Prólogo
Há mais de mil anos atrás, quando nem mesmo Hogwarts existia, havia quatro jovens feiticeiros. Quatro grandes jovens feiticeiros. Seus nomes eram: Rowena Ravenclaw, Helga Hufflepuff, Salazar Slytherin e Godric Gryffindor. A lenda diz que os quatro amigos se uniram para criar uma escola, chamada Hogwarts, e passar seus conhecimentos aos pequenos bruxos cuja magia recém se manifestava.
Godric queria ensinar apenas aos corajosos como ele, para que usassem seu conhecimento para grandes feitos, assim como ele fizera. Rowena queria ensinar aos inteligentes e sedentos de saber. Salazar apenas aos de sangue inteiramente bruxo, julgando que apenas esses mereciam aprender. Helga, por sua vez, disse que ensinaria a todos que com ela quisessem aprender.
Diz a lenda que os dois grandes amigos, Salazar e Godric, acabaram por brigar e Salazar deixou a escola, mas não sem antes construir uma câmara, onde era guardado um monstro. Apenas o verdadeiro herdeiro de Slytherin poderia abrir a câmara e libertar o monstro que nela vivia e que livraria a escola dos nascidos trouxas.
Assim a discórdia se instalou e foram criadas as casas, separando o que havia começado com a união dos quatro amigos. Lufa-Lufa, a morada dos bondosos e justos, como era Helga. Corvinal, a morada dos sábios, como Rowena. Grifinória, a morada dos corajosos, assim como Godric. E Sonserina, morada daquelas cujo sangue era puro, astutos e que faziam de tudo para alcançar seus objetivos.
Isso é o que a lenda nos conta. Mas quer saber o que realmente aconteceu?
