Capítulo 11
Programa De Verão Para Crianças Dotadas Da Stark Industries
O ano de 2011 começou com a grande inauguração do Complexo Da Stark Industries localizado a uma hora da cidade de Nova York, lá, seria localizado o local da realização do Programa De Verão Para Crianças Dotadas, depois de um ano de espera quando na Stark Expo essas crianças foram selecionadas além de várias que mandaram pedidos durante o tempo em que ainda eram selecionadas, crianças do mundo todo estavam prontas para aprenderem e compartilharem seus conhecimentos e mudar o mundo em que vivem, Tony daria o primeiro empurrão rumo ao caminho certo, ônibus vieram e pegaram essas crianças do aeroporto e a transportaram para o Complexo em que todas tinham olhos admirados para a estrutura; Tony estava de olho nas imagens graças a Jarvis de crianças das mais variadas idades, crenças, etnia admiradas e dispostas as aprender, mas, ele tem olhos para algumas crianças específicas, Peter Parker, Harley Keener, Amadeus Cho; o filho da Dra. Helen Cho que já estava fazendo amizade com uma criança que já foi identificada como Riri Williams; que é companheira de quarto de Toni Ho; que segundo os arquivos é uma prodígio em engenharia. Tony garantiu que Peter Parker e Harley Keener fossem companheiros de quarto e que Amadeus Cho, companheiro de quarto de seu filho estivessem ao lado, mas, foi durante o almoço que Riri uniu os dois ao convidar Peter e Harley e se sentarem junto com o grupo e parecia que eles estavam formando uma amizade sólida.
Tony deu o discurso de boas-vindas as crianças e parabenizou todas elas por mostrarem capazes de estar entre se, como as grandes mentes do futuro e então deu início ao programa e assim começaram os trabalhos; uma semana se passou com essas crianças aprendendo com os melhores que existiam, Tony gostou especialmente de Betty Ross, parecia que essas crianças estavam atrás do conhecimento que ela tem e que não se importavam no momento que ela é a Red She Hulk, eles também não demonstraram nenhuma aversão a Hank McCoy devido a sua mutação, mesmo com os problemas lá fora, esse é um lugar para aprender e descobrir, além de inovar, mesmo com as críticas de grupos anti mutantes, Tony deixou claro que Hank com ou sem mutação se classifica como um grande cientista e inovador e que as crianças se beneficiariam com seu conhecimento, mesmo com alguns pais de início se recusando a mandar seus filhos para o programa devido ao preconceito contra o Dr. McCoy, Tony havia convencido a todos eles especialmente tocando que não teriam outra chance, que poderiam estar arriscando a chance de seu filho ou filha ganhar um Nobel ou arriscar futuras amizades em que juntos poderiam desenvolver algo que revolucionaria a humanidade; apelar para o prestígio e a riqueza pareceu convencer os pais e com isso, Tony deu início ao programa sem problemas.
Durante a semana, Tony teve conversas com alguns alunos que estavam sabotando trabalhos de quem ele achava que seria um concorrente direto, ele havia deixado claro que o programa não é uma competição e sim um local de aprendizado onde todos tinham o direito de aprender e compartilhar conhecimento e avisou que voltariam para casa se isso continuasse, felizmente isso parou; Tony também acompanhou a amizade se fortalecendo entre o grupo que seus filhos faziam parte; o grupo que se reuniu no primeiro dia; com o trabalho normal da Stark Industries e o programa, Tony não tinha tempo para vestir a armadura e por isso Rhodey estava pegando a folga, mas, ele mesmo afirmou que não se importava e que estava feliz de ver algo como o programa acontecendo e que faria isso todas as vezes. As crianças estavam sendo acompanhadas de perto por Glenda Rhodes, a esposa de Rhodey, sempre atenta a qualquer criança para não se forçarem ou o stress começar a agir sobre, claro com isso em mente, momentos de lazer com as crianças foram reservados, piscina, campos de grama, quadras para todas terem atividades ao ar livre e sair do complexo, muitas dessas crianças precisam de mais sol e com o programa, Tony garantiu isso.
