" Querido Aoshi,

Só eu sei o quanto te amei todos esses anos. Desde pequena, minha fascinação por você sempre foi muito grande. Te admirei como lutador e te amei como homem. Aquele jovem que sempre me ensinou a ser forte, por um momento não foi forte o bastante. Você vacilou. Mas agradeço a Kenshin por ter trazido de volta o único homem que eu realmente amei com todas as forças do meu coração.

Aoshi, você está longe, numa batalha. Mas eu não lhe contei que estou morrendo. Somente Okina sabe. Não queria te atrapalhar nesta batalha na qual mais uma vez, o futuro do Japão está em jogo e está dependendo de Kenshin, Sanosuke e você para salvá-lo.

Mas vamos falar de nós. Você me fez a mulher mais feliz do mundo, Aoshi. Do nosso amor nasceram quatro jovens maravilhosos: Niharo, Minako, Massaru e Satoru. Duas lindas garotas e dois rapazes incríveis. Tenho orgulho de ser a mãe deles. Modéstia a parte, eles são lindos, não acha?

Enquanto você estava fora, uma pessoa estranha veio aqui e me feriu na região do estômago. Tive uma hemorragia. Perdi muito sangue. Quando acharam que eu estava recuperada, a hemorragia voltou... Desta vez, não conseguiram fazer nada a não ser estancar o sangue por alguns dias. Nossos filhos estão inconsoláveis. Mas eu não os quero assim. E também não te quero assim. No rosto de cada um de vocês cinco, quero ver um sorriso, um sorriso de prazer. É essa a imagem que quero guardar de vocês e levá-la comigo.

Você mesmo me disse antes de ir para esta batalha, que se você morresse, era só o seu corpo que não tinha mais valor em nosso planeta. Pois é assim que quero que pense e ensine nossos filhos a pensar assim também. Sei que é difícil. Minha maior tristeza é ter que deixá-los assim, tão cedo. Eu só tenho trinta e sete anos. Mas acho que meu tempo aqui acabou.

É por isso que deixo-lhe esta carta. Saiba que nela esta expresso todo o amor que senti, sinto, e sempre sentirei por você e por nossos filhos. Estarei orando por todos vocês. E também estarei sempre por perto. Enquanto vocês me amarem e me tiverem em seus corações, eu estarei com vocês por toda a eternidade.

Um dia vamos nos encontrar, meu amor. Aoshi, estarei esperando por você.

Te amo.

Até breve,

Misao Makimachi "