—CUIDADO! Alguém viu o Escorreguento?

O menino de cabelos pretos desarrumados virou-se para ver de onde vinha o grito, já conhecendo seu dono. Rúbeo desviava das pessoas, esgueirando-se pelas mesas, o que era demasiado difícil graças a seu tamanho. Sua barba anormalmente grande para alguém de treze anos completava o visual bizarro do meio-gigante.

O menino dos cabelos negros riu-se da visão, como todos do Salão, afinal, não seria um retorno às aulas digno sem que Rúbeo Hagrid perdesse algum animal. Mas logo estremeceu ao pensar em que tipo de criatura teria como nome "Escorreguento".

Quando Hagrid chegou perto da mesa da Sonserina (abaixado) sentiu a cabeça bater na perna de alguém. Hagrid levantou a cabeça para encontrar um par de coléricos olhos frios.

–Olhe por onde anda, – disse muito sério, o garoto de olhos frios. –Você ainda vai ter problemas com essas aberrações que mantém de estimação. Não que precise de uma, você já é uma aberração perfeita sozinho. – E riu, sacudindo os já desarrumados cabelos.

Rúbeo corou, mas não teve tempo de responder. Todos se viraram para ver os calouros entrando, quando o grito de uma menininha novata irrompeu pelo aposento. A garota ostentava uma gigante lesma avermelhada no rosto, que tampava seus olhos e uma das bochechas.

Em um impulso que nunca tivera antes, o garoto de cabelos desarrumados correu para socorrê-la. Havia algo naquela garota, ele não sabia explicar, somente que precisava salvar a menina. Tirou o bicho da cara da menina, sacou sua varinha – Cofringo! – e a nojenta lesma inflamou-se, sendo reduzida a cinzas.

–NÃO, ESCORREGUENTO! – Chorou Rúbeo, desesperado, indo postar-se ao lado esquerdo dos restos do animal.

–Obrigada – cochichou a caloura, de longos cabelos escuros e encaracolados, os olhos aflitos.

–De nada – disse sem jeito o menino, com meio sorriso. Estendeu-lhe a mão – Meu nome é Tom. Tom Riddle. E o seu?

–Belatriz Black. – respondeu a menina, apertando a mão de Tom e retribuindo seu sorriso. Quando o tocou, sentiu algo inexplicável. De alguma forma, sabia que ele seria importante para ela. O sorriso do menino de cabelos desarrumados fez seu coração palpitar.

E nesse momento Belatriz decidiu que faria qualquer coisa que fosse necessária para estar perto do garoto Tom Riddle.