Foi em um desses momentos de lazer das crianças em que Tony recebeu um aviso de Jarvis:
- O que é Jarvis? – perguntou Tony:
- Senhor, alarmes do perímetro foram violados! – disse Jarvis. Tony rapidamente correu para colocar a sua armadura:
- Eles passaram? – perguntou Tony:
- Medidas de segurança foram ativadas e eles receberam dardos tranquilizantes! – respondeu Jarvis – Eles foram nocauteados!
- Avise a Rhodes e a segurança! – disse Tony – Vamos prendê-los discretamente! Não quero causar caos no complexo ou em cima do programa!
- Sim senhor! – disse Jarvis.
Com Rhodes, veio o FBI, os agentes com os sirenes desligadas foram discretos em prender os atacantes e coloca-los em furgões e manda-los para a prisão do FBI, foram despidos de tudo o que estavam carregando e revistados minuciosamente para qualquer objeto que possa estar escondido, esses mesmos atacantes acordaram com roupas de prisão em celas com agentes do FBI armados vigiando eles e um agente sênior pronto para perguntar quais advogados deveriam chamar; Rhodes, Tony e Pepper estavam no prédio do FBI, os agentes forenses estavam investigando os objetos dos atacantes:
- Dr. Stark! Sra. Stark! Coronel Rhodes, bem-vindos! – disse um agente se aproximando – Agente Blake; esse é o meu parceiro; Agente Ryan!
- É um prazer agentes! – disse Tony apertando a mão dos dois agentes, assim como Pepper e Rhodes:
- Estamos no processo de identificação dos atacantes! – disse Agente Ryan – Seus equipamentos estão sendo analisados e já tem uma opinião de serem profissionais!
- Eles iriam me enfrentar em uma armadura! – disse Tony – Minha esposa também!
- Compreensível! – disse Agente Blake – Tiramos fotos das tatuagens, podemos de primeira dizer que alguns já foram militares, a maioria talvez em forças especiais!
- Mercenários! – disse Rhodes:
- A nossa opinião também! – disse Agente Ryan – Mas, algumas tatuagens chamaram a nossa atenção por serem novas e então foram as primeiras identificadas!
- Vocês já têm o resultado? – perguntou Pepper:
- Sim! – respondeu Agente Blake entregando a foto da tatuagem de um dos mercenários para Rhodes em que Pepper e Tony se aproximaram para ler – Identificamos alguns desses mercenários participantes de um grupo chamado Amigos Da Humanidade!
- Um grupo de racistas que acredita na superioridade humana e que os mutantes devem ser exterminados! – disse Agente Ryan – Está ganhando força desde a Tragédia De Dallas ou como todo mundo se refere, o 15/07!
- Eu soube desse grupo, mais como ele estão sendo criados e ganhando força! – disse Tony:
- Pela primeira vez podemos encarar eles como uma organização criminosa e não somente um grupo de ódio que não fez nada para justificar uma ação mais enérgica além de vigiar! – disse Agente Blake:
- Houve mais uma identificação? – perguntou Pepper:
- Sim! – respondeu Agente Ryan entregando a foto de uma tatuagem de um dos mercenários – Alguns deles trabalham para Ulysses Klaue!
Tony fechou os olhos e respirou bem fundo:
- "Bem, merda"! – pensou Tony.
