A batalha

bATAQUEM, SEUS INÚTEIS, MATEM TODOS!/b - Voldemort gritava para os comensais, que ainda estavam atônitos com tudo aquilo. Ao ouvirem, porém, as ordens do mestre começaram a atacar.
Teve início a uma batalha onde o mais importante era preservar os anéis do poder, pois eles eram a chave para destruírem Voldemort. Feitiços e maldições eram lançados, uns contra os outros. Elrond teve que se esconder, pois não era bruxo, e por isso não podia usar uma varinha. Os portadores, momentaneamente, se separaram em grupos; Dumbledore e Elrond (que começou a lutar corporalmente), Harry e Gina, Sírius e Lupin, Draco e Esperanza.
Harry tentava, ao mesmo tempo, desacordar o comensal da morte, e proteger Gina. Rony conseguiu, com a ajuda de Hermione, amarrar um comensal e quebrar sua varinha. Esperanza e Draco, se saíam bem, eles conseguiram desacordar e dominar três comensais. Elrond e Dumbledore lutavam contra Voldemort, que parecia que ia debandar, a medida que seus aliados eram derrotados, e Sírius e Lupin, após nocautearem Rabicho, o transformaram em um rato e o prenderam em um vidro, com o feitiço anti-quebra (o mesmo que Hermione usara, certa vez, para prender Rita Skeeter).
Quando pensaram que estavam ganhando a batalha, mais comensais apareceram, e com eles dementadores. Harry, vendo os dementadores, não pensou duas vezes e, virando a varinha na direção deles e, gritou bEXPECTO PATRONUM/b. Um cervo prateado irrompeu da ponta da varinha, investindo contra os dementadores que, sem escolha, fugiram. Enquanto se recuperava dos efeitos causados por eles, Harry foi atingido por um feitiço, que o lançou a uns cinco metros de distância, indo de encontro a uma árvore, onde bateu e caiu desacordado. /b! – Gina gritou, e foi ao encontro dele.
Rony e Hermione foram se juntar a Gina, para protege-la de ataques inimigos. Enquanto Hermione ajudava Gina a acordar Harry, Rony criava escudos protetores. Estes, porém, começaram a serem cercados por uns quatro comensais da morte. Rony e Hermione começaram a se preparar para um possível duelo. Sírius, vendo os apuros em que os quatro se encontravam, corre, juntamente com Lupin, ao auxilio deles.
Enquanto isso, Dumbledore continuava a duelar contra Voldemort, e Elrond foi se juntar aos outros, a pedido do amigo. Teve um momento tenso, quando Dumbledore fora lançado por um feitiço. Ele, porém, conseguiu se recuperar a tempo de evitar ser atingido por uma maldição imperdoável, o "Avada Kedavra". Lançou, então, um feitiço que Voldemort conseguiu se desviar. Ao fazer isso, porém, foi atingido pela árvore que recebera o feitiço. Dumbledore se aproximou de Voldemort, para ver se este ainda estava vivo, ou não. Ao se aproximar viu que o bruxo caído o olhava com ódio, no olhar. Então, não vai me matar e acabar logo com isso? – disse Voldemort, tentando se desvencilhar da árvore, porém seu braço e perna esquerdos, continuavam presos. Hum! Devo dizer que essa oferta é mesmo generosa. Mas não costumo atacar pessoas que não podem se defender! – Dumbledore, dizendo isso levanta-se e olha ao redor; de um lado Draco e Esperanza estavam caídos com arranhões, sendo ajudados por Elrond, e do outro, Harry caído desacordado, Gina a ampara-lo, Sírius, Lupin, Rony e Hermione brigando com quatro comensais, e gritou - /b - todos olharam em sua direção – Essa batalha termina aqui, a não ser que todos vocês queiram ir para Azkaban, ou lutarem até a morte
Os comensais restantes, olharam ao redor para averiguarem as perdas, e danos. Muitos comensais, ou estava amarrados, ou desacordados, e os demais, fracos demais para continuarem. Vendo que estavam em desvantagem, os comensais rapidamente desaparataram. Quando Dumbledore virou-se para prender Voldemort, este já havia fugido. Após respirar fundo, foi para junto dos demais. Como ele está? – perguntou Sírius a Gina, a respeito de Harry. Não sei!Ele bateu muito forte na árvore e não conseguimos faze-lo acordar! – Gina estava em prantos. Não conseguia se controlar.
Dumbledore, vendo a confusão, se aproxima de Gina e Harry. Após avaliar as condições deste, conjura uma maca e o coloca nela. Todos se aproximam de Dumbledore e o seguem, em uma pequena comitiva; Dumbledore e Harry (desmaiado), Gina e Hermione, Rony e Sírius, Esperanza e Draco, e, por fim, Lupin e Elrond. Juntos, os dez voltaram para o castelo de Hogwarts.