Antes do primeiro capítulo; alguns significados de palavras e definições que podem aparecer na história inteira que se torna muito necessário para guiar os leitores na história.

- Mitologia

Ylin Valon – A Suprema Luz, o deus supremo de tudo.

Ylin Myrkurn – A Suprema Escuridão, o deus supremo de tudo.

. Astrologia

Somlyser – Aquele que brilha; também é reconhecido como estrela.

Villfaren – Aquele que vaga; também significa planetas.

Maavijord - Terra De Maavi, o planeta que os deuses batizaram.

Luotain - Lua, satélite, este que passou a ser chamado de Manen.

. Antigos Deuses

Evig Maavi – Eterna Mãe Terra; Evig é um título para Maavi.

Evig Farbell – Eterno Pai Iluminado, além de intitular ele, Maavi e seus irmãos da Raça Dos Deuses.

Evig Aurinko - Eterno Sol; protetor do sol e da luz, responsável pelas marés.

Evig Manen - Eterna Lua, protetora da lua e guia pela escuridão, responsável pelas marés.

Evig Uthaf - Eterno Mar, Deus Dos Mares.

Evig Krig - Eterno Guerreiro, o Deus da Guerra, guerreiro habilidoso, estrategista ímpar, implacável.

Evig Videna - Eterna Sabedoria; Deusa Do Conhecimento, Sabedoria, Pensamento.

Evig Edinia - Eterna Floresta; Deusa Das Florestas, Animais, Plantas, Campos.

Evig Raken - Eterno Construtor, Deus Construtor, Protetor Do Pensamento e Da Criatividade e Do Pensamento Livre.

Evig Merker - Eterno Na Morte, o Deus Da Morte, Protetor Do Mundo Dos Mortos.

Maanbörn - Filhos Da Terra, nascidos em Maavijord, os próprios Filhos De Maavi.

R'hllor - Também conhecido como o Senhor da Luz, o Coração de Fogo, o Deus da Chama e da Sombra, é um deus proeminente na Essos, Seu símbolo é um coração ardente.

Eslka – A Deusa Do Amor e Da Paixão, do Matrimônio.

Verinia – A Deusa Do Vento.

Kraber – O Deus Dos Céus, de todos os céus.

Liketta – A Deusa Das Ondas, Dos Movimentos Dos Mares.

Stormur – O Deus das Tempestades, filho de Kraber e Liketta.

Rhoyne – A Deusa Dos Rios.

Skilpadde – O Deus Tartaruga, responsável pela vida dos rios.

Krabbye – O Deus Caranguejo, responsável pelas vidas nos rios; assim briga com Skilpadde por essa posição.

Stranky – O Deus das Festas, Comemorações, da Felicidade.

Dybehaf – O Deus Afogado, aquele que controla os pontos mais profundos dos oceanos.

Tuhall – O Deus da Morte, Escuridão, Frio E Gelo, O Grande Outro.

. Seres

Lifantré – Árvore Viva, mais tarde seria reconhecida como as Crianças Da Floresta.

Hár Lifantré – O Chefe das crianças; Alta Árvore Viva.

. Língua

Essian – A língua comum, uma segunda língua para todos os povos diferentes em linguagem e costumes possam se comunicar; corresponde ao inglês.

. Nomeações

Makki – A raça que ficou reconhecida como os Primeiros Homens; os makkinianos.

Kherren – Homem guerreiro, Kher - Título dado aos soldados que se destacam acima dos demais, mais tarde se equivaleu a Cavaleiro para os Ândalos.

Rytteren – Mulher guerreira, Rytt – Título dado a soldados mulheres que se destacam acima dos demais.

Soldat – Soldado comum.

Krie – O Rei, nomeação da língua dos primeiros homens.

Riahn – A Rainha, nomeação na língua dos primeiros homens.

Kriegano – Significa "reinado".

Meri – Significa "mar".

Skog – Significa "floresta".

AE (Antes De Essian)

DE (Depois De Essian)

ALN (Antes Da Longa Noite)

DLN (Depois Da Longa Noite)

Skymir – Metal Do Céu.

Makrill – Metal encontrado pela Raça Makki. Os Primeiros Homens.

Brandon Stark, O Construtor foi um homem à frente de seu tempo, visionário e cheio de ideias, deixou os seus pensamentos, sua história, suas ideias, suas conquistas em livros para os seus descendentes assim criando um costume em que todos os reis escrevam a sua vida em livros que ficou conhecida como a Coleção Do Reis Do Inverno, muitas de suas ideias foram implantadas durante o seu governo:

. Hamarverkad (Martelo E Pergaminho) – Brandon Stark, o Construtor, criou essa ordem quando estabeleceu seu reinado, reunindo as mentes mais inteligentes e mais dispostas a aprender e descobrir novos conhecimentos; é isso em que ordem procura em novos membros "Disposto A Aprender E A Descobrir Um Novo Saber"; seu objetivo é garantir que o "Conhecimento E Cultura Makkiniana Não Seja Esquecido"; além de "Ensinar Os Próximos A Nascerem"; construindo a sua sede em Wintertown onde foi construído um grande complexo em que o conhecimento foi colocado em pergaminho para ser conservado, restaurado e quando não possível transcrito em um pergaminho mais novo; além de preservar o conhecimento, o complexo também serviu para ensinar a todos os homens, mulheres e crianças do Norte para as mais variadas funções, desde militar, gerenciamento e até novos membros da ordem; a ordem responde a Casa Stark e o voto que tomam é para manter a verdade dos fatos que viram; não alterar, não inventar; somente esse que conta quando o Construtor criou a ordem, mais tarde os seus descendentes criaram a Hus Addysg (Casa De Educação).

O complexo se chama Kirjasto (Biblioteca), um lugar onde todo o conhecimento é guardado e preservado, um lugar onde esse conhecimento é ensinado a todos dentro do Norte não importa o status social; um lugar onde aprendem a lutar, os membros se autodenomina de Precep (Mestre) e o líder da ordem se denomina Stor Precep (Grande Mestre), se vestem de cinza com o símbolo de sua ordem estampado nelas e são livres do celibatário, podem ter filhos, família, posses; sua bandeira é de fundo branco com um círculo de borda negra com um pergaminho aberto com um martelo em cima dele no centro, abaixo da figura central está escrito "Hamarverkad".

. Ansatte (Cajado) - Uma ordem criada pela Linha De Cay, reunindo os Praester (Sacerdotes) e Praestinder (Sacerdotisas), homens e mulheres voltadas para a prática de magia, Vaihtonahat (Troca Peles), Wargs (Troca peles com lobos e cachorros), Graendraumar (Sonhos Verdes), Graenmadur (Homem Verde), com a condição de treiná-los, de praticar os ritos religiosos que acontecem diante da Represeiro, cuidar deles, a todos eles foram concedidos uma parcela do poder dos deuses, defendem a Antiga Fé e sempre estão vigilantes a qualquer mal que surja que possa ameaçar o mundo dos homens, não levam votos de castidade e somente juram proteger a fé e o mundo dos homens, o líder da ordem é o Höj Staff (Alto Cajado), seu símbolo é um Represeiro com a face séria em um círculo dourado em um fundo branco, se vestem de verde com o símbolo da ordem presente e os Praesters e Praestinders carregam um cajado com um a pedra transparente, sua sede construída em Wintertown, um complexo feito de pedra retangular com três andares com uma grande torre no centro que se chama Beskyttelse (Proteção), seu nome se dá ao fato que o lugar é protegido de todas as maneiras de qualquer força maligna.

. Fyrsta Look (Primeiro Olhos) – A concepção veio de Brandon Stark, O Construtor; construir torres de pedra para a observação nas bordas de suas terras para vigiar a marchar de exércitos inimigos, dotou essas torres com muros altos de pedra e limitou a ocupação para cem pessoas, homens e mulheres fazendo esses lugares funcionarem como um castelo normal; quando ocorria uma invasão, essas torres mandavam uma mensagem de aviso para Winterfell e logo seguindo o treinamento deixavam a torre sem nenhum recurso para o inimigo e então começaram a praticar o que foi chamado de Guerra Das Sombras, onde usando tudo disponível a eles causavam estragos no exército inimigo dando tempo para Winterfell reunir as suas forças e expulsar os inimigos, mais tarde os Fyrsta Look foram construídas dentro das terras do Rei Do Inverno para serem bases para as patrulhas e ajudar a proteger o povo; os Fyrsta Look poderiam prosperar para se tornarem vilas ou até mesmo cidades com o passar do tempo, Fyrsta Look são comandadas pelos Vetur Hermenn (Soldados Do Inverno).