Ele sabe sobre os dois, Tony tem conhecimento de sobre eles, claro que te rum padrinho mutante, um dos mais poderosos vivo e o mais poderoso telepata atualmente lhe torna consciente das ameaças contra os mutantes e os Amigos Da humanidade é um deles, mesmo Charles confiante de que X-Factor vai cuidar deles não deixa que a preocupação de Tony desapareça, é claro que ele nunca imaginou que eles atacariam um complexo onde crianças inocentes estavam lá apenas para aprender e compartilhar conhecimento; Os Amigos Da Humanidade são um grupo de ódio completo contra os mutantes, fundado por Graydon Creed, descendente do irmão de Victor Creed, o Dente De Sabre, o cara deve sempre estar com raiva imaginando o seu sobrinho se tornando um ativista contra os direitos dos mutantes além de um terrorista recorrendo a qualquer meio para destruir os mutantes; qualquer pessoa pode reunir um grupo e expressar suas opiniões e debater qualquer tipo de solução, mas, as coisas sendo escaladas para atos de terrorismo é o suficiente para colocar as autoridades em cima desse grupo; não é diferente dos Amigos Da Humanidade. Agora, o caso dos soldados de Ulysses Klaue é outra situação; seu pai; Fritz Klaue; filho de pais alemães e nascido na Bélgica; se mudando para a Alemanha e integrando o seu exército, inteligente e um estrategista nato logo alcançou o posto de Coronel Do Heer (Exército Alemão), membro do Partido Nazista e também membro do Afrika Korps durante a Segunda Guerra Mundial ao qual atacou o país isolado Wakanda disposto e descobrir seus segredos e se esse conhecimento serviria a causa nazista; o que Fritz Klaue viu passou para seus filhos, Ulysses e Julia Klaue, tanto que Ulysses roubou o vibranium de Wakanda e sempre usaria a chance de roubar mais, especialmente disposto a vingar a humilhação que Fritz Klaue sofreu quando foi derrotado por Wakanda.
Como Tony sabe sobre o desenvolvimento de Wakanda estar superior ao mundo em questão de décadas; Tony conheceu Ulysses Klaue apenas uma vez em uma conferência de armas; apenas uma vez, mas, o homem fala, muito; muito mesmo e com isso Tony e qualquer senhor da guerra que estava perto para escutar; qualquer bandido escutou Klaue falando sobre a experiência dele e de seu pai com Wakanda e com isso, percebendo o perigo que seria esses tipos de pessoas com vibranium, Tony passou a vigiar Wakanda e então Tony tinha os rostos da família real, assim como seus nomes, claro, ele teve que arregaçar as mangas e escrever uma nova linguagem de programação para passar pelos firewalls de Wakanda e ter acesso discreto ao país; por isso ficou surpreso quando reconheceu a inscrição da Princesa Shuri De Wakanda, a filha mais nova do rei, com uma identidade falsa, ele logo queria recusar e mandar um e-mail deixando bem claro que ele sabia sobre eles, mas, então, ele imaginou que a princesa sendo um gênio queria conhecer outros gênios que a pudessem acompanhá-la em sua inteligência, por isso, Tony permitiu a inscrição dela e logo ela estava fazendo amizade com o grupo que seus filhos faziam parte e o grupo todo se dá muito bem e também não impede que tenham amizade com outras crianças fora do grupo.
Agora, Tony tem que cobrir a falha de sua segurança, Klaue sabe que a Princesa Shuri De Wakanda está no programa, está em Nova York, o mais vulnerável possível e não poderia desperdiçar a chance e os lucros que teria sequestrando a princesa e também ter acesso a sua inteligência e sabendo apenas uma vez de Klaue, a parceria com os Amigos Da Humanidade foi o momento de oportunidade. Tony deixa as coisa com o FBI e a Interpol, afinal, eles também estão caçando Klaue, não somente o vibranium que ele roubo, suas mãos estão em vários negócios ilegais; somente coube a Tony lidar com a tempestade que surgiu quando a notícia surgiu na imprensa, Tony passou o resto do programa tranquilizando os pais e garantindo a segurança deles e de fato, mostrando que foi sua segurança que impediu a invasão dos Amigos Da Humanidade; quanto a Ulysses Klaue, esse permaneceria em segredo, especialmente devido a ele ser um homem difícil de encontrar e também Tony queria avisar pessoalmente a Família Real De Wakanda e claro não trazer o dito país para os holofotes; Tony não seria o cara que pressionaria, ele esperaria que eles dessem o primeiro passo e então Tony apreciaria o desafio. O programa durou um mês e tirando a tentativa de invasão, foi um sucesso; a Stark Industries deu certificados oficiais a todas as crianças participantes com a assinatura de Tony e não somente deu a eles o conhecimento; a chance de enriquecer o próprio conhecimento, mas, a chance de estar entre iguais e de serem capazes de fazer amizades e de descobrirem que poderiam crescer cada vez mais alto; o grupo que seu filhos fizeram parte é um exemplo disso quando juntos construíram um foguete que lançaram e foi um sucesso, mesmo separados por grandes distâncias eles garantiram que manteriam contato e nos dias seguintes depois do programa Tony viu que isso é verdadeiro quando seus filhos mantinham comunicação com os novos amigos.
