Caso ainda não tenhas lido a Trilogia das Jóias Negras, tem em conta os seguintes aspectos que te ajudarão a compreender melhor o enredo:

Os Sangue são humanos ou animais que possuem energia psíquica e que podem utilizar Jóias e/ou realizarem a Arte Básica.A Arte que será referida no desenrolar da narrativa refere-se à magia, não a arte plástica, musical, títulos pelo qual os personagens são denominados estão relacionados com as Jóias que cada personalidade usa e pelo poder que detêm. Não têm nada a ver com títulos profissionais ou Jóias caracterizam o poder de cada personagem. Quanto mais escura for a jóia mais poderoso o Sangue será.Na narrativa falar-se-á de muitos contactos psí Territórios são originais.

Jóias

Branca

Amarela

Olho-de-Tigre

Rosa

Azul-celeste

Violácea

Opala

Verde

Azul-Safira

Vermelha

Cinzenta

Ébano-Acinzentada

Negra

Hierarquia dos Sangue/ Castas

Plebeu/Plebeia - o que não faz parte dos Sangue

Macho dos Sangue/ Fêmea dos Sangue – um termo geral para todos os/as machos/fêmeas dos Sangue; designa também todos os machos dos Sangue que não detém Jóia

Senhor da Guerra – Macho que usa Jóia e que cujo estatuto corresponde ao da Feiticeira (fêmea que usa Jóia)

Príncipe – Macho com estatuto equivalente ao da Curandeira ou ao da Sacerdotisa

Curandeira – feiticeira que cura ferimentos e doenças do foro físico

Sacerdotisa – feiticeira que zela pelos altares e santuários; testifica juras e casamentos e realiza dádivas

Viúva Negra – feiticeira que cura as mentes; tece as teias entrelaçadas de sonhos e de visões; é versada em visões e venenos

Príncipe dos Senhores da Guerra – macho que usa Jóias perigoso e extremamente agressivo; o respectivo estatuto encontra-se ligeiramente abaixo do da Rainha

Rainha – feiticeira que domina os Sangue; é o ponto central da sociedade

Corte

Toda a Rainha tem uma Corte que é formada por vários círculos. O Primeiro Círculo é o mais próximo e o que tem mais poder nas decisões. O Segundo Círculo já tem menos poder nas decisões e encontra-se mais afastado da Rainha, e assim sucessivamente.

Na Corte existem postos que se destacam dos outros e que normalmente são atribuídos a Sangue do Primeiro Círculo, tais são:

Consorte: Individuo que se encontra mais próximo da Rainha e que a sua opinião, normalmente, tem um enorme peso nas decisões desta. O Consorte não tem que ser conjugue da Rainha, o Consorte é apenas um parceiro sexual, sem compromisso.

Primeiro Acompanhante: Acompanha a Rainha a todos os locais, reuniões, festas que ela vai. Assim como o Consorte, a sua opinião tem um grande peso nas decisões da Rainha.

Guarda-Mor: Controla a Corte. Também tem grande influência nas decisões da Rainha.

Administrador da Corte: Administra a Corte e todo Território da Rainha. Cabe a ele tomar decisões importantes na ausência da Rainha.

Reinos

Os Reinos criados por Anne Bishop:

Kaeleer (o Reino das Sombras

)Terreille (o Reino da Luz)

Inferno (o Reino das Trevas)

Reinos não físicos criados por Anne Bishop:

Abismo (reino psíquico)

Reino Distorcido (chamado de loucura pelos plebeus)

Expressões

Algumas expressões criadas por Anne Bishop para este Universo:

Mãe Noite!

Doces Trevas!

Que as Trevas tenham misericórdia!

Expressões utilizadas pelos Sangue para definir o estado de um indivíduo:

O indivíduo X foi quebrado. – O indivíduo X não pode utilizar as suas Jóias, o seu poder está limitado à Arte Básica. (Ser quebrado também pode significar que o indivíduo já não pode utilizar uma Jóia que tinha).

O cálice do indivíduo Y estilhaçou-se. – O indivíduo Y ficou com a mente quebrada, louco.

Cálice – Modo de referir a mente e o espírito do indivíduo.