Kanon Vs Fanon
Da primeira vez que me deparei com o termo 'Fanon', pensei: 'Que maravilha... erraram o meu nome.' Porém não demorei muito a descobrir que na verdade, trata-se de um fenômeno um tanto curioso.
Primeiramente, existe o 'Canon'. Não temos qualquer parentesco ou relação, até onde eu saiba. É na verdade tudo o que faz parte oficialmente de um universo criado. Tudo o que foi criado pelo autor da obra.
Contudo, algo curioso surgiu e se consolidou até receber um nome: o 'Fanon'.
O Fanon é o que os fãs tomam como real, pela popularidade de obras não oficiais produzidas pelos próprios fãs, e que não tem qualquer relação com os fatos e informações propostos pelo autor original. Ainda assim, há aqueles que acreditam piamente no Fanon, considerando-o mais correto do que o que a obra declarava ou implicava.
Devo admitir, o Fanon tem um poder de manipulação invejável.
Exemplos de obras do Fanon?
Máscara da Morte, o colecionador de cabeças, como pai de família. O cínico e narcisista Afrodite, uma criatura sensível e serelepe. Infelizmente não fui poupado: dizem por aí que tenho gosto por roupas... peculiar. Como iria passar desapercebido se de fato, me vestisse de modo tão chamativo?
Mais absurdos: Hyoga, que não teve quem lhe mimasse desde a morte da mãe, é um 'modelinho' fútil e perigo constante na cozinha... enquanto Shiryu e Shun, que devem ter recebido os maiores mimos entre os bronzeados, tanto por seus mestres, quanto por Shunrei e June, respectivamente... são rapazes prendados.
As alucinações coletivas não se restringem ao domínio de Athena: Bado de Algor, que tanto teve que reprimir sua ira e inveja e engolir seu orgulho para ser a sombra de seu irmão durante as batalhas, também é um capacho feliz, que corre para lamber as mãos de Shido a qualquer momento, basta o gêmeo escolhido estalar os dedos.
Os Generais Marinas, como podem imaginar, também não passaram ilesos: não é tão raro que Kraken, que tinha um senso de justiça e dever muito maiores do que de seu ex-colega de treino, converta-se no vilão mais traiçoeiro e mesquinho.
Todas essas crenças incutidas nas mentes de tantos fãs, apesar de fazer pouco ou nenhum sentido de acordo com a obra original, que chegam a acreditar que isso é o correto, e que o oficial e assinado pelo autor está errado. Isto acaba criando uma divisão de um mesmo fandom em pelo menos dois universos que podem se distinguir tanto que não se reconheçam como extensões da mesma obra.
Fanon é um manipulador realmente habilidoso... já não me surpreenderia tanto caso ele fosse um irmão desconhecido. Apenas não tenho certeza se deveria me orgulhar, já que ele parece dominar nosso universo, ou se devo me preocupar com o rumo que o Fanon pode nos fazer trilhar...
------------------
Presente de aniversário para Yuu, minha beta... mas espero que gostem p
Em breve: Fenrir Vs Páscoa
"Quem ser Cristo? Morrer hoje? Não poder comer carne por que humano morrer... mas todo dia humanos morrer, e Fenrir comer carne..."
"Bom, Fenrir... dizem que Cristo é o filho de deus e..."
"Cristo ser filho de Odin?"