Wakanda surgiu a muito tempo quando um meteorito de vibranium caiu na Terra, precisamente na África Oriental; cinco tribos que guerreavam entre se sobreviveram e tomaram isso como um sinal dos deuses para parar a guerra e se unirem e assim nasceu Wakanda; essas cinco tribos explorando o meteorito começaram a aprender a usar o vibranium e logo tinham as melhores armas que lhe permitiram expandir o seu território e formando o país como é conhecido atualmente; daquela cinco tribos surgiu um homem que havia dito que o meteorito é um sina dos deuses e que seu presente deve ser protegido e somente usado por eles, ele se tornaria o primeiro Pantera Negra e o primeiro Rei Da Wakanda; foi somente na Era Das Colonizações que Wakanda decidiu definitivamente se isolar do resto do mundo e permaneceu assim por séculos enquanto assistia aos outros ao redor do mundo em guerra, em doenças e em pobreza; Wakanda se desenvolvia e prosperava; atualmente o mundo está chegando perto do desenvolvimento de Wakanda sendo impulsionado por algumas das mentes mais inteligentes do mundo e uma dessas mentes se chama Tony Stark; um homem que está dando saltos gigantes na tecnologia e mostrando ao mundo o novo elemento que seu pai havia criado, o Starkium e isso de fato, chamou a atenção do Rei De Wakanda, T'Chaka; entre os seus deveres como rei, ele conseguiu tempo para acompanhar os trabalhos de Tony Stark e talvez seja por isso e também para deixar sua filha feliz que permitiu que Shuri fizesse parte do Programa De Verão Para Crianças Dotadas Da Stark Industries; depois de um mês, sua filha estava de volta para Wakanda, para sua casa:
- Baba! – disse Shuri pulando e abraçando T'Chaka que riu muito e abraçou de volta:
- Agora Shuri! – disse Ramonda chamando a atenção de sua filha – Um mês longe de casa e já esqueceu o protocolo?
- Não se preocupe querida! – disse T'Chaka – Eu não me importei que T'Challa segue os protocolos quando tinha a idade dela!
- Eu sei! – disse Ramonda sorrindo – Mas, seria um constrangimento se tivesse mais alguém além das Dora Milaje!
- Eu não ligo! – disse T'Chaka – Você sabe disso esposa, mais importante nesse momento é ver meus filhos felizes!
- O meu também marido! – disse Ramonda terminando a conversa:
- Agora Shuri, me diga como foi nesse programa! – disse T'Chaka.
