Sintonia Fina

- Pelo visto seu relógio biológico funciona quando devidamente estimulado, Senhorita.

- Bom dia também, Professor Snape.

Se eu não estivesse com tanto sono teria prestado atenção àquele levantar de sobrancelhas do Snape quando eu respondi meio de atravessado... teria. Mas eu mal sabia onde pisava depois de duas horas de sono, e precisava perguntar para aquele bastardo qual a relação entre aquela estranha lista de atrocidades que ele tinha me mandado estudar : para fazer uma conexão entre aquele monte de coisas aparentemente desconexas, até mitologia greco-romana eu tinha ido ler ! Então, deixei quieto... meu primeiro erro num dia a relembrar por décadas.

- Espero que esse seu ar aéreo refira-se a uma noite de estudos, SENHORITA SILVA. Então, me diga : Qual a ligação entre a poção do morto-vivo e a poção mata-cão ?

- err... Asfódelo mais losna, na morto-vivo, e na mata-cão... aconito, beladona, pele de arambóia, sumo de sanguessuga, pó de chifre de unicórnio,heléboro negro, arsenico, jasmim amarelo, perna-de-saracura, veneno de víbora germânica... Ingredientes diferentes, propósitos diferentes...

- Por favor, Senhorita, é um ambiente acadêmico, use pelo menos os nomes corretos.

Minha cabeça tentava pegar "no tranco", mas essa era uma das coisas que eu tinha solenemente passado por cima : tinha estudado muito a poção mata-cão, o maior triunfo do professor Snape, mas daí a fazer um paralelo com qualquer outra poção... ai...

- Bom... Asa-faetida tem aplicações para pessoas fracas e nervosas, extremamente sensíveis, histéricas... e absinthium é para quadros semelhantes à epilepsia... tremores, irritação cerebral... histeria... histeria, descontrole, deixar de pensar... Unindo as duas pode ser potencializado o efeito da mata-cão ?

Olhei incerta para o professor Snape, que acompanhava meu tarmudear quase desconexo, enquanto eu mexia minhas mãos, incerta... mas a última frase surpreendeu até a mim mesma : COMO ninguém tinha percebido isso antes ? Era tão óbvio, tão claro... mas ninguém antes tinha feito a pergunta certa. Exceto Severus Snape.

- Isso é uma afirmação ou uma pergunta, Senhorita Silva ?

Eu já tinha aprendido que aquela voz sibilante e baixa, sedosa e quase sensual era quando mais venenoso o professor Snape estava... mas eu estava tão certa que tinha achado a solução que abri um sorriso.

- É uma afirmação, professor.

- E porquê nenhum gênio tinha percebido isso que uma estudante de Mestrado percebeu tão fácil, Senhorita Silva?

- Porquê ninguém nunca fez a pergunta certa antes, Professor.

Aquilo era um sorriso ? Se era, eu preferiria que ele não sorrisse. Mas não era... o que começou com um esgar dos lábios prosseguiu em uma risada baixa, fria, enregelante...

- E você se acha tão esperta que ninguém NUNCA tentou potencializar a mata-cão com esses ingredientes ? Menina... você iniciou muito bem, mas tirou suas conclusões apressadamente. Tome, leia isso.

- Qual parte ?

- O livro todo... claro. Os volumes 2 e 3 estão na estante. Terei agora uma aula, voltarei às 11 horas e então falaremos sobre o porquê da sua brilhante idéia não dar certo.

- Não pode me adiantar nada, Professor ?

- Não no seu nível de conhecimento, Senhorita Silva. Estude primeiro para não matar ninguém com suas idéias geniais, aprenda a pensar antes de emitir suas opiniões precipitadas, aí então conversaremos. Voltarei às 11 .

E num balé majestoso de capas, humores e veludo saiu Severus Snape, meu orientador, para dar uma aula a seus felizes mestrandos... e fiquei ali com um livro de 400 páginas chamado "Poções muy Potentes" para ler até as 11 horas, no meu primeiro dia de estágio remunerado em poções...sem dormir.

xoxoxoxoxoxoxoxoxoxox

Curiosidades :

Os ingredientes que coloquei para a poção mata-cão são delírio meu, puro e simples, mas alguns são realmente remédios da homeopatia, a saber :

acônito é aconitum napellus, veneno de víbora germânica é vípera torva, jasmim amarelo é gelsemium sempervirens, arsênico é arsenicum album, perna-de-saracura e´eupatorium dendroídes, heléboro negro é helleborus niger : escolhi aqueles cuja indicação seriam as mais próximas de uma transformação de um lobisomem, como por exemplo depressão sensorial e fraqueza muscular, como perdendo o controle do próprio corpo, dilatação e inflamação das veias, reflexos exagerados, angústia do que vai acontecer, enfim, fui buscando pelos sintomas - e, sinceramente, alguns nomes mais estranhos - algo que poderia ser considerado como uma poção que funcionasse para facilitar a transformação de um lobisomem. O que a gente não faz por amor a uma personagem, né ? :)