Capítulo 39

"There's no easy way out

There's no shortcut home1"

No Easy Way Out, Robert Tepper

Ao acordar, Negan percebe que havia dormido mais que o normal e logo constatou que estava sozinho na cama. Após verificar as horas descobriu que era quase meio-dia e se assustou. Não esperava que fosse tão tarde assim, já que não tinha o costume de dormir tanto; ou que ninguém o chame antes disso para resolver algum problema.

Ainda pensando nisso, saiu da cama e se vestiu. Assim que sai do quarto, esbarra em Arat e pergunta como estão as coisas naquele dia. Ainda lhe parece super estranho que o fato de ele ter ficado até tão tarde na cama não tenha chamado a atenção de ninguém.

— No geral, está tudo tranquilo — ela responde em um dar de ombros. — A única coisa que precisamos fazer, é decidir o que será feito do Simon. Há muita gente aqui no Santuário querendo a cabeça dele, mas já explicamos que estamos aguardando sua decisão.

— E por que me deixaram dormir até essa hora? Isso já podia ter sido resolvido — Negan questionou surpreso.

— A Olivia pediu pra gente não te perturbar porque você precisava descansar, e todos concordamos que era verdade. Afinal, desde que o plano de Simon foi descoberto, você não parou mais e depois teve toda a questão com a Olivia... Todo mundo estava um pouco preocupado com você, então, quando a Olivia falou com a gente, era óbvio que íamos concordar. Ninguém quer que você tenha um colapso.

Negan assentiu pensativo. Até este momento não havia percebido o quanto as pessoas ao seu redor se preocupavam com ele. Era bom saber que, apesar do que acontecera, tinha amigos de verdade ao seu lado.

— Bem, obrigado por isso. Diga aos rapazes que agradeço a preocupação — falou com um pequeno sorriso e Arat assentiu também sorrindo. — E os convoque para uma reunião daqui a meia hora. Precisamos resolver a questão do Simon o quanto antes. Depois dos últimos dias, o que menos preciso é de mais problemas.

— Certo. Vou chamar o pessoal.

Arat seguiu seu caminho pelo corredor e Negan foi para o lado contrário, pois antes de ir para a sala de reuniões precisava comer alguma coisa e saber como Olivia estava.

Encontrou a jovem em seu local de trabalho sentada em uma cadeira.

— Até onde eu sei, você devia estar descansando — disse ao se aproximar dela e lhe dar um beijo rápido após fazer um aceno com a cabeça na direção de Kevin.

— E eu estou — Olivia retrucou emburrada. — O Kevin parece ter passado tempo demais com você. Não me deixa fazer quase nada

Isso fez com que Negan apreciasse o rapaz ainda mais.

— Ainda bem que alguém neste setor tem discernimento.

Kevin caiu na gargalhada ao ouvir isso e Olivia estreitou os olhos enquanto encarava seu amigo.

— Já estou começando a desgostar dessa amizade. Parece que os dois se uniram contra mim.

— Quanto exagero — brincou Kevin e Negan riu concordando com ele.

— Você me drogou ontem? — o líder dos Salvadores perguntou voltando a dirigir sua atenção à Olivia. — Acho que faz anos que não durmo tanto assim.

— O nome disso é cansaço, Negan — ela respondeu sacudindo a cabeça preocupada.

Percebendo que o assunto entre os dois começava a se tornar particular, Kevin saiu da sala discretamente.

— Desde que cheguei ao Santuário, a única vez em que vi você parar pra descansar mesmo foi naqueles dois dias que passamos fora — Olivia insistiu. — Normalmente, você está sempre preocupado com algo; e hoje parecia estar em um sono tão profundo que não tive coragem de te acordar.

— Resolveu me dar o dia de folga e obrigou todo mundo a participar disso — ele brincou abraçando-a e Olivia riu.

— Exatamente.

Negan sorriu ao se afastar e acariciou o rosto dela.

— Eu agradeço. Realmente estava precisando dormir um pouco. Mas ainda há assuntos que preciso tratar com urgência. Simon é um deles — Negan explicou com uma expressão consternada. — E nem adianta me pedir pra poupá-lo porque depois do que ele fez, ficou bem claro que não representa perigo apenas pra você e pra mim, mas sim ao Santuário como um todo. Não posso deixá-lo escapar impune. Na verdade, não posso deixá-lo livre. Nunca mais.

— E o que planeja fazer?

— Acho melhor você não saber. Não quero que fique nervosa.

— Mas, Negan...

— Olivia, já tivemos algumas conversas sobre isso e estou fazendo o melhor que posso pra mudar e me tornar a pessoa que você e nosso filho merecem, mas, desta vez, não vou ceder. Eu não posso. E espero que você entenda isso porque, como já disse, não se trata apenas de nós. As pessoas dessa comunidade perderam entes queridos e amigos por causa das atitudes de Simon e seus cúmplices; e esperam justiça. Isso é o mínimo que posso oferecer a eles, então não tente me impedir. Desta vez não há argumentos que possam mudar minha opinião.

Olivia mordeu o lábio inferior sentindo-se angustiada e apenas assentiu. Obviamente também acreditava que Simon merecia alguma punição, porém não concordava com os métodos de Negan. Gostaria de impedir alguma atitude extremamente sanguinária, mas, pelo olhar de Negan, compreendera que, com relação a este assunto, ele estava irredutível; e ela nem mesmo podia culpá-lo por isso.

— Eu entendo — disse por fim com um sorriso triste. — Apenas tente não permitir que seja lá o que for que esteja planejando o consuma. Não deixe que isso o torne o homem que era quando nos conhecemos. Por favor.

— Não vou deixar — ele afirmou erguendo o rosto dela e a beijando mais uma vez. — Nos vemos mais tarde — Negan concluiu se afastando de Olivia e seguindo para a sala de reuniões.

Depois daquela conversa havia perdido o apetite. Tinha uma tarefa difícil pela frente, uma tarefa que exigiria que trouxesse à tona seu pior lado, porém esperava que, ainda assim, pudesse cumprir com a promessa que fizera a Olivia.

1 "Não existe saída fácil

Não existe atalho para casa". Tradução livre.