Shuri começou a contar sobre os seus dias nos EUA com o programa e convivendo com outras crianças inteligentes como ela, conhecendo as maiores mentes do mundo; T'Chaka claro que estava vendo a felicidade de sua filha e a promessa que os amigos que ela fez manteriam contato; então seus filhos T'Challa e Jakarra vieram escutando Shuri contando tudo o que havia acontecido, detalhando cada coisa; ambos os irmãos estavam escutando, mas, T'Chaka estava olhando para seu filho amis velho T'Challa, ele podia estar atento, mas, em seus olhos havia uma tristeza e uma distância que ainda não o permitiu de desconectar do ambiente; essa tristeza vinha dos término do relacionamento com Ororo Munroe; uma mulher mais velha namorando seu filho, ela conhecia o segredo de Wakanda, mas, ainda sim, uma mulher de extrema confiança e poderosa; seus poderes capazes de controlar o clima a ponto de ela receber o nome de Tempestade; ela é reconhecida por todo o continente trazendo água nos tempos de maior necessidade ao continente e o povo da África a via como uma deusa; seu possível casamento entre seu filho e Tempestade faria o casal mais poderoso que já governou Wakanda, mas, nesse caso não é para ser.
Sua filha terminou o relato e em seguida saiu para seu laboratório entusiasmada certamente querendo se atualizar das inovações que aconteceram enquanto ela estava fora, além e colocar em prática as ideias e as discussões que teve no programa:
- Eu vou tentar trazê-la de volta! – disse Ramonda se levantando sorrindo – Ela nem descansou!
- Me chame se precisar de ajuda esposa! – disse T'Chaka – Afinal, ela é uma força da natureza!
- Eu posso com ela marido! – disse Ramonda divertida indo atrás de sua filha.
T'Chaka olhou para os seus filhos que ficaram e os três discutiram o que fizeram o dia todo; T'Chaka viu que estava na hora de trazer seus filhos para cada vez mais perto dos caminhos do política, burocracia, diplomacia de governar Wakanda; Jakarra ainda tinha alguns anos pela frente antes de encarar esse enorme trabalho, T'Challa estava entrando lentamente, T'Chaka viu que seu filho é mais guerreiro do que político e por isso estava indo lentamente, mas, ele viu que está na hora de acelerar as coisas, enquanto para Jakarra, ele tinha que encontrar algo que ele gostaria de fazer; T'Challa é um verdadeiro guerreiro, Shuri é uma cientista, mas, Jakarra estava apenas ali, não se destacando, apenas ofuscado pelos seus irmãos e T'Chaka teme que isso pode ter consequências no futuro.
O Rei T'Chaka estava em seu trabalho diário; nunca é fácil cuidar de um reino inteiro; especialmente quando esse reino é isolado e mente para o mundo todo sobre suas verdadeiras capacidades; nesses últimos anos T'Chaka mantem para se mesmo o pensamento de abrir Wakanda para o mundo, sair do isolamento, pedir desculpas por qualquer falha que tenha cometido com os outros países e tentar construir pontes e parcerias; T'Chaka sabe que não existe amizades entre os países, apenas interesses mútuos e parcerias; quando os interesses se diferem, ainda se tenta encontrar um meio termo, mas, as vezes acaba com os dois países em lados opostos; T'Chaka sabe que não enfrenta esse tipo de problema, afinal, Wakanda não tem pontes, mas, também ele sabe que as parcerias superam qualquer tipo de problema que elas podem trazer e talvez para Wakanda evoluir mais uma vez precise encarar os pecados do passado, perdi perdão e sair mais forte; talvez seja a hora dele mesmo encarar o passado e perdi perdão; seus pensamentos saem quando um alerta de seu computador holográfico alerta um e-mail; T'Chaka acessa e quando o lê fica completamente surpresa; ainda surpreso, manda chamar a sua família; eles chegam se espalhando pelo seu escritório curiosos com a chamada inesperada:
- Algo aconteceu Baba? – perguntou T'Challa:
- Sim! – respondeu T'Chaka – Recebi um e-mail que é revelador e perturbador ao mesmo tempo!
- Que tipo de e-mail marido? – perguntou Ramonda:
- Leiam! – respondeu T'Chaka enviando o e-mail para todos para que lessem através das Contas De Kimoyo De Acesso Remoto:
"Sua Alteza".
