Depois da batalha contra Agrahim, os mundos da Luz e da Escuridão se juntaram, formando um único mundo, onde o Bem e o Mal estavam equilibrados.
As criaturas do bem não mais precisavam se esconder, e dividiram a floresta com as criaturas do mal, vivendo pacificamente.
Após três anos, o tio do Link tinha aberto uma loja de espadas junto com os anões ferreiros e os gêmeos marceneiros, que forneciam carvão. O ladrão que ficava na entrada do deserto foi contratado para arrombar cadeados emperrados.
A bruxa que vendia poções se transformou em uma fada.
Link descobriu ser irmão de uma das descendentes dos Sete Sábios, que não era Zelda, e foi trabalhar com seu tio. Forjou para si uma réplica da Espada Mestra para guardar como recordação.
À noite, Link ouviu um barulho estranho no rio ao lado de sua casa. Pegou sua espada e foi ver o que era. Chegando no local, viu uma mancha negra no fundo do rio. Empunhou sua espada em posição de ataque e fez sua ponta brilhar. Viu uma criatura estranha dentro do rio, então desceu a escadinha que levava para dentro. A criatura saiu do rio e empurrou Link para dentro d'água. Ele saiu da água e atacou a criatura usando a réplica da Espada Mestra, arrancando um dos quatro tentáculos do bicho, que saiu voando para as montanhas.
Link voltou para sua casa a fim de descansar, no dia seguinte iria atrás da criatura. Logo pela manhã, Link pegou seus artefatos que usara anos antes para salvar a princesa e rumou à cavalo para as montanhas.
Chegando lá, viu a criatura, seu tentáculo arrancado havia se regenerado. Link desceu do cavalo, empunhou sua espada e seu escudo e partiu para o ataque. De repente, de sua espada saiu uma brilhante luz azul e Link sentiu uma energia familiar vinda da arma; era como se ele voltasse a empunhar a Espada Mestra. Atacou o inimigo, e ao desferir o primeiro golpe, teve certeza que realmente era Ela. Derrotou o inimigo com facilidade.
Link voltou para casa e contou a história ao seu tio. Ao mostrar a espada para os trabalhadores e seu tio, eles confirmaram que era a Espada Mestra, e Link ficou com Ela. E mais tarde casou com a princesa Zelda e passou a ser o rei de Hyrule.