. Vetur Hermenn (Soldados Do Inverno) – Homens e mulheres treinadas ao máximo e se tornarem comandantes dos Fyrsta Look, assumem também os postos de comandantes do exército, podem assumir como Mestre Das Armas de um castelo, Comandantes Da Patrulha Da Cidade ou Vilas, seu centro de treinamento e sede principal está em Wintertown; um quartel murado ostentando a bandeira de sua ordem, uma espada negra apontada para cima sobre um campo branco, se destaca por usar uma armadura completa da cor azul quando vão a guerra e quando estão com couros, usam um broche pequeno, redondo branco com uma espada negra no centro, mais tarde; associados aos cavaleiros da cultura Andal.

. Fyrsta Sverd Vetur (Primeira Espada Do Inverno) – Título criado para o Construtor para o homem que comandaria a defesa e a proteção das terras do reino, ir ao lado do rei nas guerras, proteger o Reino Do Norte e expulsar qualquer inimigo, assumir qualquer ameaça, seja em aberto ou em segredo; é o comandante principal dos Verge (Guardiões); sua armadura é branca com runas douradas desenhadas na armadura e duas cabeças de lobo rosnando desenhado no peitoral da armadura, capa preta.

. Verge (Guardião) – Grupo de soldados de elite, os melhores soldados, treinados além dos limites, seu comando principal está no Fyrsta Sverd Vetur; sua sede está em Wintertown em um quartel murado com a bandeira o alto, o símbolo, um escudo de madeira negra com um Represeiro vermelho sobre um fundo branco, sua identificação é de usar a uma armadura branca com desenhos de runas douradas e com um único desenho da cabeça de um lobo rosnando no peitoral no lado esquerdo, colocados para protegerem a Casa Stark.

. Vakter (Patrulheiros) – Nas cidades, vilas e nos campos, homens e mulheres responsáveis para vigiar e garantir a segurança do povo, cada senhor pode formar os Vakter sendo comandados pelos Vetur Hermenn.

. Skuggimyrkur (Sombra E Escuridão) – Uma ordem com um único propósito, espionagem, recolha de informações, sabotagem, sequestro, assassinato secreto, neutralizar inimigos que ninguém poderia saber de dentro e fora do Norte, sem símbolo, sem rosto.

. Bankinnís (Banco De Gelo) – Inicialmente começou como a Husvaihto (Casa De Troca), a cunhagem de moedas ainda estava no seu primitivo e a troca de bens ainda era usado e a Husvaihto foi o começo de uma organização, as pessoas quando trocavam os seus produtos recebiam um papel; Bréfvaihto (Carta De Troca) que afirma oficialmente que a troca tinha sido feita; com Brandon Stark, O Construtor passou a ser Husmynt (Casa Da Moeda) e as coisas passaram a funcionar em trocar moedas de bronze pelos produtos, a Bréfvaihto ainda passou a valer, mas, agora como uma garantia para receber as moedas pelo negócio feito quando quisesse, somente durante a Era Da Unificação Do Norte é que passou a receber o nome de Bankinnís Nordur (Banco De Gelo Do Norte) ou simplesmente Bankinn Nordur (Banco Do Norte); agora com a cunhagem de moedas de ouro, prata e bronze e de guardar a riqueza do Norte e de seu povo, sua sede está em Wintertown, recebeu esse nome devido a muitos negócios serem feitos sentados em bancos, sua bandeira é um fundo branco com um círculo dourado no centro com uma espada vermelha apontada para baixo dentro do círculo, as letras "B" e "N" juntas da cor negra em cima da espada.

A Bandeira Da Unificação Do Norte – Durante a unificação do Norte ela foi levantada no ponto mais alto pela Casa Stark, inicialmente idealizada por Brandon Stark, O Construtor; a bandeira possui três faixas horizontais, a primeira que também a de cima é azul escura, a do meio é branca e a de baixo é verde, no centro estão duas espadas com lâminas cruzadas douradas apontadas para cima com um lobo negro correndo ao vento entre as espadas e no fundo branco.

A Song Of Ice And Fire

Game Of Thrones

A Casa Stark

Capítulo 1

Onde Tudo Começou

- O Tempo Não Começou A Ser Contado.

Antes de tudo; antes de qualquer coisa, não havia nada, apenas a luz e a escuridão; nunca um equilíbrio, apenas dois seres; feito de luz e escuridão, sem nomes e sem se encontrar; talvez porque viviam em dimensões separadas; sozinhos, mas, em algum momento, os dois se tornaram conscientes da existência um do outro e atravessando dimensões eles se encontraram e o encontro causou uma enorme explosão que nunca mais seria vista na existência e dessa explosão muita coisa se formou e a luz e a escuridão entraram em equilíbrio e em seguida eles tinham o conhecimento de criar coisas; de criar vida e tirá-la como se fosse nada e a eles se deram nomes para assim se tornarem iguais e diferentes, irmãos; a luz se chamou de Ylin Valon e a escuridão se chamou de Ylin Myrkurn e então passaram a criar outros seres; seus filhos, tão iguais assim como tão diferentes deles mesmo e os seus filhos lhe deram o título de Ylin; eles eram os Supremos.

- O Tempo É Contado.

Valon e Myrkurn viram o tempo a ser contado; eles sentiram e assim como as suas criações; os supremos se recusaram a intervir em qualquer coisa na vida de seus filhos, por isso, assistiram presos a suas promessas divinas seus filhos lutarem uns contra os outros, o motivo? Por mais poder; conflitos de ideias, formas de governar o universo criado pelo encontro dos Supremos; claramente o motivo foi à mistura desses fatores; mundos que se formaram foram destruídos e outros mundos surgiram e essa guerra durou milhares de anos até que tudo acabou; partidários que venceram a guerra exilaram os derrotados para a borda do universo os prendendo lá; não, eles não podiam matar os seus próprios irmãos, não conseguiriam.

O tempo passou enquanto o universo se formava diante dos Supremos e os seus filhos; esses que curaram de suas feridas da guerra que parecia eterna para eles; então se separaram; alguns dos filhos dos Supremos foram para vários pontos do universo, outros atravessaram para outras dimensões levando os derrotados da Guerra Eterna, assim não teriam a força que tiveram quando se juntaram; um grupo em especial se dirigiu para um sistema que teve uma que eles chamaram de Somlyser, "aquele que brilha"; central, forte e brilhando intensamente com nove massas que giravam ao seu redor, todas elas tinham um centro que atraia material no qual eles chamaram de Villfaren; "aqueles que vagam"; alguns eram sólidos, outros feitos de gás; todos eles; os filhos dos Supremos foram atraídos para um villfaren sólido ao qual impressionantemente encontraram de forma estável, com vida além deles; eles sentiram o poder que esse villfaren tinha, eles pousaram sem problemas no solo desses villfaren surpresos com a diversidade de vida que tinha, até que um ser surgiu na frente deles, não falava, apenas olhou para cada um deles, logo notaram que esse ser tinha o mesmo nível de poder deles, rapidamente se aproximou do mais forte e o beijou; foi uma surpresa para todos os filhos dos Supremos, mas, quando o beijo havia acabado esse ser começou a falar a mesma linguagem que eles e eles haviam entendido tudo.

Ela, precisamente se nomeou como Maavi, a Mãe Terra, ela imortal da passagem do tempo e da morte, mas, suas criações são mortais; algumas delas; outras são imortais da passagem do tempo, mas, não da morte; assim como os Supremos e seus filhos; dois pés, pernas longas e torneadas, barriga definida, quadris largos, seios grandes, dois braços, duas mãos, sua pele clara, sua cabeça em forma de coração, olhos vermelhos com o desenho da íris dourada e a pupila no centro dourada; entre a pupila e a íris tinha a cor vermelha, seus cabelos negros como a mais escura noite, longos até a altura do quadril, lisos; logo aquele que a beijou a chamou de Evig Maavi e ele se chamou de Farbell e assim adotando para ele e os seus irmão o título de Evig.

- O Tempo Dos Deuses.

A Era Dos Deuses começou, a partir do momento que Farbell se auto intitulou uma nova era começou nesse planeta em que chamaram de Maavijord; tanto Farbell e Maavi perceberam que os outros seres precisavam de seus nomes, Maavi viu que Farbell começou a mudar sua forma, antes feito totalmente de luz ele começou a sumir uma forma oposta a ela e ao mesmo tempo igual a ela, pernas, braços, mãos, cabeça, tronco, agora ele estava alto, com músculos definidos por todo o seu corpo, olhos azuis brilhantes, cabelo preto como o céu, assim como ela e algo entre as suas pernas que Maavi mais tarde descobriria; quanto aos nomes, Farbell logo tratou de cuidar disso, ele se virou para dois de seus irmãos, eles tão próximos um do outro e ao mesmo tempo tão opostos; Farbell olhou para o Somlyser que iluminava o Maavijord, ele apontou para um dos irmãos e o chamou de Aurinko dando o título de Evig Aurinko o Deus De Somlyser, ao qual seria chamado por seu nome, ele seria responsável por cuidar para que o Somlyser sempre se estivesse iluminando o villfaren e o sistema.

