#2ª Fase – primeiro ano
Capítulo 06 – Confusão na seleção
O trem parou e eles desembarcaram. Um monitor tinha-lhes falado para deixarem a bagagem lá, que ela seria levada para o castelo. Qual não foi a surpresa dos brasileiros ao verem um homem duas vezes mais alto que o normal, e pelo menos quatro vezes mais largo, chamando pelos alunos do 1º ano. Assim que um montinho de crianças da idade deles se aproximou do homem, este se apresentou como Rúbeo Hagrid, o guardião das chaves de Hogwarts.
Enquanto que os alunos do segundo ano para cima iam até o castelo por meio de carruagens se cavalos (movidas por magia), Hagrid conduzia os alunos novos pelo lago, através de uma frotilha de barquinhos. A primeira visão que tiveram do castelo os encantou. Nunca tinham visto algo tão majestoso como Hogwarts, e as luzes acesas que podiam ser vistas pelas janelas pareciam convidá-los a entrar em um mundo novo e diferente do qual estavam saindo. Cinthia cochichou para Aline pois qualquer mais elevada poderia quebrar aquele momento mágico:
- É, é aqui que começa o nosso aprendizado.
- Incrível... - respondeu Aline lacônica.
Assim que os barquinho atracaram os alunos do primeiro ano foram conduzidos por uma escadaria. No alto uma mulher de olhar severo, com um coque bastante apertado, os esperava de costas para duas grandes portas de madeira. Assim que começou a falar os alunos perceberam que não era bom fazer brincadeiras com ela, tão séria era sua voz.
- Sejam bem vindos! Eu sou Minerva McGonagall, diretora substituta e professora de transfiguração. Atrás dessas portas se encontram os seus colegas de escola. Mas, antes de se juntarem a eles, vocês passarão pela seleção que escolherá em qual casa devem ficar. Elas são Lufa-Lufa, Corvinal, Grifinória e Sonserina. Seu bom comportamento renderá pontos para a casa e o mau comportamento renderá a perda destes pontos. Ao final do ano letivo será feita a contagem destes pontos e a casa com maior pontuação ganhará o Campeonato das Casas. Agora, sigam-me.
McGonagall abriu as portas e os levou à frente das quatro mesas das casas, de frente para um banquinho com um chapéu remendado em cima. Quase levaram um susto quando o rasgo perto da aba se escancarou e o chapéu começou a cantar.
- Eu li sobre o chapéu seletor em Hogwarts, uma história – cochichou Aline para Cinthia e Luciana -, ele escolhe a casa em que os alunos vão ficar de acordo com a personalidade, ou coisa parecida. Foi o fundador da Grifinória, Godric Gryffindor, que teve essa idéia.
O Chapéu Seletor terminou a canção e a Profª McGonagall chamou a primeira criança a ser selecionada. Katie Bell foi para a Grifinória, e logo em seguida a professora chamou...
- Douglas Berttapeli!
Ele andou até o banquinho e colocou o chapéu. Não demorou quase nada para o chapéu anuncias:
- GRIFINÓRIA!
"Se eu tiver que estudar com aquele filhote de rinoceronte, eu ainda me vingo desse chapéu" pensou Aline enquanto acompanhava Douglas ir se sentar à mesa da Grifinória.
- Cinthia Christino! – chamou a Profª McGonagall.
Cinthia foi andando tão devagar que parecia que ia parar no meio do caminho.
"Hum, o que temos aqui?" disse uma vozinha dentro de sua cabeça assim que ela colocou o chapéu na cabeça. "Interessante. Você daria uma boa lufa-lufa."
"Não tem uma casa melhor?" pensou ela para o chapéu, mas sem realmente esperar algum resultado. Aline tinha falado que na Lufa-Lufa só tinha panacas e Cinthia não estava muito feliz com a perspectiva de ir para essa casa. Para a sua surpresa o chapéu respondeu ao seu pensamento.
