"Você valoriza a existência das pessoas extraordinárias e momentos em que a história avança graças a elas. Tudo o que se imagina pode ser alcançado. Deve-se ousar sonhar. Mas não há substituto para perseverança e trabalho... e trabalho em equipe. Por que ninguém consegue sozinho. Se comemoramos a grandeza desses eventos e as pessoas que os realizam... não podemos esquecer o sacrifício daqueles que tornam possíveis tais realizações."¹
Lois andava nervosa pelo terraço do prédio, até que ao virar-se viu ele parado ali, com o uniforme de Superman, olhando para ela, como se os sete anos da sua partida se reduzissem ao ontem, a uma noite longe dali. Ela se aproxima lentamente, até que fala:
- Fiquei surpresa quando soube que voltou.
- Desculpa. – Ele baixa a cabeça humilde.
- Não, eu entendo, eu sei...A certas coisas que são necessárias, nunca me falaram que ficar ao seu lado seria fácil, eu sabia do preço resolvi pagar, as vezes devo confessar que me arrependi, mas as vezes via que tinha muita sorte, que o preço pode ser alto, só que o prêmio é muito bom.
- Eu soube...Meus pais me contaram.
- Que bom. Assim me poupa a parte das explicações.
Eles aproximaram o rosto lentamente, seus lábios se tocaram em um beijo casto, depois ele se afastou, subiu para os céus e sumiu, alguém precisava de sua ajuda. Ela olhava para o alto o vendo sumir no céu estrelado.
"Todos admiram os homens fortes que salvam o mundo, vêem sua importância, o imortalizam por seus feitos. E as mulheres que os acompanham nesta jornada? Elas passam apenas de belas figurantes compreensivas?...O que seria de Kennedy sem Jaqueline, de Jesus sem Maria, de Arthur sem Morgana, e tantos outros homens que precisaram de mulheres que os mantiveram íntegros e firmes na sua batalha. Parece que sempre estaremos entregues ao esquecimento"
Ela sai do ambiente frio do terraço, entrando na sala quente e aconchegante, caminha até o quarto de seu filho, onde este dormia calmo e em paz, ela escorou-se na porta e observava o menino de 6 anos dormir calmamente.
"Essas mulheres não precisam da história, pois elas sabem seus sacrifícios, mas sabem suas recompensas, e algumas delas homem nenhum poderá ter, apenas ela. E é um poder que apenas as mulheres possuem, o de gerar futuro, gerar outra vida. Por mais que os homens tenham feitos heróicos que evitem a morte do ser humano, a mulher tem um feito mais heróico ainda, o de dar vida ao ser humano, de garantir que a raça humana sempre estará viva."
Ela se aproxima da cama lentamente, beija a testa do filho, o embrulha novamente e sai do quarto lentamente fechando a porta atrás de si.
¹ Dana Scully olha para as estrelas e diz a Fox Mulder, no final do episódio, que sabe por que ele lhe deu um chaveiro da Apollo 11, como presente de aniversário. Seriado Arquivo X, episódio Lapso de Tempo - parte 2.