Aurinko começou a mudar, ficando parecido com Farbell, mas, seus cabelos dourados como o Somlyser, então Maavi se aproximou do outro que estava ao lado de Aurinko e lhe chamou de Manen e dando o título de Evig Manen, e Maavi explicou que villfaren segue um ciclo de luz e escuridão para sempre estar em equilíbrio e que havia um luotain e que a partir de agora receberia o nome de Manen e que deveria ser protegido e que ambos, Aurinko e Manen mudam as marés das águas do imenso oceano que havia em sua casa e agora a casa deles; Maavi mostrou a Manen para eles e logo Evig Manen assumiu a forma muito parecida com Maavi, mas, os olhos cinza como a lua e seus cabelos brancos como o brilho que a lua manda para o planeta.

Farbell se virou para outro de seu irmão e o chamou de Uthaf dando-lhe o título de Evig Uthaf o Deus Dos Oceanos, Mares e Protetor De Meri, assim como chamou essas grandes extensões de água; ao qual trabalharia ao lado de Aurinko e Manen para manter essas águas sempre em movimento e sempre se renovando, ele aceitou e logo mudou a sua forma se parecendo mais com Farbell, mas, os seus cabelos longos assanhados como se estivesse sempre ao sabor do vento, logo os outros deuses passou a se nomear, ele conheceram Krig, Evig Krig, de seus irmãos, Farbell o viu como o mais feroz dos lutadores na guerra que eles estiveram e tendo algumas semelhanças com ele, mas, havia algumas diferenças também, seus olhos, vermelha do sangue, como Maavi explicou que algumas de suas criações tinham sangue vermelho, ele é o Deus Da Guerra, Da Estratégia.

Um dos irmãos de Farbell começou a mudar de forma assumindo a figura feminina, ela se chamou de Videna; Evig Videna, a Protetora Do Conhecimento, Da Sabedoria e Do Pensamento dos deuses e de qualquer outra criatura criada e a ser criada; outra surgiu, uma figura feminina com curvas abundantes, Edinia; Evig Edinia, a Deusa Das Florestas, Do Campo, Dos Animais e Das Plantas e então temos Raken; Evig Raken o Deus Construtor, Protetor Do pensamento e Da Criatividade; então finalmente o último dos irmãos de Farbell se aproximou e se proclamou Merke; Evig Merke, o Deus Da Morte e o Controlador Da Vida E Da Morte e Protetor Do Mundo Dos Mortos.

Farbell estava feliz que seus irmãos estavam nomeados, agora, eles teriam que encontrar um lugar para morar, para criar, para viver; um lugar onde eles assistiriam as suas criações e quando o mal surgisse, eles estariam prontos para guiá-los, mas, não é para acontecer, pelo menos no momento, houve algumas criações de Maavi que não estavam satisfeitos pelo surgimento desses seres vindos dos céus e não nasceram na terra, um deles, imortal e poderoso foi mais vocal sobre isso, ele tinha as palavras certas e convenceu os seus irmãos e irmãs e juntos se chamaram de Maanbörn e lançaram um ataque contra esses deuses, surpresos, fugiram; especialmente Maavi ao qual ela também foi atacada pelo líder dos Maanbörn, eles que tinham os poderes da terra, de cada elemento existente e que poderia ser criado; inicialmente tinham conseguido sucesso, mas, os deuses contra atacaram; a vantagem deles é Maavi que os havia ensinado sobre cada um dos seus filhos; a batalha escureceu os céus, ondas gigantescas atingiram a terra, terremotos poderosos partiram a terra ao meio, ventos poderosos castigavam toda terra e então a batalha chegou ao um impasse e eles recuaram, mas, a Guerra Dos Deuses havia começado.

- A Guerra Dos Deuses.

Houve mais duas batalhas parecidas com a primeira em devastação e choques de poder, infelizmente para os Maanbörn sofreram muitas perdas, tanto eles e os deuses podem ser imortais, mas, se lutarem contra outros seres que estão em seu próprio nível ou superior podem ser mortos; ou simplificando, somente deuses podem matar deuses e os deuses com o comando de Farbell, a estratégia de Krig colocou a mão superior nessa guerra, até que os Maanbörn recuaram; isso deu tempo para os deuses encontrarem um lugar no céu e construírem a sua morada e de que cada deus pudesse contribuir para que o próximo ataque pudesse vencer de vez; combates um a um ocorriam em intervalos de tempo aleatórios e foi em um desses combates que Manen lutou contra um Maanbörn que exercia o poder da chama e então por um momento ele colocou a mão superior sobre a deusa e iria matá-la, mas, para a surpresa dela, ele não conseguiu; ela em dúvida, curiosa queria saber por que, ele inicialmente não fez nada, mas, também não respondeu, mas, olhando para os olhos claros de Manen, a profundidade deles, a beleza tanto exterior quanto interior; ele não pode resistir e disse a ela que desde que a viu pela primeira vez se apaixonara e passou a amá-la, que esse sentimento é tão forte que desde daquele dia se sentia mais poderoso, o seu amor por Manen estava alimentando as suas chamas mais fortes.

Manen não fez nada inicialmente, mas, aquele Maanbörn que parecia exercer o poder o elemento do fogo lhe estava interessando e passou a conhecê-lo, a conviver com ele e em cada aspecto gostava cada vez mais dele até que percebeu que o tempo havia passado sem eles ligarem para o que acontecia ou o que estava prestes a acontecer e sob o brilhar da lua e a iluminação do fogo da fogueira ela percebeu que ele era uma luz sobre a escuridão ao qual ela pertencia e que seu fogo dava mais luz a sua lua e então eles se beijaram e ele disse o seu nome; R'hllor. Logo R'hllor se tornou um ponto de virada na guerra, ele começou a falar nas costas de seu irmão e começou a convencer outros deuses a desertarem e acabar com essa guerra sem sentido de uma vez; ele trouxe Eslka que representa o amor e a paixão, Verinia que representa os ventos e seu poder destrutivo e a capacidade de viajar por todos os lugares; ela acabou se casando com Uthaf por amor; com Verinia veio o seu irmão Kraber, o protetor dos céus e sua esposa Liketta, a protetora das ondas e com eles o seu filho Stormur, o fazedor de tempestades e o mais novo dos Maanbörn, Dybehaf, que ele controla os pontos mais baixos dos oceanos, Rhoyne a protetora dos rios e seu filho Skilpadde que estava responsável pelas vidas dos rios e sua manutenção junto com Krabbye que também é responsável pela vida dos rios e pela manutenção deste e mais alguns outros Maanbörn e criaturas e com os planos feitos o ataque foi lançado; todos aqueles contra a aliança morreram, menos o líder, aquele que começou tudo, indignado e em sua raiva absorveu parte dos poderes daqueles que caíram sob o seu comando, jurando vingança, ele fugiu e verdadeiramente ele se tornou incapaz de ser encontrado; seu nome que ele proferiu para que todos em todo o mundo ouvissem; Tuhall, aquele que carrega o frio e a morte e ele jurou vingança especialmente a R'hllor.

Eles reconstruíram o mundo, a vida voltou para o planeta, animal e vegetal, eles fizeram com a certeza que criariam mais seres e antes que saíssem para suas moradas para descansar da guerra, eles criaram mais um ser, o Lifantré, mais tarde eles seriam reconhecidos com os Filhos Da Floresta, os deuses garantiram que toda a vida do planeta seria protegida e assim como eles manteriam o equilíbrio e assim eles partiram para as suas moradas, para descansar da guerra e assim deixar que a vida no planeta segue em frente sem os deuses interferirem; foi mais um convencimento de Farbell em deixar que os seres vivessem nesse planeta sem a interferência dos deuses, todos eles concordaram, talvez por curiosidade ou por pensar na próxima criação em como ela seria; por tudo isso os lifantrianos seguiram as ordens dos deuses e se espalharam pelo mundo garantindo que a vida e os seres vivessem em equilíbrio; o equilíbrio da vida e da morte e a sobrevivência do mais forte contra a o mais fraco.

Foi nessa era que Tuhall lançou o seu poder sobre o planeta transformando a terra, o mar, e os céus em um inverno longo, umas eras de gelo que lentamente começou a matar todos os seres, infelizmente os deuses estavam fracas por causa da guerra e limitados puderam garantir que várias espécies pudessem sobreviver, quando essa Era De Gelo acabou a vida se reconstruí e voltou ao normal; os deuses descansaram por um período de trezentos ciclos; trezentas rotações do planeta em torno do sol e então eles começaram a criar, um ser a sua imagem e semelhança; muito tentativas; muitas evoluções; queriam tempo para pensar sobre esse ser que criariam até que finalmente eles tinham o que queriam; um homem e uma mulher e eles habitariam em conjunto com as outras vidas que haviam criado.