"Sabe, você tem muitas das qualidade que Helga Hufflepuff valorizava; lealdade, paciência, sinceridade. Mas uma parte bem funda e mais forte da sua mente me diz que a melhor casa para você é..."
- CORVINAL!
"Obrigada!" – ela pensou antes de retirar o chapéu da cabeça. Foi um tanto aliviada que ela se sentou à mesa da Corvinal. Em seguida viu o menino da loja de varinhas ser selecionado para a Lufa-Lufa depois de uma Amanda Darkcat ir para a Sonserina.
Logo Jonathan Harper foi chamado e o Chapéu Seletor o colocou na Corvinal também. Já no final da seleção, Giovanni Pieri foi colocado no Sonserina, e em seguida a Profª McGonagall chamou...
- Aline Quadros!
Aline respirou fundo e andou decidida até o banquinho.
"Oh, puxa vida! Que confusão está a sua cabeça, menina!" falou a vozinha do chapéu dentro da cabeça de Aline. "Mas eu sei exatamente onde te colocar."
"É na Sonserina, certo?" pensou Aline antes que o Chapéu Seletor a selecionasse.
"Sonserina? Não, garota, eu acho que não. Mas por que você quer tanto ir para a Sonserina?"
"Ora, eu acho que as minhas características batem com as da casa."
"É, algumas, mas não a maioria. E vejo também que você só leu o começo de Hogwarts, uma história, ou você não estaria me pedindo para ir para a Sonserina.
"Verdade. Eu só li até um pouco depois da fundação."
"Mas... também há outro motivo. Estou certo?"
"Epa!"
"É, eu estou certo. Saiba que este não é um bom motivo para você se basear em suas escolhas ou julgamentos. Pode acabar se arrependendo depois. De um jeito ou de outro, você ainda vai me agradecer mais tarde por eu te colocar na..."
- GRIFINÓRIA!
Aline tirou o chapéu da cabeça rudemente e se sentou na mesa da Grifinória o mais longe que pôde ficar de Douglas. Estava extremamente irritada com o Chapéu Seletor, não imaginado como poderia agradecê-lo por um destino tão miserável.
Assim que a professora chamou "Luciana Teixeira!", Aline torceu para que a amiga acabasse na Grifinória também para lhe fazer companhia, mas ela foi selecionada para a Corvinal também. Agora sim ele estava extremamente chateada; ia ter que aturar o tosco do Douglas em todas as aulas, Cinthia e Luciana estavam em outra casa e, acima de tudo, o Chapéu Seletor não a colocou na mesma casa que Giovanni.
Ao final da seleção sobraram apenas dois garotos: os gêmeos ruivos que entraram na cabine das garotas durante a viagem de trem. A Profª McGonagall chamou o primeiro deles:
- Fred Weasley!
Um dos dois se adiantou e sentou no banquinho, mas mal o chapéu tocou sua cabeça desatou a falar, assustando a todos no salão.
- Aaaah, acho que você e seu irmão se dariam bem na Zonko's, Jorge Weasley!
Todo o salão explodiu em risadas enquanto McGonagall arrancava o chapéu da cabeça de Jorge e aplicava uma bronca nos dois gêmeos. Dumbledore teve que se segurar para não rir pois sabia que os professores sentados a seu lado não tinham muito senso de humor.
Quando toda a confusão se acalmou e os gêmeos Weasley foram selecionados corretamente para a Grifinória (tem-se de admitir que foi preciso uma certa dose de coragem para fazer aquela brincadeira na frente de tanta gente), o diretor fez um breve discurso antes do jantar. Os pratos se encheram de comida, deixando os corações dos novatos de Hogwarts um pouco mais leves do que quando entraram. Os mais variados e deliciosos pratos foram servidos, e quando todos já estavam mais que satisfeitos os pratos de ouro foram limpos como que num passe de mágica. Os monitores-chefe de cada casa conduziram os alunos do primeiro ano para fora do salão e direto para as salas comunais.
