Capítulo 10 – Fim de ano
As aulas continuavam passando. Cada brasileiro se destacava em uma matéria ou outra, mas (quase) todos iam bem. Aline era a melhor aluna em Transfigurações daquele ano, e geralmente a melhor nas outras matérias também. Cinthia se deu bem em Feitiços e depois de um tempo conseguia executa-los mais rápido que Aline. Luciana se deu bem em História da Magia. Ela tinha uma ótima cabeça para decorar nomes e datas, bem ao contrário de Cinthia. Douglas não era um aluno exemplar nem aqui nem no Brasil, mas as aulas em que mais prestava atenção eram as de Defesa Contra a Arte das Trevas, o que já era meio milagre feito. Jonathan ia bem na maioria das matérias, mas não se esforçava como Aline para conseguir a nota máxima em tudo. Giovanni devia ser o único dos seis que tinha uma nota razoavelmente boa em Poções, mas Snape não gostava muito dele e sempre que escolhia as duplas nas aulas acabava colocando-o com um dos sonserinos.
Sempre que era possível escolher as duplas, Aline ia com uma das meninas da Grifinória ou com Amanda Darkcat. A menina com certeza era odiada pelos outros sonserinos, e justamente por isso acabou se dando bem com o pessoal das outras casas.
Para a alegria dos alunos, o Campeonato de Quadribol estava muito emocionante, já que Grifinória, Corvinal e Lufa-Lufa tentavam tirar a Sonserina do jogo e do pódio de campeões pelo quinto ano seguido. Mas infelizmente a Sonserina acabou ganhando o Campeonato, fazendo com que seus alunos ficassem mais chatos e pentelhos do que já eram.
Giovanni andava cada vez mais com os "amiguinhos" de dormitório, e dois deles pareciam armários de tão corpulentos, Malcolm McNair e Brutus Burkes. O outro, Fausto Avery, também era bastante corpulento, mas por ser baixinho parecia ainda mais atarracado que Malcolm e Brutus. Até Giovanni, que não era muito alto, passava tranqüilo de Fausto.
Conseqüentemente, Douglas e Jonathan se afastavam de Giovanni. Em todas as casas corriam boatos não muito bons sobre a Sonserina e os dois faziam o que podiam para não deixar Giovanni com os sonserinos, mas quanto mais tentavam, mais Malcolm, Fausto e Brutus apareciam perto dele.
Em uma das últimas aulas de Feitiços, Aline ouviu uma das conversas de Douglas e Jonathan sobre Giovanni.
- Isso não é justo! – disse ela se virando para trás. – Vocês estão com preconceito só por causa de uns comentários que ouviram sobre uma ou outra pessoa da Sonserina. Não que dizer que ele vai ficar daquele jeito. Olha só aquela Amanda, ela é bem legal.
- Mas todo o pessoal da Sonserina evita ela. Provavelmente porque ela nunca vai conseguir ser como eles – respondeu Douglas.
- Mas, mas...
- Mas o quê? Aposto como não andam com ela porque é pobre. O Véio tem dinheiro e papai diz que os Pieri são uma família antiga e influente lá no Brasil, e tem raízes européias. Por quê você acha que aqueles três o seguem como se fossem cachorrinhos, hein?
- Isso não significa que o Véio vai virar um sonserino nojento e asqueroso como aqueles três! Ele não seria tão burro.
- Você pode estar certa – disse Jonathan, e Douglas olhou para ele espantado. – Se dermos uns toques nele, talvez ele perceba isso. Duvido que ele ouviu alguma das histórias que ouvimos.
- Façam silêncio, por favor! – disse o prof° Flitwick, que não entendeu nada do que eles estavam falando porque faziam isso em português. – Estou tentando dar uma revisão aqui.
Quando saíram da aula, Cinthia esperou que Douglas e Jonathan estivessem fora do campo de audição e puxou Aline para um canto. Luciana já estava mais à frente no corredor indo para a próxima aula.
- Você acha mesmo que o Véio não vai ficar como a maioria dos sonserinos?
- Eu tenho certeza! Quer dizer, acho, né.
- Mas ele mudou um pouco desde que saímos do Brasil.
- Mudou nada! Sua imaginação.
- Eu posso ser um pouco, bem, distraída algumas vezes, mas isso eu não pude deixar de notar. Você se lembra que aqueles três quase nunca se separavam, e agora o Véio só vai falar com eles quando McNair, Avery e Burkes estão longe. Não é meio estranho?
- Claro que não! Quando aqueles três estão por perto, o Véio fica ocupado para ir falar com o Tosco e o Big. E quando ele tem tempo ele fala com os dois. Sinceramente, vocês tem pouca confiança nele.
Aline começou a andar e Cinthia murmurou só para si:
- O amor é cego, surdo, tagarela e estúpido.
- O que foi que você disse? – disse Aline se virando para ela.
- Nada não. Estava só pensando alto.
Um mês antes dos exames finais, Aline já forçava Cinthia e Luciana a estudar. Mas uma semana antes dos exames ela agia como um general, fazendo as duas estudarem até saberem os livros de trás para frente.
Já era de se esperar que Aline tirasse as notas que tirou: simplesmente exemplares. Só não tirou a nota máxima em poções, pois Snape descontou pontos por ter caído uns respingos para fora do caldeirão quando Aline acrescentou um dos ingredientes.
No geral, todos tiveram notas altas (as de Douglas estavam mais para razoáveis, considerando o pouco que ele estudou). Terminaram o ano com muito entusiasmo mas lembraram que tinham que ir embora. Estavam contentes mesmo assim porque iriam ver a família e os amigos novamente, mas passariam o verão inteiro com saudades de Hogwarts.
