Capítulo 10: Quadribol


Naquele seu primeiro ano em Hogwarts, Christine passou a sentir uma tensão que apenas catorze pessoas em Hogwarts sentiam, e graças a Adonaiapenas uma vez por ano: a tensão entre os jogadores de quadribol que iriam fazer a partida de Grifinória contra Sonserina. Ainda mais agora que Harry e Draco eram os capitães, parecia que a qualquer momento um conflito iria incendiar-se em Hogwarts entre as Casas do Leão e da Cobra.

Christine sentia a tensão aumentando dia após dia, conforme os treinamentos e os comentários e fofocas de bastidores fossem aumentando. Essa tensão ficava cada vez maior, até o ponto de ficar quase incontrolável. Ela própria estava muito envolvida, principalmente pelo fato de ser a substituta de Angelina Johnson, que tinha sido uma das maiores artilheiras de todos os tempos da Casa de Gryffindor. Claramente, os sonserinos ficavam se perguntando se aquela americana realmente levava jeito em quadribol:

- Eu li em Quadribol através dos tempos - disse Pansy Parkinson, uma das mulheres, bruxas ou trouxas, mais fúteis que Christine já tinha conhecido - que os americanos não sabem jogar quadribol... Então, Potter fez uma péssima escolha em colocar essa sangue-ruim no time.

Claro que todas as sonserinas riram da cara de Christine. Foi quando Christine, que sabia ser venenosa quando necessário, disse:

- Ei, Parkinson, você acha que eu não sei jogar quadribol? - disse Christine - Que interessante... Que tal provarmos isso? Um joguinho amistoso, você contra eu, só que com todas as bolas, ou seja: goles, balaços e pomo. Podemos ver se isso é interessante para você...

Pansy não era louca de desafiar Christine. Claramente, o desafio incomodou outra sonserina, Emilia Bulstrode:

- Ei, garota, o que você pensa que é para desafiar a Pansy assim? Ela arrebenta você no quadribol a qualquer hora, em qualquer lugar...

- Então, que prove. - disse Christine.

Bulstrode estava tentando avançar para cima de Christine, quando o resto do time de Grifinória se aproximou, inclusive com a intimidante visão dos gêmeos Weasley portando os bastões para rebater balaços:

- Então, Bulstrode? - disse Fred - Que tal você e a Pansy mais alguém da sua corja, contra eu, o Rony e a Chris? Nem precisamos do Harry...

Bulstrode pensou (!) e decidiu que não valia a pena arriscar:

- Lembre-se que sou batedora, Tanenbaum. - disse Bulstrode - Você nem vai conseguir ver o que a atingiu...

- Se você ver o que atingir primeiro, você quer dizer, Bulstrode.

Claro que Bulstrode estava a ponto de explodir, mas era temerário lutar contra a Grifinória ali. Ela então virou-se e voltou para as Masmorras da Sonserina.

No dia do jogo, Christine acordou cedo, retirou a Tanahk, sua vassoura e sua veste de quadribol e desceu em direção do Salão Comunal. Vestiu então as vestes e abriu a Tanahk, meditando em muitos salmos e textos sagrados para inspirá-la. Claro que ela não percebeu que Harry, Rony e Mione desceram e a viram fazendo tal meditação:

- Chris, o que é isso? - perguntou Rony.

- A Tanahk, o livro sagrado que contem as leis que Adonai deu a Moises quando ele retirou meu povo das mãos de Faraó e as profecias que foram colocadas por Adonai na boca de seus profetas por todos os tempos passados, e as canções de inspiração que Adonai colocou para que os homens glorificassem Aquele Que Os Criou.

- Puxa... - disse Hermione - E você está meditando no livro?

- Sim... Para que Adonai inspire em nós a vitória.

- Então, vamos tomar café e esperar pelo melhor. - disse Harry.

Os quatro desceram ao Salão Principal: Harry ainda tinha sua Firebolt, que tanto lhe ajudara no passado, entre outras coisas (conforme Christine descobrira conversando com os três amigos) na primeira tarefa do Torneio Tribruxo. Rony vinha com sua novíssima Nimbus XL, um modelo que era muito mais estável, embora fosse um pouco mais lenta que as Firebolt. E Christine carregava sua Silent Hill, uma vassoura simples e eficiente, bem ao estilo da dona.

- Pronto para perder, Potter? - disse uma voz bastante conhecida dos quatro. Draco Malfoy.

- Malfoy, porque você não vai cuidar da sua vida e para de nos encher o saco? - respondeu rispidamente Rony.

- Weasley, você andou roubando Gringotes? Ou será que aquela sua irmãzinha andou se oferecendo para o Harry e ela te comprou a vassoura?

