A queda da Primeira Ordem trouxe muita dor e sofrimento para Ben Solo. Com muito esforço, ele conseguiu suprimir seu lado sombrio e deixar que ele se completasse com a luz de Rey. A conexão "criada" por Snoke foi primordial para isso, aos poucos Rey foi mostrando compaixão e amor que Ben não sentia há muito tempo; ele foi querendo mais e mais desses bons sentimentos até finalmente ceder ao "lado do bem". Equilibrados, como Yin e Yang, ele passou para o lado da Resistência, juntamente com Rey, Finn, Rose, Poe e sua mãe, Leia. Com isso, Hux naturalmente assumiu a Primeira Ordem, mas por não ter outra coisa além de ódio, não conseguia colocar seus planos para frente, sempre fracassando. Ganhando primeiramente uma batalha, depois outra, depois outra... até a Resistência finalmente reduzir a Primeira Ordem a Hux e sua guarda pessoal, levando ele a cometer suicídio.
A Nova República foi reestabelecida, novamente em Chandrila, local de nascimento de Ben e do nascimento da Nova República antes do advento da Primeira Ordem. Ele foi julgado por seus crimes quando ainda estava na Primeira Ordem, mas foi absorvido por ter ajudado a mesma a ser destruída. O Senado Intergaláctico foi novamente reestabelecido. Por unanimidade, Leia foi eleita a nova Chanceler. Poe tornou-se Almirante da Nova República devido aos seus conhecimentos de voo, tendo como subordinados Finn e Rose, heróis de guerra condecorados.
Rey e Ben resolveram unir o melhor dos lados da luz e da sombra: Gray Jedi. Resolveram, com apoio do Senado, que o caminho Jedi apenas não era possível, como Luke já havia previsto. Resolveram juntar-se e treinar uma nova ordem Jedi que seguia tanto princípios Jedi, como alguns dos princípios Sith (por incrível que possa parecer), como a paixão (amor) pode trazer força desde que para bons fins, eliminando, por exemplo, o celibato Jedi.
Durante o período em que a Força começou a conectar Rey e Ben (quando ele ainda se denominava Kylo Ren), quando Rey estava em Ahch-To, e posteriormente quando eles se encontraram e Ben matou Snoke, um sentimento floresceu no coração deles. A época eles não conseguiam perceber ainda o que se tratava: Kylo Ren apenas pensava em destruir a Resistência e Rey em ajuda-la. Agora após a guerra, montando um templo Gray Jedi juntos em Coruscant, antiga capital da república; foi nesse momento que eles começaram a perceber que amavam um ao outro. No entanto ambos eram tímidos demais, nunca haviam tido esse tipo de experiência (é verdade que Ben beijou uma garota no templo Jedi de Luke, uma padawan como ele, mas ela roubou o beijo ele e ele ficou completamente sem jeito). Foi preciso uma interferência (conversa) de Leia com seu filho para que ele tomasse coragem. Cerca de quatro meses após começarem o templo Gray Jedi eles começaram a se entender nesse sentido amoroso e começaram um namoro tímido a princípio... Nossa história começa sete meses após a fundação do templo Gray Jedi e três meses após eles começarem a namorar.