- A Era Dos Homens

. 20.000 Anos

A vida humana começou, junto com a criação final havia as outras criações que foram as tentativas dos deuses na criação do homem e da mulher, inicialmente não tinham nenhum contato e estavam aprendendo a sobreviver, o básico ainda estava sendo descoberto; a necessidade de sobrevivência em desespero move a criatura dos deuses para descobrir novos meios de superar todas as adversidades, sobreviver, se reproduzir e continuar a sua espécie e assim segue pelos incontáveis anos de luta, de perda chegando ao ponto de quase a criação final dos deuses ser perdida e certamente obrigar os próprios deuses a começar de novo, mas, a espécie continuou, cresceu. Tudo isso durou dois mil anos de luta, era de gelo e até mesmo a guerra entre eles mesmos, mas, então ela se espalhou pelo mundo das mais diversas maneiras, por terra e pela água e como tal passaram de simples coletores e nômades para se estabelecerem em aglomerados e passaram a cultivar e a domesticar animais e aperfeiçoar as armas; as tribos surgiram no mundo e elas passaram a guerrear entre si pelos mais variados motivos, mas, todos motivados pela sobrevivência e isso duraram por mais mil anos.

. 17.000 Anos

Os deuses surgiram para os humanos, nesse contexto não somente havia mais os deuses primordiais que criaram os humanos, mas, outros deuses de mais variados panteões que se espalharam pelo mundo e encontrou a humanidade se diferenciando em raças e a eles, os humanos, os deuses surgiram e foram dados presentes, mas, foi aos deuses primordiais que escolheram a Raça Makki e deram o poder da magia, de ser troca peles, de terem sonhos verdes e foram instruídos ao lado dos Lifantré ou as Crianças Da Floresta a usarem para crescerem e ajudar uns aos outros, a serem unidos já que vieram dos mesmos antepassados, esses homens e mulheres com poder cresceram em números e influência sobre os chefes de tribos; o poder que eles criaram e adquiriram cresceu ao longo dos anos, aliado ao fato que eles podiam deixar filhos para passar o que aprenderam surgindo famílias poderosas que logo estavam comandando essas tribos.

Logo essas famílias ficaram ambiciosas em ter mais poder e mais influência e pelos próximos anos seguiram em adquirir mais conhecimento e mais influência ao ponto de se espalharem por outras tribos suplantando as famílias mais fracas, desse ponto, a tribo que tivesse o melhor conhecimento de trazer mais poder para si mesmo não correria o risco de ter outra família poderosa comandando de forma opressiva a eles, foi uma época de criação, invenção o do florescimento do conhecimento, foi uma época em que cada tribo manteve cada criação e cada descoberta dentro da própria tribo e isso levou as outras tribos a encontrar meios inventivos de adquirir esse conhecimento para fortalecer as suas tribos, de fato, nenhuma das tribos se atreviam a pegar em armas e ir de fato para a guerra de verdade, os Graendraumar (Sonhos Verdes) logo saberiam as intenções antes mesmo de pensarem em pegar em armas e por isso a guerra entre as tribos se resumiu as tentativas de cada uma roubar o conhecimento da outra.

Isso durou por muitos anos até que nasceu um homem, seu poder como Praester (Sacerdote) logo se mostrou imenso e uma dádiva que foi agradecida aos deuses por ele nascer em sua tribo, esse poder e a ele foi dado um nome, Esseian em homenagem a tribo ao qual nasceu, Esseson; ele cresceu e se tornou cada vez mais poderoso, inteligente, criou muito conhecimento e novos conceitos para a sua tribo que foram muito bem usados, conquistou seguidores com suas palavras e personalidade e quando o chefe da tribo morreu e seu filho estava pronto para suceder, Esseian com apoio esmagador do povo tomou o comando da tribo e matou a família reinante, assim teve espaço para colocar tudo o que aprendeu e descobriu a seu favor e de sua tribo a qual ele amava muito.

Essian tinha o poder de bloquear o poder de sonho dos Sonhos Verdes e assim, silenciosamente desferiu ataques precisos e poderosos que as tribos atacadas e logo se renderam ao poder da Tribo Esseson, Essian logo com suas palavras conquistou as mentes dos derrotados e eles lhe juraram fidelidade eterna e assim aconteceu com cada tribo que Essian julgou para conquistar imediatamente antes que outras tribos poderosas descobrissem e viessem com os seus soldados, durou dois anos de planos e golpes certeiros nas tribos vizinhas e Essian tinha conquistado o norte e a parte central das tribos existentes e quando ele movimentou as suas forças para o sul, infelizmente não foi em silêncio, a parte leste das tribos descobriu e logo se uniram movimentado soldados contra o império crescente de Essian, mas, ele inteligente a cada conquista tratou de consolidar o seu poder, implementar os seus métodos de treinamento, os seus desenvolvimentos e suas ideias que deram certo na sua tribo original; com homens e mulheres bem treinados e bem equipados, Essian comandando o Império Esseson levou o seu exército contra a Aliança De Todos e em uma única batalha, a Batalha Do Passo De Pedra nas Montanhas Dos Ossos com o seu poder máximo o Império Esseson derrotou o inimigo.

- O Império De Essos

. Ano 1 D.E. (Depois De Essian)

O dia seguinte da vitória e da conquista, o Imperador Essian estabeleceu como o ano 1 do calendário de seu império. Essian logo se retirou do campo de batalha para descansar deixando com os seus generais de confiança para terminar o seu trabalho, um ano de batalhas e conquistas e a parte leste das terras era sua, uma grande terra, um continente que levou mais de sete anos para consolidar o seu poder, sua liderança, para colocar as suas ideias que trouxeram a grandeza para o continente e deram ao povo a condição de que ele os conquistou para compartilhar as suas descobertas, invenções e melhorias para todos. Isso convenceu a todos, então ele deu um nome, Essos, o Continente Essos, o Império Essos e com sua inteligência além de pessoas que pensavam como ele fez grandes descobertas, cidades brotaram por todo o continente, portos foram construídos para navegar e facilitar o comércio, criações para melhorar a vida de todos surgiram pelos anos, estradas, postos, exércitos bem treinados de homens e mulheres e diversas coisas, criadas, pesquisadas e descobertas, Essian governou por cinquenta anos e ele foi um governante inesquecível, teve um bom casamento e lindos filhos, mas, ao longo dos anos eles morreram e Essian temendo que tudo o que construiu fosse quebrado e as terras divididos por ambiciosos e por revoltas que há muitos anos tentam desestabilizar o seu governo recorreu a algo que havia criado e que jurou nunca usar, um ritual para viver para sempre, juventude eterna, um ritual para a imortalidade.

A imortalidade foi o que ele alcançou e à medida que o tempo passava, Essian passou a ser cada vez mais implacável com as revoltas contra o seu governo, restringia cada vez mais a liberdade da população, mais controle sobre a riqueza, sobre o conhecimento e sobre a informação; chegou ao um ponto que o governo do Rei Essian ditava cada aspecto da vida de cada um dentro de seu reino; o termo Ditador surgiu para definir exatamente o que Essian estava fazendo; ele fez isso por dois mil anos e chegou ao ponto que sua magia estava corrupta e corrompendo os seus seguidores mais fiéis, mas, ele sendo muito poderoso e inteligente praticamente tornava impossível derrotá-lo, ao menos se surgisse alguém tão ou mais poderoso do que ele, mas, ao longo dos tempos, eles aprenderam que a magia tem que sempre estar em equilíbrio, se não estivesse, a própria magia poderia resolver isso ou seria aqueles que a praticam resolveriam, Essian corrompeu a sua magia ao lado escuro e agora seria necessário colocá-la em equilíbrio.

. Ano 2.117 D.E.

Nasceu Cay, um jovem notavelmente poderoso na magia, à medida que cresceu sofrendo com o governo profano de Essian ele se juntou a Resistência tentando encontrar um jeito de acabar com o Rei De Essos para sempre, à medida que a maldade de Essian crescia, o seu reino declinava, talvez, também, seja pelo fato que ele mudou as coisas de tal forma que foi contra tudo o que a Raça Makki acreditava de princípios; Essian passou esses muitos anos tentando mudar isso e ninguém estava gostando, talvez também o modelo de negócios ficasse velho demais, as leis ficaram velhas demais também, o movimento da Resistência crescia e Cay estava chegando à liderança; em breve o que se tornou um movimento obscuro logo ganhou luz e virou uma guerra civil aberta.

