Cap. 6
"O JANTAR"
O dia seguinte amanheceu bastante agradável. Assim, depois do café, os dois foram para os jardins onde Harry resolveu testar sua flauta mágica. Bastou algumas notas para comprovar que realmente funcionava, logo a garota esta cercada de pássaros que cantaram para ela uma linda canção que a deixou extasiada. O rapaz passou toda a manhã encantando pequenos animais para entretê-la (tomando cuidado para que eles ficassem longe do alcance do Bichento, que os rondava com um olhar um tanto malicioso), e só se deram conta da hora quando Sheila veio chamá-los para o almoço.
A tarde, como a manhã, passou rápida e logo estavam se arrumando para receber os Ferrie, que não tardaram a chegar. São recebidos com bastante formalidade, Harry (como um bom cavalheiro) se curva e beija a mão da Srª Ferrie e de sua filhas, e cumprimenta muito (mas muito mesmo) formalmente Edward (definitivamente não foi com a cara do rapaz, que o fazia se lembra do Draco) e seu pai (que logo notou, se sentia superior aos Granger por ter "um filho homem"). Após a recepção foram para a sala onde aguardaria o jantar; enquanto os adultos sentavam-se no sofá os garotos vão para a mesinha que ficava a um canto. Dagmar (que se sentara ao lado de Harry) passa todo o tempo se insinuando para o garoto, o que deixa Mione (que estava do outro dado do mesmo) muitíssimo irritada. Harry, que se sentia extremamente desconfortável com a situação tenta aliviar a tensão conversando com os outros, mas logo se arrepende. Edward, querendo mostrar que era melhor que o outro em alguma coisa, logo começa a citar os vários jogos de videogame em que era especialista; diante da provocação, Harry resolve mostrar que não se deixa impressionar facilmente, e também começa a citar nomes de jogos (não que ele sabia jogar algum, pois seu primo jamais deixaria que nem mesmo colocasse a mão no seu videogame ou em seu computador, mas de tanto ver Duda jogar {e xingar} os jogos decorou o nome de vários), o mesmo acontecia com programas de TV e filmes. Mary, vendo que a situação estava ficando preocupante, tenta mudar de assunto, e aparentemente dizendo a primeira coisa que vem a mente pergunta:
Como é a escola de vocês? – isso fez com que Harry e Mione se olhassem assustados um para o outro, cientes de que deveriam ter muito cuidado com a resposta.
Lá é muito legal, temos muitos amigos, e a biblioteca é enorme – responde Mione, enquanto entrelaça os dedos com Harry e aperta sua mão com força como que pedindo ajuda.
Temos um jardim bem grande que acaba na orla de uma enorme floresta, e temos também um campo, onde as equipes das casas jogam entre si, eu sou apanhador do time. – diz Harry ponderando bem as palavras.
Apanhador? - Pergunta Edward – você joga Beisebol?
Bem..., É..., é isso mesmo, e modéstia a parte, sou muito bom – se apressa em dizer Harry, se apercebendo de teria que ter ainda mais cuidado com as palavras.
Eu sabia, logo se nota que é um excelente jogador, pelo seu porte atlético, e desenvoltura – dizia Dagmar se aproximando mais do garoto (o que definitivamente Mione não estava gostando).
Deixem disso. Me conta Mione, como é a biblioteca, tem muitos livros mesmo? Será que possui alguns de poesias?
Só mesmo você para pensar em livros, hein Mary?
Para de implicar, Edward. Lá tem muitos livros sim, Mary, agora eu não sei se tem de poesias, não. A maioria são "livros didáticos" – diz Mione. (Logicamente não podia dizer que eram de feitiços.)
É uma pena, mas como disse o sábio rei Salomão: "Feliz é o homem que achou sabedoria e o homem que obtém discernimento, porque tê-la por ganho é melhor do que ter por ganho a prata, e tê-la como produto é melhor do que o próprio ouro" [provérbios 2:13, 14]. É melhor livros didáticos do que nenhum livro.
Tava demorando a fazer suas citações, hein Mary?
Já disse para de implicar com sua irmã, Edward, o que tem de mais em mostrar que é inteligente? – fala Mione gostando da mudança de assunto.