"Eu tenho motivos para estar mandando essa mensagem para você e sua família; grandes motivos, normalmente não me daria o trabalho de escrever a você; afinal, não temos nenhuma relação e certamente meu pai azedou qualquer chance de isso acontecer, mas, não é por isso que escrevo, vou voltar ao assunto do meu pai mais tarde. Devo dizer que passar pelos seus sistemas foi uma das coisas que mais tive prazer de fazer, a muito tempo que não tinha um desafio como esse em que me obrigou a ficar totalmente focado e escrever uma nova linguagem de computação; eu ficarei bastante feliz se um dia Wakanda se abrir para o mundo, o desafio que trará será incrível; de qualquer forma; atravessar sua programação foi para impedir de qualquer chance de ser visto para avisá-lo que sei sobre sua filha, a Princesa Shuri, mesmo que ela tenha se inscrito com um nome falso certamente a ordem dos seus pais, eu sabia sobre quem de verdade estava entrando para o meu programa; eu a aconselho a ser verdadeira com seus novos amigos; amizades não duram se decidirem manter a mentira. Agora, o motivo para ter passado pela sua programação e estar mandando esse e-mail tem um único motivo, um nome na verdade. Ulysses Klaue. Conheci Klaue apenas uma vez em uma conferência de armas, foi apenas uma vez e aprendi que ele tem boca solta; ele fala muito e disse o bastante sobre Wakanda e tenho certeza que senhores da guerra, ditadores, terroristas e criminosos sabem sobre Wakanda e o vibranium e Klaue sabe sobre família real e quando Shuri veio para Nova York ele viu uma oportunidade e tentou sequestra-la, ele fez parceria com os Amigos Da Humanidade (um grupo racista contra mutantes), mas, não conseguiram avançar muito ou até mesmo entrar nos terrenos; oficialmente a tentativa de ataque veio dos Amigos Da Humanidade; o envolvimento de Klaue está encoberto, convenci as autoridades que Wakanda quer lidar com ele diretamente. Quanto ao meu pai adquirindo vibranium; bem, o metal vem do espaço em forma de meteorito; devo questionar fortemente a educação de Wakanda se não aprendem o que acontece com um meteorito que entra na Terra. Eu agradeço a sua atenção a esse e-mail Rei T'Challa e espero que sua filha, a Princesa Shuri apareça no ano que vem no meu programa."
"Tony Stark".
"Você sabe quem eu sou".
T'Chaka viu sua família em os mais variados graus de surpresa, mas, também havia outros sentimentos, incredulidade, medo, raiva, ele vai trabalhar agora para lidar com todos esses sentimentos:
- Bem, o que vocês têm a dizer? – perguntou T'Chaka:
- Como esse colono se atreve a ultrapassar nossa programação? – perguntou T'Challa. T'Chaka se sentiu decepcionado; somente nessa frase, o rei teria que revisar o sistema de educação de Wakanda e teria que ficar muito mais perto de seu filho para ensiná-lo a ser um governante; agora ele teria que educar seus filhos:
- Primeiro meus filhos; estou decepcionado com vocês! – disse T'Chaka:
- Baba? – perguntou Shuri e Jakarra ao mesmo tempo:
- Terei que revisar o sistema de educação de Wakanda somente com essa frase T'Challa! – disse T'Chaka – Primeiro, os Estados Unidos nunca fizeram parte da Era Da Colonização, na verdade eles foram colonizados; eles lutaram uma guerra para se libertarem; se você está se referindo a qualquer pessoa que tenha a pele branca como "colono" é insultuoso e racista meu filho; eu e Ramonda criamos você melhor do que isso!