A Guerra Civil Da Libertação durou vários anos, a Resistência começou perdendo nos primeiros anos, mas, um fator no lado do Reino De Essos foi decisivo para a virada e a Resistência começar a ganhar, todas as decisões relacionadas ao exército, movimentos de tropas e outras coisas somente seria tomado por Essian e ninguém mais, a cada ordem dada demorava certo tempo para ser passada para os oficiais e esse tempo se tornou muito importante para a Resistência, claro que ela tinha um comando central, mas, ela dava certa liberdade aos seus oficiais para tomarem a decisão sem precisar consultar o Comando Central em alguns casos; o Líder Cay junto com os outros praticantes de magia conseguiu a resposta para reverter à imortalidade do Rei Essian e assim terminar com o reinado de terror e loucura de uma vez por todas.

A batalha final teve início e a aliança de todos contra o Rei Essian atacou a sua capital, Essiones, uma luta intensa por casa, rua mansão e parede da cidade que durou dias, os gritos, o cheiro de sangue e fumaça e fogo logo consumiram a cidade, mas, o centro da cidade foi destruído no combate entre Cay e Essian, mas, ao final da batalha, todos assistiram Essian ser derrotado, seu corpo se transformando em pó e sua presença sumindo da face da terra. Então eles puderam comemorar, estavam livres.

. Ano 2.163 D.E.

O Império Essos desmoronou, em todos os lugares estavam devastados, fome e doenças consumiam a população, roubo, estrupo, caos tomavam conta de todos; ninguém mais tinha condições de dizer qual caminho seguir, acostumados a serem ditos o que fazer com suas vidas agora se viam ter que tomar as próprias decisões, a Resistência não sabia o que fazer a seguir, eles tinham as ideias e planos de derrubar o império, mas, nunca de fazer depois disso, todos estavam no escuro e o Continente Essos ameaçado de entrar na escuridão que poderia demorar muito para se recuperar, Cay tinha sobrevivido ao combate e ele reuniu a resistência, sim, eles não tinham um governo mais, nenhum plano de formar um novo, mas, todos concordavam que não poderia ficar do jeito que Essian formou o seu governo; seu império, mas, mesmo diante disso, Cay sugeriu que eles lutassem para estabelecer a ordem para o povo e foi decidido que dividissem o continente em territórios e que fosse recrutado homens e mulheres dispostos a lutar para manter a ordem; Cay sabia que assim estava se livrando do trabalho de comandar todo o Império De Essos como alguns queriam, ele apenas ficou com um território ao qual pode reunir pessoas dispostas a lutar e pacificar o seu território e isso foi feito durante muitos anos quando todo o continente foi pacificado.

Depois de lutar para acabar com o caos que tomou conta da continente depois da derrota de Essian, foi o começo da reconstrução, portos, cidades e vilas foram reconstruídas e os líderes que tiveram os territórios divididos se tornaram reis, anos mais tarde depois das mortes de seus netos as guerras voltaram para Essos, reino contra reino e por dois mil anos isso continuou. Os Filhos Da Floresta depois de perceberem o pecado que Essian fez ao contrariar os deuses e alcançar a imortalidade decidiram fugir e indo para o oeste atravessando um braço de terra para Westeros onde encontraram as mais diversas criaturas e se estabelecendo em suas terras e fazendo seus deuses presentes, eles começaram uma guerra contra os gigantes por território e isso durou milhares de anos até que atingiram a paz. Em Essos uma doença se espalhou pelos reinos, todos foram acometidos pela doença que matava em dias os infectados, os doentes eram isolados em lugares distantes e fortemente protegidos para que não saísse, os não doentes eram ou se lavam todos os dias e a cada hora o corpo todo para evitar ficarem doentes. De uma forma ou de outra a doença devastou os reinos, milhares de pessoas se mudaram de um lugar para o outro tornando alguns reinos extintos, somente na fase final da doença em que pessoas foram evitadas de sair dos lugares para evitar espalhar a doença. A Doença De Essos havia acabado, mas, o continente estava devastado e agora seria necessário encontrar outros lugares para viverem.

. Ano 4.436 D.E.

O Reino Makki comandado pelos descendentes de Cay habitava uma região com florestas, planícies para plantação e criação de animais, rios de canais que corriam águas escavadas das profundezas da terra, e com fronteira para o mar, localizado na parte sudoeste de Essos com o Braço do Mar, o único caminho para as terras Westeros, eles mantiveram quase tudo da cultura, descobertas e realizações do Império De Essos; assim como os outros reinos fizeram; a grande doença devastou tudo e os Makkinianos decidiram que as terras ao oeste estavam livres e prontas para serem habitadas e ainda satisfazer a curiosidade do que aconteceu com os Filhos Da Floresta, então a migração começou e eles avançaram para um novo mundo, à medida que avançavam; mais assentamentos surgiam nas terras descobertas e em anos eles chegaram perto das Terras De Sempre Inverno, estabeleceram vilas e o que seria cidade, os descendentes de Cay construíram o assentamento principal onde morariam e comandariam o novo reino, os anos seguiram e cada vez mais explorando terras novas em que viviam, entrando cada vez mais nas florestas profundas e então viram algo diferente, árvores com rostos esculpidos, curiosos, mas, nunca temerosos, eles a cortaram sem saber o que estavam fazendo; eles as cortaram e os Filhos Da Floresta viram o que fizeram; raiva e ódio tomaram conta deles e eles revidaram.

Lifantré atacou; surpresos, a Raça Makki não reagiu de imediato, mas, quando viram irmãos, filhos, pais, mães, esposas mortas eles revidaram, bronze contra pedra e obsidiana mágicas; no início foi equilibrado, mas, então os homens começaram a revidar e ganhar sobre os Filhos Da Floresta, eles vieram então com rhinos, grifos; unicórnios, ursos, cobras, insetos venenosos, pássaros e muitos outros animais e além de gigantes, os homens tinham números ao seu favor e a guerra chegou a um impasse, foi então que os Filhos Da Floresta recorreram ao conselho de Tuhall, o Deus Da Morte e criaram seres de escuridão e frio para levantar os mortos e ajudá-los na guerra, os homens aprenderam a queimar os mortos e o impasse nessa guerra veio a atingir a todos, especialmente quando a família descendente de Cay foi morta, a Casa Dos Magnar Cay havia sido praticamente morta deixando a Raça Makki sem liderança, mas, havia um sobrevivente, um homem nascido fora do casamento e ele tinha um grande poder na magia e também para ser uma troca peles e sonhador verde, a Raça Makki o escolheu como líder e junto com os líderes dos filhos assinaram o acordo de paz, viveriam lado a lado e respeitariam um ao outro e foi assim que dois mil anos de guerra haviam acabado.

. Ano 6.150 D.E.

A guerra acabou e era a hora de reconstruir, todos puderam olhar ao redor e ver a destruição, o Braço Makki que ligava Essos a Westeros foi destruída sobrando algumas ilhas, no Norte se tentou fazer o mesmo somente para transformar aquele pedaço de terra em um pântano traiçoeiro, a Vila De Cay no Tridente havia sido destruída e as terras no Norte estavam cobertas de neve devido ao poder que Tuhall concedeu as suas criaturas que os Lifantré ajudaram a criar; com o tratado assinado na Ilha De Caras, as coisas começaram a se mover, aqueles contra o tratado logo foram tratados; abatidos por não querer a paz, rapidamente e definitivamente; Os Outros foram expulsos para as Terras De Sempre Inverno levando as nuvens do escuro inverno eterno com eles e o Norte voltou a recuperar o seu clima correto, mas, ainda sempre permanecia frio, vilas foram reconstruídas, campos recuperados, animais domesticados; tudo estava sendo reconstruído e aquele que foi escolhido como líder acabou levando o nome de Ahai, que veio da palavra "ahay", que mais tarde traduzido para "todos" e passou a habitar a Vila De Cay a escolhendo como o centro do Reino De Westeros, ele havia se tornado o Magnar da Raça Makki de Westeros, o Protetor, o Julgador, O Primeiro; assim a Raça Makki passou a ser reconhecida como os Primeiros Homens e os Lifantré passaram a ser reconhecidos como os Filhos Da Floresta.

Nos anos seguintes as duas raças seguiam os mesmos deuses a passaram a fundir a concepção para adorá-los, vilas brotavam por todo o continente as duas raças prosperaram, mas, o Deus Tuhall não ficou satisfeito com o que aconteceu, mas, infelizmente ele é paciente e esperou o momento certo para vingar pela afronta que haviam feito a ele, ele preparou a suas criações e aumentou as suas forças e esperou, deixe que desfrutem a vida, por que em breve encontrariam a morte e o frio que os congelaria até os seus ossos.

. Ano 8.000 D.E.

