PREFÁCIO

Há alguns meses, mexendo em alguns livros antigos de nosso avô, ficamos estarrecidas com um excepcional achado: uma publicação antiguíssima de "Os Três Mosqueteiros", a nossa bíblia literária. Ficamos surpresas pela raridade que nosso avô possuía em sua pequena biblioteca. Resolvemos abrir o livro para contemplar o português da mocidade do início do século XX.

Mas, caros leitores, nosso coração parou de bater, nossa respiração falhou por instantes quando algumas páginas caíram de súbito. A primeira coisa que pensamos foi: "destruímos o livro!". Desesperadas, passamos a recolher as páginas atrapalhadamente. Ao lê-las em velocidade célere, ou em palavras vulgares: batemos o olho, nossas faces alumiaram-se. "Memórias de La Fère" estava em nossas mãos, velho e esburacado, mas ainda assim estava lá! Como o patriarca da família conseguira tal preciosidade desconhecemos, porém isso não importa.

Deus também nos deu um segundo presente àquele dia. Ávidas por ler o texto que inspirou o genial Alexandre Dumas, mais páginas voaram com o nosso movimento. Soltamos um grito estridente e escondemos as bocas. Diante de nós estava nada mais, nada menos que "Memórias do Sr. d' Artagnan"!

Subimos as escadas correndo, escondendo as duas velhas obras sob os braços. Percebam, caros leitores, que furtamos nosso querido avô, contudo este há de nos perdoar. Trancamo-nos em nosso quarto e começamos a prazerosa tarefa de ler. Líamos rapidamente com o olhar, nossas mãos tremiam de ansiedade, as gargantas ficaram secas, não queríamos perder nenhuma frase, queríamos sentir cada momento, o cheiro de velho impregnado em nossas narinas.

Até então, paramos estupefatas, à nossa frente uma informação, que poderia ser um simples gracejo, talvez o autor de ambas as obras seja um ébrio gracioso sensual. Caros leitores, vocês irão descobrir a seguir qual é a grande revelação nas palavras impressas naqueles papeis sórdidos. Esperamos não cometer os mesmos equívocos que Alexandre Dumas em sua obra-prima.

Agora para nossa felicidade estar completa, temos que conseguir uma cópia de "O Homem da Máscara de Ferro".