- Ora, seu... - ia dizendo Rony, avançando para cima de Draco. Os outros Weasley, Gina incluída, foram partir para cima do loirinho aguado.

- Não esquentem com ele! - disse Hermione.

- Guardem a raiva para o quadribol! - disse baixinho Harry.

- O sábio respeita o próximo, mas a discórdia é semeada pelo ímpio. - disse Christine para Draco, ainda tomando seu café, olhando para sua tigela de flocos de milho. Christine não colocara entonação nem força na voz, deixando que ele corresse límpido.

- Já lhe disse, e vou repetir, Tanenbaum: profecias trouxas nada significam para mim! - disse Draco.

- E quem disse que isso é uma profecia? Isso são palavras de sabedoria...

- E eu tenho uma palavra de sabedoria para você, sangue-ruim: não me enche!

Christine simplesmente tirou Rony de perto, junto com Harry e Hermione.

Depois de um café da manhã bastante inspirador, e com um dia claro e límpido, os sete jogadores da Grifinória foram ao vestiário. Harry colocou a braçadeira dourada com o brasão do Leão e foi dar a última preleção:

- Por mais incrível que possa parecer, esse é o jogo mais importante do quadribol desse ano. Espero que vocês estejam dispostos a tudo para vencer! Estão prontos? Vamos lá!

Os sete jogadores montaram em suas vassouras. Foi quando Lino Jordan, o locutor oficial das partidas de quadribol de Hogwarts anunciou:

- E entra em campo o time de Grifinória! Após um ano sem o Torneio de Quadribol, os times voltaram bem diferentes, e Grifinória não foi exceção: os Leões não contam mais com Olívio Wood e Angelina Johnson. Vamos saber então a escalação para esse ano: no Gol Ronald Weasley; Artilheiras: Katie Bell, Alicia Spinnet e Christine Tanenbaum; Batedores: os gêmeos Fred e Jorge Weasley; e apanhador: o capitão Harry Potter.

As casas de Corvinal e Lufa-Lufa apoiaram uma salva de palmas e vivas para o time de Grifinória. Christine sentia-se contagiada pela alegria das torcidas: em Salem, mesmo tendo ganhado as quatro Taças de Quadribol que disputara pela Sigma, os alunos não se importavam com isso. Na verdade, Christine nunca ganhou por méritos próprios, embora reconhecidamente fosse uma boa jogadora de quadribol, e sim pelo fato de os times das outras Irmandades serem simplesmente terríveis, jogando um Quadribol xoxo e sem personalidade.

As sete vassouras dos sonserinos apareceram. Sete vassouras Firebolt, Harry percebeu.

- E o time de Sonserina entra. Agora tendo como capitão Draco Malfoy, o time foi totalmente modificado, comportando uma estrutura ainda mais violenta e eficiente que a dos tempos de Marcos Flint. A escalação é: no gol Bletchy; Artilheiros: Goyle, Mortague e, de última hora, Parkinson; Batedores: Bulstrode e Crabbe; e Apanhador: Malfoy.

As vaias intensas cobriram das demais casas cobriram os aplausos da Sonserina para seus "atletas".

Quando a Madame Hooch pediu para que Harry e Draco se cumprimentassem, eles deram as mãos, mirando nos olhos como se um tivesse disposto a matar o outro a qualquer instante! Christine não sabia o que aconteceria, e temia que pudesse ver a ocorrer algo mais sério, mas claramente ela não temia Draco Malfoy. Montou em sua Silent Hill e esperou a goles ser lançada.

Quando a goles começou a se mexer, Goyle e Mortague se emparelharam ao lado de Christine, tentando pressioná-la, mas deram-se mal: Grifinória conseguiu apanhar a goles antes de Sonserina.

"E o jogo começa bastante nervoso: Tanenbaum passa para Spinnet, que carrega a goles, mas é bloqueada por Mortague. Tanenbaum avança em velocidade pelo lado e recebe o passe longo de Spinnet, até que é bloqueada por Parkinson..."

- Vejamos agora, sangue-ruim, o que você pode fazer. - disse Parkinson.

- Se não quiser ter a língua arrancada, é melhor não me encher. - respondeu Christine.

Christine percebeu que Alicia e Katie estavam do seu lado, e a idéia lhe passou pela cabeça:

- Garotas, como treinamos!

"Christine passa a goles para Alicia, que carrega rapidamente a goles. Ela estão se aproximando da pequena área e... O que é isso? Katie e Christine estão voando como de encontro contra Alicia!"

- Agora, Chris! Manda ver! - disse Alicia, passando rapidamente a goles para Christine no momento em que as três vassouras se cruzaram.