Dois mil anos de paz vieram a Westeros, é claro que houve guerra entre os homens, como normal sempre se sentirem a necessidade de lutarem, a Casa Magnar Ahai nem sempre fez chefes que olharam para o povo, alguns arrogantes, ambiciosos e negligentes, nesses resultou em guerras, alguns para colocarem os sucessores que se saíram melhor, outros para tomar a chefia, mas, nesses milhares de anos a Casa Ahai se saiu por cima ainda governando Westeros unificada sobre o seu governo, nesse momento do tempo, havia um rei forte para a raça, seu nome, Azor Ahai que havia se unido com a sua companheira Nissa e Westeros estava em paz e prosperando foi quando o inverno os atingiu; surpresos com isso já que eles ainda estavam no verão, foi tarde demais quando receberam mensagens e relatos de os mortos se levantarem e atacar os vivos, logo os Filhos Da Floresta sabiam o que estava acontecendo, os Outros haviam voltado e com os seus Wights estavam atacando a todos; eles haviam esquecido que deveriam queimar os mortos.

Todos foram pegos de surpresa e quando puderam reunir forças de homens e mulheres e de qualquer um capaz de lutar, as Terras Congeladas haviam sido conquistadas, metade do Norte foi varrido e Brandon Stark liderava forças para segurar o avanço dos mortos, a Raça Makki se reuniu e avançou contra os mortos com bronze, obsidiana ou vulcan glass e aliados aos Filhos Da Floresta e os Gigantes com vários animais e começaram a atacar os Outros, mas, se mostrou infrutífero como o fato de os Outros forçarem cada vez mais e fazendo os homens recuarem. Homens e mulheres do sul foram treinados cada vez mais e mandados para o norte para frear o avanço do inimigo e preparar as defesas das outras regiões, isso durou um ano até que o exército no Norte, infelizmente foi forçado e recuar para Moat Cailin; isso abriu espaço para uma invasão nas Ilhas De Ferro e nas Ilhas Das Três Irmãs, usando pedaços enormes de gelo, os icebergs transportando o exército de mortos ao qual podiam se dar ao luxo de atacar em três frentes, mandando suprimentos e homens e mulheres treinadas para três frentes resistindo por mais um ano até que foi forçado a recuar, em dois anos de guerra, o Norte estava perdido, assim como as Ilhas De Ferro e as Ilhas Das Três Irmãs.

Nesse tempo a neve estava cobrindo todo o mundo, lugares que se conectavam diretamente com o Ponto Norte ou as Terras De Sempre Inverno eram invadidos, aquelas mais distantes recebiam icebergs gigantes nas suas costas ao qual vinham seres para ressuscitar os mortos e atacar os vivos, oficialmente falando, todos os povos em todo o mundo estavam sofrendo do ataque dos Outros, mas, o maior ataque estava em Westeros, as Terras Dos Rios, o Valecay, também reconhecido como Vale; e as Westerlands começaram a sofrer com essa guerra; os principais comandantes se reuniram com Azor Ahai.

Brandon Stark que estava construindo Winterfell no Norte e agora desejava mais do que nunca acabar com o inimigo e retomar a sua casa; ele veio com o seu lobo gigante companheiro, Greyhunter; Sig Thenn que teve o seu povo primeiramente atingidos, que sofreram mais perdas queria mais do que tudo acabar com todos os inimigos e vingar o seu povo; Tristan Mudd que havia sido empossado por Azor para governar as Terras Fluviais desde que vieram com o antepassado de Azor e agora que estava coordenando as defesas contra os Outros, mas, eles já haviam tomado metade das Terras Fluviais, John Sunderland, o Senhor Das Três Irmãs que havia perdido as ilhas e agora estava trabalhando com o que sobrou de suas forças para vigiar o avanço dos icebergs, Yron Royce do Valecay, antiga e que ele já se mostrou um comandante comprovado, estava também presente, Ragnar Greyiron das Ilhas De Ferro, ele que havia unificado as ilhas sobre o seu governo e o tornou hereditário, também estava presente em fúria por perder a sua casa para o inimigo.

Lann Casterly, filho de Towan Casterly e que é filho de Corlos Casterly, aquele que fundou a Casa Casterly veio com um leão domesticado que somente ouvia a ele, o Kingroar, ele estava alegando que seu pai e irmão mais velho, Trisfer ficaram nas montanhas de sua casa alegando que os mortos jamais passariam e eles haviam pegados todos os homens treinados para proteger a montanha, Lann desobedeceu ao seu pai e reuniu todo o povo e aqueles que discordavam de seu pai e montou linhas de defesa deixando a sua família para se defender sozinha, sem acesso a mais homens ou suprimentos; os presentes amaldiçoaram Towan Casterly; presente também estava Dernam Darklyn que governa as terras ao redor da baía em que deságua o Tridente também conhecido como as Blackwater Lands; Garth Gardener que governa as Terras Dos Campos; também veio Durran Durradon das Terras Das Tempestades; também veio, Erik Dayne que governa parte das terras do deserto e das montanhas estava presente e Oros Yronwood que governa a outra parte das terras do deserto também veio e além de mais outros senhores presentes.

Conversas discutidas, estratégias feitas, linhas de suprimentos definidas, treinamentos de homens e mulheres; tudo foi decidido, mas, todos concordam que precisam de algo para virar a guerra a favor deles. Os mortos e os Caminhantes Brancos avançaram, em mais um ano de guerra, eles haviam tomado as Westerlands em sua totalidade, Lann recebeu a notícia que sua família em Casterly Rock havia perecido, o Valecay foi conquistado e nas Terras Dos Rios, somente a Cidade De Cay se mantinha em pé e firme; com a resistência permitindo que as Blackwater Lands segurassem contra os Caminhantes Brancos, os Outros se focaram em tentar cortar a Cidade De Cay das Terras Blackwater e entrar nas Terras Da Tempestade, mas, seguidas batalhas os cortavam dessa intenção, mas, eles também não pararam, Icebergs desciam das Ilhas De Ferro tomando as outras ilhas restantes e invadindo as Terras Dos Campos pelo leste, ataques vinham do norte através das Westerlands.

Duas frentes de guerra nas Terras Dos Campos estavam se provando demasiados custosos para o povo e os combatentes, mas, ainda estavam resistindo, mas, infelizmente no quarto ano de guerra tomaram a Cidade De Cay, isso abalou a todos deixando espaço para os Caminhantes Brancos colocarem uma campanha rápida e mortal nas Blackwater Lands e avançaram com força e velocidade nas Terras Da Tempestade e colocando as Terras Dos Campos esmagadas por três lados atacando; foi brutal e longo e quando chegou o quinto de ano de guerra, eles haviam perdido e estavam nas Terras Do Deserto que agora não passava de um deserto de gelo; homens e mulheres morriam as dezenas por dia, se gastava muito para queimá-los até que se tivesse criado um jeito que não necessitasse de lenha ou de qualquer outro combustível, a não ser a magia dos Praester (Sacerdotes) e Praestinder (Sacerdotisas); os alimentos estavam acabando, a única dádiva era que eles podiam conseguir mais de outras partes do mundo em que os Caminhantes Brancos não haviam chegado, ilhas mais distante, mas, se não conseguissem virar essa guerra a favor deles, não saberiam quanto mais aguentariam.

Foi no quinto ano de luta, quando região da saída para o mar do Rio Torrentine que uma estrela caiu, com um impacto assombroso que certamente foi escutado por várias partes das Terras Do Deserto e além; Azor não teve medo de ir até com os seus principais comandantes para ver a estrela e além de homens e mulheres corajosos e ardendo em chamas ele viu a estrela caída, demorou dois dias para que esfriasse a Azor ao analisar a estrela a viu que é feita de metal misturada à pedra; mas, antes que pudesse recolher o metal, um Caminhante Branco veio com um pequeno grupo de Wights e atacou; pegos de surpresa, o grupo sofreu alguns golpes, mas, rapidamente se recuperou e começou a atacar e a ganhar, mas, o Outro estava indo em direção a Azor com os mortos atrapalhando o seu companheiro; com um golpe Azor foi jogado para dentro do buraco, desesperado procurou qualquer coisa que pudesse usar como arma, uma lasca de metal da estrela caída estava ali, Azor a pegou queimando a mão, mas, mesmo assim atacou o Caminhante Branco o ferindo, surpresos, ambos; o Caminhante Branco foi morto pelos companheiros usando a vulcan glass.

Surpreso, mas entendendo o que aconteceu; logo Azor deu ordens e construiu uma grande forja a uma distância da cratera que se formara e também mandou construir um muro alto e poderoso para protegê-lo, chamando os Praester (Sacerdotes) e as Praestinder (Sacerdotisas) e também os Lifantré (Filhos Da Floresta) começou a trabalhar no Metal Do Céu, ou também reconhecido como Skymir, tinha a intenção de misturá-lo com obsidiana, mas, então; explorando ao redor, descobriram um metal; um novo tipo de metal, diferente de bronze, mas, ele é mais leve e mais resistente do que qualquer outra coisa que eles conheciam; logo Azor podia vê-lo misturado ao Skymir e a obsidiana, ele chamou esse metal de Makrill; então Azor começou o seu trabalho.

