O que fazer se um avião estiver vindo em sua direção?
1) Mantenha a calma. Parece estranho pedir calma a quem está vendo um Boeing, um Air Bus ou até mesmo um Cesna vindo em sua direção, mas isso é fundamental. A maioria das tragédias acontecem por que as pessoas em dado momento entram em pânico e não pensam lucidamente. A adrenalina deixa o corpo humano mais ágil e forte, use isso ao seu favor.
2) Depois de se acalmar tente observar com clareza para onde o aeroplano se dirige. Esta história de correr na direção contrária é balela, um boeing em velocidade de cruzeiro chega à 800km/h, velocidade a qual nenhum ser vivo consegue alcançar. O que mais chega perto disso é o andorinhão, que alcança os míseros 300km/h, logo, seria pego em segundos pelo jato. Observando a trajetória do avião, pode-se estimar onde ele vai alcançar o chão, sendo mais fácil sair ileso da situação. Correr em direção ao mesmo pode produzir resultados satisfatórios, já que se a trajetória dele não for vertical, as chances de ser atingido pelos destroços do impacto são menores. Correr para os lados também pode surtir um bom resultado (este assunto será mais explicado logo abaixo).
3) Observe ao seu redor. Se estiver entre uma área descampada e um local com vários prédios, prefira correr em direção aos prédios. Um piloto tentando evitar uma colisão maior, procuraria locais para aterrisar, uma estrada, um campo de futebol ou até um lago seria menos danoso que uma área residencial. Leia atentamente o item 5, nele haverá uma dica muito importante sobre este tópico.
4) Seja o mais rápido possível, mas de preferência para uma corrida a pé ou qualquer veículo de 2 rodas. Bicicletas ou motos são mais adequadas que carros, já que são mais fáceis de manobrar. Se puder escolher, selecione uma moto entre 250 e 500 cilindradas, já que tem um torque maior e são mais ágeis que motos acima disso. Evite a todo custo ônibus ou caminhões de combustível. O item velocidade de fuga é imprescindível já que os maiores danos podem ser causados não pelo impacto e sim pela explosão do combustível, logo se estiver longe do alcance dos destroços mas na mira de um possível incêndio, procure recipientes com água (não são recomendáveis piscinas de 1000 litros) como uma caixa d'água ou sisterna.
5) Motivação. Este é um item muito importante que deve ser analisado com calma. As medidas acima seguem o pressuposto que o aeroplano que vem em sua direção está desgovernado e seu piloto tenta desesperadamente evitar a colisão, em casos de dolo, ou seja, desejo de lhe atingir com um avião, os problemas são maximizados exponencialmente. Um piloto com determinação e um pouco de treino dificilmente erraria o alvo, no caso você, e provavelmente estaria com os tanques de combustíveis cheios, o que ocasionaria uma área de alcance muito maior. Se há realmente alguém no mundo com disposição de lançar um ataque desta magnitude contra você, suas chances são reduzidas de escapar ileso, mas estas dicas também são válidas, desde que mantenha a calma.
Estas são dicas para uso exclusivo quando estiver em terra e em campo aberto, caso esteja em algum tipo de construção, exclusivamente prédios, peço gentilmente que aguarde as próximas edições, onde novas dicas de segurança serão mostradas.