"E... INCRÍVEL! QUE GOLAÇO! GOL DA GRIFINÓRIA! O primeiro da atacante Tanenbaum, em uma manobra de tirar o fôlego, e também o goleiro da jogada, completada por um ótimo passe rápido!"

- Esse é o poder dos Chicago Ghostriders! O Ataque dos Cavaleiros Fantasmas! - disse Christine, apontando para todos, mas metralhando Parkinson em especial com os olhos.

"A goles retorna ao jogo, e Goyle a apanha, quando avança rapidamente contra o gol da Grifinória. Ele chuta e... DEFENDE WEASLEY! Christine pega a goles e passa para Alicia!"

- Agora, a segunda manobra! - gritou Katie.

"Dessa vez é Katie Bell que voa no meio do Ataque dos Cavaleiros Fantasmas!"

- Nada feito, Bell! - disse Bletchy, indo em direção da mesma baliza aonde Christine marcou da outra vez - Dessa vez você não vai me enganar!

- Gotcha! - sussurrou Christine.

"E é novamente GOL DA GRIFINÓRIA! Spinnet marca arremessando a goles no aro do lado oposto ao que a goleira Sonserina estava! Grifinória 20, Sonserina 0, em, sem sombra de dúvidas, uma das maiores apresentações de Quadribol desde a época de Tiago Potter!"

- Manda ver, Chris! - disse Hermione.

- Acaba com a Sonserina, Harry! - gritou Gina.

- Vamos arrasar a Sonserina, Chris! - disse Neville, com um entusiasmo atípico.

"E a goles está novamente na mão da Grifinória! Spinnet, Bell e Tanenbaum carregam a goles pelo meio da defesa Sonserina, com uma rápida troca de passes, que a defesa Sonserina não consegue acompanhar. Elas se aproxima, da defesa adversária!"

- Agora é minha vez! - disse Christine, pegando a goles e indo para o meio da formação do Ataque dos Cavaleiros Fantasmas.

- Deixa a sangue-ruim comigo! - disse Crabbe, rebatendo um balaço contra Christine.

"UUUFFF! Christine foi atingida no braço no momento da virada, mas ela tinha passado a goles em segredo para Alicia, que chuta cruzado e MARCA! GOL DA GRIFINÓRIA! Grifinória 30, Sonserina 0!"

- Isso aí! - gritou Harry, quando viu um ponto dourado.

- Chris, você tá legal? - perguntou Katie, passando ao seu lado.

- Tou! - disse Christine, mesmo com a mão no braço não indicando isso.

- Olha lá, Chris! - disse Katie, enquanto os jogadores percebiam que Harry e Draco faziam a corrida pelo pomo.

"Draco e Harry disputam a corrida pelo pomo de ouro!"

- Droga, não estou vendo nada! - disse Christine.

- O que foi?

- Isso não está certo... Essa corrida está estranha.

- Deixa de ser paranóica, Chris. - disse Katie.

- Agora estou vendo! O Draco está quase pegando! - disse Christine.

- Aonde? - disse Bell, parando sua vassoura logo ao lado da de Christine.

- Ali! - disse Christine, apontando para um ponto dourado, deslocando-se rapidamente.

- Boa visão! - disse Spinnet, que posicionava-se do outro lado.

- O Harry vai emparelhar e passar! - disse Rony.

- Vai nessa Harry! - gritaram em coro os gêmeos

Christine reparou então que Bulstrode se posicionou de forma a esperar um balaço e o mandar contra Harry. Ao mesmo tempo, o outro, rebatido por Crabbe, vinha na direção da própria Christine.

- A Bulstrode vai tentar rebater o balaço no Harry! - disse Rony.

- Droga! Não vamos chegar a tempo nos dois. - disseram os gêmeos em coro.

- Sai da frente! - disse Christine, virando sua Silent Hill.

Foi a vez de Christine dar o show.

"Christine vira-se e rebate o balaço com a cauda da vassoura, que atinge violentamente Bulstrode no braço."

- Cadela! - gritou Bulstrode.

"E Harry apanha o pomo! Grifinória atropela Sonserina em 150 a 0!"

Todos os jogadores grifinórios desceram ao chão para comemorar, enquanto Harry ainda segurava o Pomo de Ouro nas mãos. Christine, tão logo desceu, isolada dos demais, desmontou de sua vassoura, e, ajoelhada e olhando aos céus, apontou-o com os dedos indicadores e gritou:

- O Senhor dá, o Senhor tira! Bendita seja a Sua Vontade! Ouve, ó Israel! O Senhor, seu Deus, o Senhor é o Único!

E a comemoração daquela primeira e importantíssima vitória do quadribol foi uma das lembranças mais marcantes daquele primeiro ano de Christine em Hogwarts.