Não sei quanto a vocês, mas na verdade eu gostei da citação. De quem você disse que era mesmo, Mary? – fala Harry, que também queria mudar de assunto, deixando Mary com os olhos brilhando.
Do rei Salomão, ele foi um rei muito sábio que viveu no passado, escreveu três dos livros da bíblia, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos de Salomão. Eu não gosto muito do livro de Eclesiastes, mas os outros dois são muito bons. O primeiro, como o próprio nome diz são provérbios que ele compôs, a maioria ressalta a sabedora, a diligência, a responsabilidade e a obediência.
Com certeza, os dois últimos tópicos não se aplicam a você – cochicha divertida Mione no ouvido de Harry.
Muito engraçado – cochicha de volta.
O ultimo capítulo por exemplo, - continua Mary, que não havia prestado atenção aos dois - contém conselhos de como deve se comportar um governante, até mesmo na hora de escolher sua esposa, que não deve ser apenas bonita, pois como diz: "o encanto talvez seja falso e a lindeza talvez seja vã" [vers.30] (Mione lança um olhar bem significativo a Dagmar na hora). Já o livro dos Cânticos é uma homenagem que ele fez em forma de poema a uma camponesa por quem estava apaixonado.
É mesmo? E ele conseguiu ficar com ela? – pergunta desta vez Dagmar.
Não. Ela estava apaixonada por um pastor de ovelhas e não quis trocá-lo pelos confortos do palácio.
Que mulher burra! Se fosse eu não perderia uma chance dessas, já pensou morar em um palácio?
Nem todos são tão materialistas como você, Dagmar – diz Mione.
O que tem em gostar de conforto? Mas agora me diz, Mary, porque esse rei escreveu um poema se nem ficou com ela?
O livro é uma homenagem a ela, não só porque era muito bonita, mas também pela sua integridade moral. Salomão narra em versos suas tentativas de conquistá-la bem como as conversas que tinham, eu recomendo que leiam porque é muito bonito.
Era o que faltava ficar lendo a bíblia, enlouqueceu menina? Já não basta termos que ir a igreja todos os domingos?
Edward, você deveria aprender que se um livro existe há tanto tempo e ainda é lido por tantas pessoas regularmente algum motivo deve ter. Porque você não toma tempo e em vez de ficar plantado na frente da TV não tenta descobrir esse motivo? – finaliza aborrecida Mary.
É pra que eu ia querer fazer isso? Agora vamos mudar de assunto que já tá ficando chato.
Nessa hora, porém, Sheila chega avisando que o jantar estava na mesa cortando a conversa dos garotos. Enquanto se levantam Harry e Mione se dão conta que continuam de mãos dadas e se apressam em separá-las. Uma vez à mesa eles participam também da conversa dos adultos, onde Harry mostrou que o tempo que passou lendo as noticias não fora perdido, fazendo comentários bastante produtivos sobre praticamente todos os assuntos atuais que eram citados, o que deixou Mione radiante de orgulho e os Ferrie muito impressionados. Visivelmente chateado com a atenção que era dedicada ao outro, Edward tenta mudar o rumo da conversa, e talvez se lembrando da conversa que estavam tendo à pouco, mas ciente de que não teria como falar sobre livros ou poemas, solta:
Hei, ainda não contámos a novidade, sabiam que a Mary foi chamada para estudar em um internato? Um tal de "Hogats". – Harry e Mione se olham cúmplices diante da revelação.
EDWARD! Já dissemos para não ficar comentando isso por ai. – repreende a Srª Ferrie.
Meus parabéns, Mary, você vai para "Hogwarts" uma das melhores escolas de magia do mundo, se não for a melhor, é la que eu e a Mione estudamos – diz Harry sorrindo para a garota a sua frente.
VOCÊS ESTUDAM LÁ? – perguntam os Ferrie em coro.
É, estudamos, você logo vai ver que é muito divertido lá, Mary, nós aprendemos muito. Quando se formar você nem vai estar se reconhecendo, eu garanto – diz por sua vez Mione.