Junto com Azor estavam vários ferreiros, sacerdotes e filhos da floresta para trabalhar em armas e armaduras capazes de enfrentar e derrotar os Caminhantes Brancos e seus Wights; os Filhos Da Floresta junto com os Praester e as Praestinder e os Lifantré; ascendeu um fogo mágico poderoso e intenso que começou a alimentar a forja todo o dia e a noite ao qual de longe se podia ver um ponto luminoso na escuridão, runas alimentadas por magia foram esculpidas nas paredes do muro e na forja protegendo e reforçando e além de conservando e quando os ataques de Caminhantes Brancos e Wights aconteceram, simplesmente bateram na parede, os outros foram estilhaçados como vidro e os mortos pegaram fogo que os consumiu quase instantaneamente enquanto se trabalhava lá dentro sem interrupções.

Trabalhando para descobrir a combinação correta de obsidiana e Makrill que logo foi espalhada para todas as forjas que começaram a descobrir o material, o novo metal e trabalhar nele e armando a todos, as novas armaduras tinham runas de força, resistência ao combate e ao tempo e que matariam um caminhante branco e um wight se encostarem-se a ela, e que somente poderia ter um dono; Azor fez algumas armas especialmente com as suas mãos, para Sig Thenn, uma armadura completa e um machado de Skymir misturado e obsidiana e Makrill, o cabo tem pontas afiadas em ambas as extremidades, uma lâmina de machado de um lado e um martelo em outro, ele deu o nome de Bann (Banimento), a Brandon Stark, a ele fez uma espada larga e uma armadura, o capacete em forma da cabeça de lobo, a espada, a Icestar, Tristan Mudd recebeu uma armadura e uma arma; um tridente de três pontas, ele deu o nome de Darkbreaker; Jon Sunderland também recebeu uma armadura e uma arma, a armadura mais leve do que a maioria, a arma foi um garfo contendo duas pontas ao qual chamou de, Nightbane; para Yron Royce, sua armadura foi misturada ao bronze e a cor do mesmo permaneceu, sua espada larga foi chamada de Ravage (Devastação).

Ragnar Greyiron também recebeu uma armadura e uma arma, seu machado de lâmina dupla que ele chamou de Reaper (Ceifadora); Lan Casterly também recebeu uma armadura, vermelha com detalhes em dourado e também uma espada larga, a Lionhunter, Dernam Darklyn também recebeu armadura e uma arma, uma espada larga negra que ele chamou de Blackdead; Garth Gardener recebeu uma armadura e uma lança com o cabo verde a ponta laminada vermelha que a chamou de Redmercy (Misericórdia Vermelha); Durran Durradon também recebeu uma armadura e uma espada, a espada larga que nunca se sujaria dos indignos, a Stormbreaker, Erik Dayne recebeu também a sua armadura e uma espada larga ao qual ele chamou de Dawn, finalmente Oros Yronwood recebeu duas espadas finas, mas, quando encaixadas pelo cabo formavam uma lança de ponta dupla ao qual ele chamou de Peacemaker e finalmente Azor fez uma armadura para se mesmo e além de sua espada, por mais cem dias e cem noites ele trabalhou na espada, depois de duas tentativas e essa sendo a última; ele sabia que não podia fazer mais misturada a skymir, essa é a última chance, ele sabia o que deveria fazer, mas, estava temeroso e sua esposa viu isso e foi em direção a Azor e ela mesma atravessou a espada até Azor e o beijou para então morrer olhando nos olhos de seu amado.

Azor tirou a espada lentamente de sua amada esposa e ao fazer isso, ela brilhou em vermelho a envolvendo, as runas estavam brilhando em dourado, Lightbringer acabará de nascer, mas, Azor não estava ligando enquanto deixou a espada de lado e abraçava a sua esposa chorando, ninguém dos presentes fez nada ou disse alguma, apenas deixou Azor Ahai em sua dor; fizeram o funeral de Nissa em uma pira onde suas cinzas foram guardadas em um lugar dentro da forja que Azor não diria a ninguém e assim o sexto ano dessa guerra havia começado, inicialmente com a Batalha Do Deserto Gelado expulsando os Caminhantes Brancos e seu exército de mortos do deserto, depois disso, as Terras Do Deserto se passaram a se chamar de Dorne, na língua antiga que significa "Deserto Gelado"; finalmente avançaram; dividido em duas frentes invadindo as Stormlands e o Reach; o avanço no Reach permitiu que os Homens De Ferro pudessem agir em duas ilhas, The Arbor e as Shield Islands, A Batalha Dos Campos, a Batalha Do Arbor e a Batalha Dos Escudos; os marinheiros das Três Irmãs avançaram pela costa das Stormlands e nas duas ilhas, Ilha De Tarth e a Ilha Estermont; a Batalha Das Tempestades por terra, a Batalha De Tarth e a Batalha Estermont tomando as suas cinco ilhas; a campanha durou um ano e eles haviam libertado essas duas regiões do controle dos outros e no sétimo ano de campanha, eles invadiram em três frentes, as Westerlands, as Riverlands e as Blackwater Lands na esperança de fazer rápido para se voltarem para as Iron Islands.

Ao avançar para a Blackwater Lands com marinheiros da Ilha Estermont e Tarth com o objetivo de tomar três ilhas, a primeira foi a Ilha Vulcanstone que mais tarde seria renomeada de Dragonstone, na Batalha Vulcanstone onde ao ser tomado eles tinham de volta a fornecimento constante de obsidiana para a guerra, a Casa Glasswater ficou feliz em recuperar a Ilha Vulcanstone; depois disso se dividiu em duas forças, uma foi para a Ilha Da Garra na Batalha Da Garra devolvendo a ilha para a Casa Ironclaw; que seria tomada pela Casa Celtigar; a outra frente foi para a Ilha Driftmark a devolvendo para a Casa Driftwater que mais tarde seria tomada pela Casa Velaryon, depois disso a Batalha Da Terra Negra por terra. Nas Riverlands, o principal da batalha se concentrou em tomar a Cidade De Cay enquanto o resto avançou pela terra a tomando rapidamente; forças do Reach entraram nas Westerlands enquanto os Homens De Ferro atacaram as ilhas para tê-las de volta.

A campanha de retomada dos Homens De Ferro começou na Fair Isle na Batalha Da Ilha Justa, assim abrindo a entrada para a Westerlands, em seguida se virou para o ataque nas ilhas, em cada ilha teve uma batalha decisiva na Guerra Pelo Amanhã, começou na Ilha De Pyke na Batalha De Pyke, a invasão a Ilha De SaltCliffe na Batalha SaltCliffe, em seguida começaram uma grande invasão na Ilha Great Wyk na Grande Batalha Great Wyk, Old Wyk e a Batalha De Old Wyk foi mais curta das batalhas até aquele momento; Blacktyde foi recuperada na Batalha De Blacktyde; Orkmont caiu na Batalha De Orkmont e por último foi a Ilha Harlaw na Batalha De Harlaw; essa campanha de três frentes durou um ano com a vitória na Batalha Dos Rios e na Batalha Do Olho De Deus tomando a Riverlands de volta e além de vencer na Batalha Da Cidade De Cay onde a retomaram, nesse momento que as cinzas de Nissa foram trazidas e enterradas por Azor na cripta da família, ele havia perdido um olho para tomar a cidade e parecia não se importar.

Para todos os meios, o oitavo ano de guerra havia começado, os pântanos congelados foram atravessados e Moat Cailin havia sido cercado, os Homens De Ferro invadiam por Saltspear e tentar chegar à Ilha Dos Ursos, o Vale foi invadido por terra e por mar em uma campanha difícil pelas montanhas, as Ilhas Das Três Irmãs também foram invadidas, a Batalha Da Ilha Da Bruxa, a Batalha De Paps e a Batalha Das Três Irmãs marca a retomada das Três Irmãs em meio ano que se dedicam a fortificar as defesas e ajudar na retomada do Vale, a Batalha Do Vale termina a presença dos Outros no Vale e reforça as forças para retomar o Norte; no nono ano da guerra, Moat Cailin é tomado e eles avançam, a Batalha De Winterfell traz uma derrota esmagadora para os Outros que recuam muito para o norte.

