente tudo e dirigiam-se agora para o grande salão onde iria decorrer o banquete.

Sentaram-se na mesa dos Gryffindor e olharam sorrateiramente para a mesa dos professores... nada mudara.

Ao seu lado encontrava-se Lili a conversar com as amigas visivelmente satisfeita por ter regressado. James olhara para ela com a esperança que ela o visse e o cumprimentasse, mas tal não aconteceu. Ele sempre gostara dela, deste o primeiro momento que a viu, mas era demasiado orgulhoso para o admitir. Sirius, que se encontrava à sua esquerda, tinha-se animado um pouco e comia o delicioso banquete com satisfação e Lupin estava demasiado distraído a mandar bocas à mesa dos Slytherin mais propriamente a Severus Snape.

Qualquer um dos três odiava Snape e desprezava-o, contudo nenhum dos três fazia algum esforço para o contrário. Snape, era um rapaz baixo, moreno, severo e introvertido, passava a maior parte do seu tempo a estudar e era o maior alvo de chacota por parte dos outros alunos.

Procedeu-se então à selecção dos novos alunos para cada uma das equipas e do breve discurso feito pelo director. Nenhum deles estava muito interessado nas suas palavras, pois como aquele era o quinto ano que ali se encontravam, já conheciam bem as palavras proferidas por ele de cor e salteado.

Ao acabarem de jantar dirigiram-se novamente ao dormitório pois estavam bastante cansados da desgastante viagem. Vestiram os seus pijamas e deitaram-se prontos para dormir...