Why her?
- Eu me ofereço! Eu me ofereço como tributo! – Katniss diz, arquejando, olhando diretamente para Prim.
Peeta sente o rosto ficar branco. Não, pensa. Ela não pode ir, ele não conseguiria assisti-la durante os Jogos. Seu coração se aperta quando vê o amigo de Katniss, Gale, tirar Prim de lá as forças enquanto ela sobre no palco improvisado.
Nunca tivera contato com ela, apenas uma vez, anos atrás. Ela havia aparecido na padaria e estava procurando por comida na lixeira. Peeta havia queimado dois pães de propósito, mesmo sabendo que a mãe bateria nele, só para dá-los para a garota. E só, o único envolvimento que tiveram, pela falta de coragem de Peeta e o desinteresse de Katniss.
Ele já havia a observado bastante para saber que, apesar da postura rígida e da expressão séria, Katniss está com medo ao parar ao lado de Effie Trinket. A mente de Peeta é inundada de visões dela morrendo, sendo torturada, sofrendo na arena enquanto todos assistem, aprovando o banho de sangue.
Peeta engole em seco, sem prestar a atenção no homem bêbado que está com um braço por cima do ombro de Katniss, falando coisas no microfone. Ele só queria tirá-la de lá antes do pior.
Depois que Haymitch cai do palco, Effie caminha até a outra bola, ajeitando a peruca lilás. Peeta e toda a população do Distrito 12 observam seus dedos enquanto os mesmos escolhem um papel com o nome do tributo masculino.
Ela volta para o lado de Katniss e todos prendem a respiração, aflitos. Peeta não consegue retirar os olhos da garota morena, com os cabelos trançados no seu visual simbólico num vestido azul que ele nunca vira antes. Ela está maravilhosa, mesmo com a carranca estampada o rosto.
- E o tributo masculino que representará o Distrito 12 na septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes é... – a voz de Effie soa nos alto-falantes. -... Peeta Mellark.
Peeta ergue os olhos para a mulher e depois nota que está no telão. Sabendo que será visto por toda Panem, fica inexpressivo e caminha em direção ao palco, sem ninguém se oferecer. Assim é melhor, ele pensa.
Os pés de Peeta pisam no primeiro degrau e seus olhos procuram pelos de Katniss, mas ela está olhando fixamente para frente. Ele para ao lado de Effie Trinket, que está com um sorriso no rosto.
- Nossos tributos, Peeta Mellark e Katniss Everdeen! – diz Effie, antes do prefeito tomar o lugar dela.
Ele faz a leitura do Tratado da Traição e, quando termina, faz um gesto para que Peeta e Katniss dêem as mãos. Ela olha nos olhos de Peeta, que tenta lhe passar confiança. Suas mãos são quentes e duras, como seriam quando caçava, ele imagina.
Ambos se viram para encarar a multidão e o hino de Panem começa a tocar. No pequeno instante em que seus olhos estavam grudados uns nos outros, Peeta teve certeza.
Iria fazer de tudo para que Katniss voltasse para o Distrito 12, para que ela continuasse viva, nem que isso custasse sua vida. Faria de tudo pela mulher que ama.