Mione tem razão, embora os professores as vezes sejam um tanto duros. É muito bom estudar lá, o ambiente realmente muda as pessoas, dependendo de suas companhias pode ser para melhor ou pior, embora se você não for da Sonserina, dificilmente será para pior. Olha a só a Mione, quando chegou lá era uma menina convencida, chata e mandona, mas bastou alguns meses e ela se tornou esta garota maravilhosa aqui do meu lado. - Mione fica completamente vermelha diante do comentário.
Sonserina? O que é Sonserina? - pergunta curiosa Mary.
É que os alunos são divididos em quatro casas, Sonserina é a pior de todas. Eu vou te emprestar o meu "HOGWARTS UMA HISTORIA" e você vai entender melhor.
Espero que realmente goste de ler porque aquele livro é enorme. Mas quanto às casas, é feito uma seleção quando se entra na escola, onde são analisadas suas principais qualidades para ver em qual casa você se daria melhor, mas vou te dar uma dica: "são nossas decisões, mais que nossa qualidades, que determinam quem somos" – fala enigmaticamente Harry
O que quer dizer com isso? – pergunta Mary.
Talvez um dia eu te explique, mas quero que saiba que sua vontade também é levada em conta quando se é selecionado.
É mesmo?
É sim, se não fosse por isso eu não estaria na casa que estou. – responde Harry, o que faz com que Hermione o encare bastante assustada.
Como assim, Harry? – pergunta não conseguindo segurar a curiosidade.
Um dia eu te conto.
Mas voltando ao assunto – diz a Srª Ferrie – vocês acham mesmo que é uma boa idéia que a Mary vá para a escola de vocês?
Com certeza, a magia mal empregada pode causar muitos problemas. Por exemplo, um dia eu transformei minha tia em um balão, em outro eu soltei uma cobra no zoológico que saiu correndo atrás de uns garotos. Por isso que nós estudamos, para que não ocorram "acidentes" como esses.
Vendo desse ângulo realmente acho que é bom que ela estude então. – finaliza a discursão o Sr. Ferrie.
Após o farto jantar (Sheila havia se superado) voltaram para a sala de estar, desta vez, no entanto, todos se sentaram juntos pois os adultos queriam continuar a conversa com Harry entre eles, deixando os outros jovens um tanto aborrecidos com isso (com exceção de Hermione, que se mostrava muito orgulhosa em relação ao amigo), já que não eram capazes de participar da conversa como o garoto. Cerca de meia hora depois acontece.
O capítulo em questão (o cap 31) não foi escrito pelo rei Salomão mas sim pelo rei Lemuel, e são, em suas próprias palavras, conselhos que sua mãe lhe deu quando assumiu o trono. O capítulo contem vários conselhos para torná-lo um bom rei desde evitar se deixar levar pela bebida, até nunca deixar de ser justo mesmo a favor dos de poucos meios, mas a maior parte do capítulo se dedica as qualidades que deveria procurar em uma boa esposa cujo "valor é muito maior que o de corais" (ver.10) {eu acho que a mãe dele não gostou da nora e deu os conselhos para que ele escolhesse melhor a próxima esposa já que podia ter mais de uma}
O livro realmente é muito bonito, mas já aviso as feministas de plantão que devem levar em conta a época em que foi escrito (sua escrita foi completada em 1020 AC) ou vão levar alguns elogios como ofensas. O capítulo 1:9 por exemplo era um elogio a postura majestosa dela mas hoje seria uma grande ofensa (uma vez eu o recitei para uma garota largar do meu pé).
NOTA
antes que comecem a me mandar e-mail eu vou dizer: o texto que li pra garota se encontra em Cânticos (Cantares) de Salomão cap. 1 vers. 9. LEIAM ANTES DE ME PERGUNTAREM O QUE TA ESCRITO. A Bíblia esta disponível, toda ou em parte, a cerca de 90% da população MUNDIAL, no Brasil quem não tem conhece alguém que tenha, alem do mais a maioria das escolas a contem em suas bibliotecas. Assim procure o texto leia, vão achar interessante. Se depois de lerem ainda quiserem me mandar algum e-mail comentando o assunto, podem se sentir à vontade.
