Herumorë: Não se vá ainda... Eu preciso dizer uma coisa... Eu amo você.
Não havendo nenhuma reação da parte dele, a elfa sentiu as coisas mudarem. Era como se nada mais importasse e tudo o que estivesse a sua volta estava paralisado, em tons monocromáticos. Desejaria mais do que tudo que os olhos dele reabrissem, mas não sabia e nem tinha como fazer isso: era tarde demais. Ainda deitada sobre ele, fechou os olhos e sofreu, como nunca havia sofrido antes. Sentiu que sua alma estava sendo trocada, como se no lugar de uma amarga alma escura e revoltada, surgisse uma doce inocência que ainda tinha quando era criança. Então, adormeceu.
Ouve-se um som conhecido
Herumorë: (Acordando) Morë Diamond?
O cavalo estava tentando acorda-la há muito tempo, o dia já havia até clareado outra vez.
Herumorë: Eu ainda estou viva?
Por um momento sentiu-se feliz em saber que ainda estava viva, mas quando voltou sua cabeça para o lado, se recordou de tudo o que havia acontecido e a tristeza lhe voltou, porém, suas lágrimas haviam secado. Vendo que Morë Diamond estava abaixado para que ela subisse, colocou Legolas em cima do cavalo como pôde e subiu friamente.
Frodo: Lá está ela!
Aragorn: Posso saber onde você estava?
Gimli: Por causa disso nós nos atrasamos um dia, só para espera-la! Elfos, hunf! (ù.ú)
Herumorë não disse nada, apenas desceu do cavalo (estava vestindo o seu capuz negro) e quando avistou Lirth, caminhou até ela.
Herumorë: Feliz com o que fez?
Lirth: Como assim? Do que está falando?
Herumorë: Deixou ele sozinho em uma floresta cheia de orcs!
Aragorn: Legolas? O que aconteceu com ele?
Herumorë: (Apontando para cima do cavalo, onde estava o corpo do elfo)
Aragorn: Por Eru! Mas o que?
Herumorë: Eu não disse a vocês que ela não era de confiança? (olhando firmemente para Lirth) Viram! ELE ESTÁ MORTO! ... MORTO! (chorando com todo o ódio)
Por um momento todos ficaram calados, não podiam aceitar que Legolas tivesse morrido.
Aragorn: Herumorë, (tentando acalmar a elfa) não foi culpa de Lirth, ela se perdeu de Legolas, não conseguiu acha-lo e voltou para cá.
Herumorë: Seus ingênuos! É claro que ela tem culpa! (apontando a espada para Lirth) Sua desgraçada, você merece morrer! (pulando sobre a elfa amarela)
Aragorn: Herumorë! Chega! Estou mandando você parar! Não vê? Ele está morto, e não foi por culpa de ninguém, muito menos de Lirth. O mínimo que você pode fazer é se conformar e respeitar o descanso eterno dele!
Herumorë: (paralisada) ... Eu trouxe o corpo dele aqui para que pudéssemos fazer um sepultamento decente, como ele merece! Mas já que sou tratada assim, façam com o corpo o que bem entenderem, eu já sofri demais! (sai correndo para outro canto)
Gimli: O que há com ela?
Aragorn: Todos estamos sofrendo muito pela perda de um amigo, Gimli. (triste)
Lirth: Aragorn, eu...
Aragorn: Não precisa dizer nada, Lirth. Eu sei que você é inocente.
Lirth: Se me permitir, eu quero tratar do sepultamento dele, para que seja perfeito e como Herumorë disse, como ele merece.
Aragorn: Faça como preferir... Eu não quero estar aqui para presenciar.
Lirth: AAAAHHHHH!
Fim do capítulo – É, não acaba por aqui. O que será que vem por aí? Porque Lirth gritou? Céus! Será que o morto fora seqüestrado?
