A questão

Saga entra nos aposentos de Athena. A seu lado está outro dourado, Aioros. O quarto está mergulhado na penumbra,e a Deusa, usando um longo vestido púrpura, escreve qualquer coisa num pergaminho.

-Athena.

-Saga. Aioria.

Este é o momento e Athena está decidida. Sente-se feliz. Finalmente escolheu o sucessor do verdadeiro grande Mestre, Shion. Escreve um nome.Todos sabem qual é.Ainda não o viram, mas ninguém precisa de pensar muito para adivinhar. O seu cavaleiro mais fiel. Aquele que, a seus olhos, se sacrificou mais pela defesa da sua frágil vida. A branca mão da menina mimada pousa a elegante pena.

-Como pode, Athena? – murmura o Geminiano com um sorriso de escárnio.

-Sim, como? – geme o Leonino com angústia.

A Deusa observa-os, com aquele seu olhar pálido, inexpressivo, que a faz parecer quase cruel.

-Sei que sou o último que pode criticar as suas decisões – diz firmemente Saga. –Especialmente....esta decisão. A sucessão...- pára subitamente, movido por uma recordação humilhante. –Mas nomear Seiya Grande Mestre não só é rebaixar os cavaleiros de é imprudente...

-Como é uma ingratidão intolerável!- completa Aioria fora de si – o meu irmão nunca teve uma palavra sua. Morreu para a defender quando era apenas uma criança!Quando ele próprio...pouco mais era do que isso. Ele sim, foi o cavaleiro mais fiel a Athena! Suportou a morte e a humilhação de ser considerado um traidor...por si!

A Deusa cora,envergonhada. Aioria está certo...mas ela não pode admitir.Admitir que nunca moveu um dedo para trazer de volta o seu corajoso irmão.

Saga fecha os olhos, sonhador.

-Aioros enfrentou-me...para lhe salvar a vida. E não porque a amava como mulher, como Seiya! Seiya age por luxúria, é um adolescente apaixonado, nunca passará disso!e Athena vai colocar o destino do Santuário nas mãos de um garoto...por mero egoísmo!

-Basta. – a voz trémula dela corta-lhe a palavra.

-Sim, basta – grita Aioria- basta de suar sangue por uma Deusa que necessita de um cavaleiro só. Talvez lhe seja útil saber que Shion teve um filho, um filho legítimo que está na nossa ordem, entre nós...e que tem o direito ao trono!

-Shion...um filho?

-Sim! –rosnou Aioria.

-Aioria, não!- Saga agarra o amigo pelos braços, mas ele continua, avança para a Deusa, até ficar perto, muito perto, do rosto dela.

-Sim...ela deve saber! Mu de Áries...filho de Shion...cavaleiro leal entre os mais leais...

A Deusa recua, horrorizada,Um grito atravessa-lhe a garganta. Cai inanimada sobre a cama. Em cima da escrivaninha, o pergaminho.

Saga atira o documento sumariamente para a lareira acesa. Athena recupera lentamente a consciência. Os dois cavaleiros de ouro voltam, orgulhosos, para as suas casas. No máximo, Seiya poderá ser nomeado consorte de Athena, facto inédito, mas possível, no santuário.

Athena chora. Os dourados estão certos. Com Mu à frente, o santuário estará limpo. É justo. Uma questão de honra...e de justiça.

(Obrigada a Tammuz e Shoyo.)