Mas, infelizmente a maior resistência dos Outros com os seus Wights está no Norte, ataques aleatórios e escaramuças atrapalham a campanha no Norte e o frio se torna um impedimento também, mas, ao perto do final do nono ano de guerra perto da fronteira das Terras Congeladas com a as Terras Da Casa Umber, o próprio Rei Da Noite fez a sua presença, esse é o momento que Azor Ahai estava esperando, em um terreno plano, onde foram acessos e quase uma centena de fogueiras e erguidas as mais diversas barreiras e armadilhas com fogo foi o confronto decisivo, a Batalha Da Aurora, durou um dia inteiro de combates e gritos de fogo e morte, mas, foi no dia seguinte que Azor em combate com o Rei Da Noite o derrotou atravessando a Lightbringer no peito do Rei Da Noite e ele com um grito aterrorizador se desfez em pedaços, assim o exército dos mortos havia perdido a coordenação assim como os outros Caminhantes Brancos, muitos foram mortos até que foram encaminhados e perseguidos para fora do Norte; Azor morreu devido aos muitos ferimentos com o nome de sua esposa nos seus lábios com os seus comandantes reunidos assistindo.

O corpo de Azor foi cremado e uma escolta com os comandantes o levaram para a Cidade De Cay onde a sua urna com as cinzas foi colocada ao lado da urna de sua esposa; a Linha De Cay havia terminado com o Último Herói e nesse tempo a sua armadura foi colocada em urna de moldada da obsidiana e com runas poderosas de proteção, a sua espada que em seu brilho havia terminado foi fincada em uma pedra na praça principal, a Praça De Azor onde uma estátua foi erguida com a sua esposa ao seu lado, a espada ficou aos pés deles e brilharia mais uma vez se o inimigo retornasse. A guerra não acabou completamente e no décimo ano a Raça Makki foi levada para as Terras Congeladas onde trabalhou para expulsar os Outros e os wights dessas terras, levou um ano e eles tinham atravessado as montanhas e ido para as Terras De Sempre Inverno; a guerra tinha verdadeiramente acabado e por esse um ano o sol tinha brilhado e as neves derreteram; eles venceram, contra tudo de mal que veio para cima deles, eles tinham vencido, junto aos gigantes e os Filhos Da Floresta; eles venceram.

- As Viagens De Brandon

Brandon Stark, O Construtor, ele recebeu esse nome em uma idade jovem por ser bastante inteligente com números e suas mais variadas formas de calculá-las, ele podia dizer que havia criado ele mesmo alguns cálculos, mas, também ficou conhecido por viajar por todo o Norte e ajudar na construção de castelos, casas e vilas, estradas, reservatórios de água, coleta de sujeira, sistema de irrigação, além de transformar Winterfell de uma única torre com algumas salas e um muro em algo mais, isso foi antes da Grande Guerra ou também a Longa Noite. As Terras Congeladas estavam perdidas e Brandon liderou o Norte para resistir a esse inimigo que parecia não escolher a quem matava e ainda trazia os mortos de volta para serem o seu exército e também fazer a maior parte do trabalho do Outros.

Brandon ficou devastado quando perdeu o Norte e nos anos seguintes jurava que ainda iria recuperá-lo, mas, apenas para recuar cada vez mais, perder batalhas importantes até chegar as Terras Do Deserto e desesperadamente resistir, então uma estrela caiu perto do Rio Torrentine e da estrela usaram o seu metal, junto a outro que encontraram com obsidiana para que Azor e cada comandante pudessem ter uma arma mortal contra os Caminhantes Brancos e seus Wights, depois de cinco anos de derrota, eles começaram a vencer, aprenderam como o inimigo luta, como se comporta e como age e usaram isso contra eles e ano após ano reconquistou o que perderam, no final, eles haviam pagado o preço e Azor Ahai estava morto, assim como a sua esposa Nissa Ahai, o que ninguém sabia é que eles tiveram uma filha, Melia Ahai, ela tinha cinco anos e Azor a confiou para criá-la e prover para que tenha uma boa vida; para os outros, Brandon havia se encantado por ela e resolveu que a teria por perto e ele manteria assim.

Quando as forças dos Outros que restaram foram expulsos das Terras Congeladas e os últimos Wights foram queimados, Sig Thenn veio até ele pedindo conhecimento para encontrar uma forma de proteger o seu povo e toda Westeros, ele assim como qualquer comandante principal de Azor sabia que os Outros voltariam um dia, então mais do que necessário é encontrar meios de defesas; Brandon explicou a necessidade de muros protegidos por magia fechando qualquer passagem para as Terras De Sempre Inverno e a defesa final seria um grande muro construído nas terras a frente que foi a Batalha Do Amanhecer, Brandon explicou outras coisas que queria fazer que certamente trouxesse muitos benefícios e quando percebeu havia comprado os Thenns e os outros chefes das tribos das Terras Congeladas por que eles haviam batidos os punhos em seus peitos e o chamaram de Krie; Rei; seguido por seus vassalos que imitaram o mesmo gesto; não eram novos, movimentos iguais começaram no sul depois que a notícia da morte de Azor se espalhou.

Não havia mais linhagem real, para todos os meios a Linha De Cay havia morrido com Azor e Brandon pretendia manter assim, aceitando o título e jurando que governariam pela terra e para o povo, os trabalhos começaram, passagens pelas montanhas foram encontradas, as Presas De Gelo, e de lá começaram a construir os muros, tribos já foram escolhidas para habitá-los, Brandon tinha escolhido uma esposa dois anos antes de a guerra acabar, uma mulher das Terras Congeladas; Yzira Stark lhe deu um filho de um ano de idade, Dahgorn Stark; logo eles foram enviados para Winterfell com uma poderosa guarda, com sua guarda pessoal, Brandon se dirigiu para as Terras Congeladas para ver o começo da construção de cada muro e assim auxiliar na medida do possível e além de deixar um aprendiz para estarem sempre vigilantes na construção, os Muros Dos Lobos se tornou a primeira linha de defesa contra o inimigo, mas, quando Brandon voltou, ele sabia seria preciso de mais uma defesa e na fronteira ele tinha que ter o muro mais defensável e onde a Patrulha Da Noite deveria estar estacionada.

Brandon pediu ao Höj Staff (Alto Cajado), o chefe da fé e o chefe dos Lifantré, o Hár Lifantré para erguerem a terra, deveria ser erguido como uma colina no sul e como um penhasco no norte e onde seria erguida a parede, reunindo todos que podiam e rezando para pedir poder aos deuses e em um espetáculo de pura magia, eles ergueram a terra como Brandon queria; firme e quase impossível de escalar da face norte com uma abertura no centro que dividia a montanha em dois, então os planos começaram a construção teve início, para marcá-la, um represeiro fora plantado, o Represeiro Da Patrulha; com as obras iniciadas e supervisionadas, Brandon seguiu viagem para o sul, passando por um assentamento das famílias dos trabalhadores e em seguida passando pelo campo de batalha da Batalha Do Amanhecer, o local onde Azor enfrentou o Rei Da Noite foi erguida escultura com os dois em tamanho real se enfrentando de perfil para quem olhava do norte e do sul, ao sul da escultura estava à pedra onde Azor fora queimado, o Campo De Batalha onde Brandon usou marcos de pedra para marca as dimensões da batalha e a posições dos principais comandantes de Azor, um pouco distante no leste e oeste da escultura, Brandon plantou um represeiro e tinha homens e mulheres dedicados a cuidar por toda a vida dessa escultura e dos marcos e nunca deixar que seja esquecido.

Brandon continuou a viagem passando por Winterfell vendo a sua esposa e filho e com uma escolta maior foi mais para o sul passando pelas Terras Dos Rios e indo para a Cidade De Cay olhando para a estátua feita para Azor com a sua esposa Nissa e aos seus pés a sua espada Lightbringer estava cravada por magia e essa magia a preservaria; continuou com a sua viagem e chegou a as Terras Da Tempestade onde ajudou o seu amigo Durran a construir o seu castelo Storm End em seu desafio a Deus Do Mar, o Evig Uthaf (Eterno Mar) e a sua esposa, a Deusa Do Vento, Verinia; por Durran Durradon se casar com a filha deles, Elenei.

Brandon ficou por mais tempo ali, até continuar com a sua viagem, entrando no deserto de Dorne perto da saída do Rio Torrentine onde visitou mais uma vez a Forja De Azor, seu amigo Erik Dayne já havia garantido homens e mulheres para proteger e cuidar do lugar e também havia plantado um represeiro perto da pedra onde Nissa foi queimada. Brandon olhou para mais um trabalho que estava sendo feito, o local onde a estrela havia caído se encheu de água formando um lago, o Lago Da Estrela onde foram plantados vários represeiros ao redor do lago e também havia garantias que sempre haveria homens e mulheres dispostos a cuidar do lugar. Sua viagem de volta o colocou em Oldtown onde ajudou mediante o pagamento, Uthor Da Torre Alta a reconstruir a sua torre, dessa vez ela seria a mais alta de Westeros. Com suas viagens concluídas, Brandon iniciou a jornada de volta para a casa onde lançaria as bases para unificar o Norte e torná-lo grande.