O Sr. e Sra. Evans sabiam que Lily era especial desde o momento em que ela nascera e uma brisa arrastara lírios para o quarto, dando origem ao nome da garota. Ela sempre fora uma menininha esperta, gentil e que cativava todos ao seu redor; era também muito bondosa, não havia uma só pessoa de quem ela não conseguia enxergar um ponto positivo, até mesmo do garotinho magricela e esquisito da Rua da Fiação de quem todas as outras crianças se afastavam.
Eles sabiam que ela era especial, mas não deixaram de ficar espantados e preocupados quando coisas diferentes aconteciam com Lily. Desde pequenina, quando estava muito alegre em meio a brincadeiras, seus brinquedos flutuavam no ar, como que acompanhando sua exaltação. Aos seis anos, ela mesma parecia voar, saltando da cama em gargalhadas e aterrissando no chão lentamente, causando um misto de surpresa e angustia na irmã mais velha que não conseguia repetir o feito, fazendo com que a Sra. Evans tivesse que proibir a mais nova de fazer esses tipos de brincadeiras após Petúnia quebrar o braço tentando acompanhar os saltos de Lily no balanço. Aos dez anos, Lilian parecia amadurecer os seus "truques" sem ter sido ensinada por ninguém, conseguia fazer pétalas de flores baterem como asas e voarem ao seu redor, o que aborrecia Petúnia extremamente.
O espanto só aumentou quando a garota chegara em casa dizendo que o garoto dos Snape havia lhe dito que ela era uma bruxa. Bruxa? Seria essa a explicação para os truques de Lily? Mas não fazia sentindo algum. Logo os detalhes desse mundo pareceram encantar ainda mais Lily e enlouquecer Petúnia. Hogwarts, Ministério da Magia, cartas, corujas, bruxos e trouxas, todos os dias que saia para brincar com o menino Severus, a garota voltava com mais histórias desse mundo que seus pais só foram entender quando o Professor Dumbledore batera em sua porta explicando que ela havia sido aceita na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
A família Evans então conhecera o Mundo Bruxo, foram ao tal Beco Diagonal comprar o material escolar de Lily e o mês que antecedia a sua ida a escola foi o verdadeiro caos. Ao mesmo tempo que Lily parecia não conseguir conter a sua felicidade, confabulando sobre o novo mundo com Severus, folheando seus novos livros - e até tentando reproduzir alguma magia contida neles - a garota também dividia a tristeza de sua irmã não poder acompanha-la. Petúnia cercou-se de ciúmes, inveja e frustração, quando o Diretor de Hogwarts respondera-lhe dizendo que ela não poderia ir para Hogwarts com sua irmã. Todos esses sentimentos que uma criança não poderia compreender, refletiram em uma crescente aversão a tudo de diferente que a irmã possuía, deixando a relação entre as duas cada vez mais frágil.
Todas as surpresas que cercavam a Família Evans, eram certezas na Família Potter desde que Euphemia e Fleamont Potter conseguiram finalmente conceber um filho. Os dois bruxos construíram uma grande riqueza e certa fama no ramo de poções estéticas, porém, falharam diversas vezes ao tentar conceber um herdeiro. Por isso, James Potter fora cerado de todo amor e luxo desde o segundo que nascera. O garotinho crescera esperto, talentoso, brincalhão e extremamente mimado. Com poucos anos, já voava em vassouras de brinquedo, fazendo o seu pai, fanático torcedor dos Chudley Cannons, ter certeza de que ele seria a futura salvação do time de Quadribol.
Nas primeiras demonstrações de magia, James Potter já sabia tudo sobre Hogwarts e almejava seus anos no castelo na casa de seu pai, "Grifinória, a morada dos destemidos!". Ao receber a carta, o pequeno bruxo era seguro de si e tinha em seu ego e autoestima a certeza dada pelos pais de que ele não era menos que excepcional. Da lista de materiais, recebera tudo e mais um pouco, inclusive a melhor vassoura daquele ano que nem ao menos poderia ser levada ao castelo. James Potter estava destinado a ser o cara mais legal da escola e sabia disso.
Essa é a história sobre como esses dois mundos se cruzam em meio a dez anos de caos e guerra. A história completa de James e Lily Potter por trás das memórias vistas em penseiras.
