Songfic: A razão (The Reason – Hoobastank)
Resumo: Um ano de casados e algumas brigas depois, Elizabeth sai de casa. Darcy escreve uma carta pedindo perdão por tê-la magoado antes de se mudar para o outro lado do país.
Querida Lizzie, se ainda me permite chamá-la assim,
Sei que não sou um homem perfeito e, a cada dia que passa, tenho mais consciência disso. Desde o primeiro dia em que nos vimos, naquela festa, fiz muitas coisas das quais me arrependo profundamente.
Entretanto, venho aprendendo mais e mais a cada dia, isso porque você aceitou fazer parte da minha vida. Eu nunca quis fazer aquelas coisas, nunca! E essa é a mais profunda verdade que brota não da minha consciência, meu orgulho ou meu caráter, mas das profundezas do meu coração e da minha alma.
É por isso que, antes de partir, eu lhe escrevo. Pois só quero que você saiba que eu encontrei uma razão pra mim. Uma razão pra mudar o homem que eu estava acostumado a ser. E é exatamente isso: eu me habituei a ser "aquele" homem. Auto-suficiente em tudo, que nunca pede ajuda a ninguém, e que está sempre do lado certo, em tudo. Eu encontrei uma razão pra começar tudo de novo, pra começar do "zero" e ser um novo homem. E a razão é você!
Sim, é você. E não pense que só te digo isso agora porque sei que te perdi. Que só te dei valor porque você agora está longe de mim.
Eu estou péssimo por ter te machucado e isso é algo com que eu tenho que viver diariamente, inclusive em meus sonhos. Minhas noites têm sido mais terríveis do que os dias pois, pelo menos enquanto o sol brilha, eu tenho o trabalho pra me distrair. À medida que o sol se põe, no entanto, é quando os pesadelos surgem e todas as possibilidades se revelam. "Se" eu tivesse feito isso ou "se" eu tivesse feito aquilo. Mas "ses" não existem e eu só posso esperar que me leia até o fim.
Toda a dor que te cause ou ainda causo, eu gostaria de levar embora. Eu gostaria, ou melhor, eu quero ser aquele que segura as suas lágrimas, que te oferece o ombro e o abraço. Que te acaricia até que durma, em paz. Por isso eu preciso que me ouça: eu realmente encontrei uma razão pra mudar quem eu estava habituado a ser. Uma razão pra recomeçar. E a razão é você meu amor!
Sim! Minha razão de viver, de ser um homem melhor, de ser uma pessoa melhor, é você! Embora não esteja mais aqui, é por você que me levanto todos os dias e é por sua causa que, sempre que penso em levantar a voz ou ser arrogante ou orgulhoso, me lembro de tudo o que você me ensinou. Lembro-me de como me mostrou que para ser respeitado e honrado eu também preciso respeitar e honrar não só os que estão acima ou ao meu lado, mas também aqueles que estão abaixo de mim.
Talvez você não conheça esse meu lado, mas eu quero lhe mostrar que eu tenho uma razão pra tudo o que faço. E essa razão é você, meu amor. E eu digo isso não pra te agradar ou para me anular. Simplesmente me parece o caminho mais natural a ser seguido embora, infelizmente, eu tenha demorado muito a aceitar a enormidade que é ter alguém como você em minha vida. Alguém que sempre fez de tudo pra me fazer feliz sem anular a si própria.
Enfim, eu só quero dizer que te amo mais do que a mim mesmo e mais do que eu sonhei, um dia, que poderia ou seria capaz. Você é meu divisor de águas e a minha razão de ser quem eu hoje tento me tornar.
Por sua causa é que eu vivo, meu grande amor.
Com todo o amor, carinho e respeito de quem será eternamente seu,
Willian Darcy