T'Challa parecia genuinamente com vergonha:
- Espero que vocês entendam Shuri e Jakarra! – disse T'Chaka:
- Sim baba! – disseram os dois irmãos ao mesmo tempo:
- Agora; o que pode me dizer sobre o que acontece quando um objeto espacial cai na Terra? – perguntou T'Chaka:
- Eu! – disse Shuri imediatamente e empolgada. T'Chaka e Ramonda sorriram:
- Então diga filha! – disse Ramonda:
- Aquece e se parte em pedaços, ao atingir o chão, se quebra mais uma vez e os pedaços se espalham por milhares de quilômetros! – respondeu Shuri:
- Correto filha! – disse T'Chaka – Esse conhecimento nos traz um problema!
- Que problema? – pergunta T'Challa:
- De que a maior parte do vibranium recuperado ao longo dos séculos pode ter sido adquirido legalmente! – respondeu T'Chaka:
- Você está certo disso marido? – perguntou Ramonda:
- Sim! – respondeu T'Chaka – Tony Stark deixou nas entrelinhas que o vibranium que foi transformado no famosos Escudo Do Capitão América foi legalmente adquirido; claro que teremos que ver a prova, mas, creio que teremos de parar de chamar a Família Stark de "Família De Ladrões"!
- Não podemos ser acusados de sermos ladrões Baba! – disse T'Challa – Somos uma nação isolada!
- Tem razão! – disse T'Chaka – Mas, acho que está na hora de Wakanda abrir para o mundo!
Todos ficaram de boca aberta com as palavras do rei, surpresos na verdade que não mostraram outra reação além da surpresa:
- Tem certeza disso marido? – perguntou Ramonda:
- Tony Stark vem liderando as inovações tecnológicas no mundo nos últimos anos, ela vai um enorme salto com esse novo elemento criado por seu pai, Starkium que certamente tem propriedades parecidas com o vibranium e como temos competição estaremos sozinhos e sem nenhum aliado para nos ajudar! – disse T'Chaka:
- Sempre fizemos as coisas sozinho pai! – disse T'Challa:
- E isso pode ter sido um erro T'Challa! – disse T'Chaka – Você não vê os aliados que a Stark Industries tem, os favores que ela acumula, a influência que ela tem; não temos esse tipo de coisa e à medida que o mundo avança tecnologicamente, não vai demorar para descobrir sobre nós e quando isso acontecer não vamos ter nenhum aliado a recorrer, nenhum favor a pedir ou alguma influência para colocar a situação a nosso favor!
- Eles vão nos odiar marido! – disse Ramonda – Nós mentimos para todos e especialmente nossos vizinhos; seremos acusados de sermos as piores coisas que estão nessa terra e certamente seremos isolados e dessa vez não teremos a vantagem de manter nosso desenvolvimento em segredo!
- Eu já pensei nisso; pensei em cada coisa que você disse esposa! – disse T'Chaka – Mas, mostrar quem somos de verdade para o mundo seja o melhor caminho; segredos não são para sempre, eles sempre têm um meio de serem revelados!
- Não pode ser com seu reinado Baba! – disse T'Challa:
- Talvez não, mas, pode ser no seu reinado futuro T'Challa! – disse T'Chaka – Será melhor se nos revelarmos de forma controlada e Wakanda pode passar pela tempestade de forma mais ilesa do que se imagina, por isso, é a sua decisão contar a verdade aos seus amigos Shuri!
- Seja qual for a sua decisão, nós vamos apoiar você! – disse Ramonda abraçando a sua filha. Shuri ficou calada por algum tempo, mas, ao mesmo tempo, surpresa e sentido o peso dessa decisão, mas, ela é uma filha do Pantera Negra e ela tinha coragem:
- Eu quero contar a verdade! – disse Shuri.
Tony Stark estava alheio ao que aconteceu como consequência do seu e-mail, ele havia feito o seu trabalho de avisar a família sobre a tentativa de sequestro de Ulysses Klaue e então podia deixar isso de lado, Wakanda não fez nada pelo mundo, apenas fez por seu próprio povo e deixou o resto do mundo a própria sorte, claro que ele entendia o poder que o vibranium podia trazer, o medo do que poderia acontecer se esse metal caísse em mãos erradas, mas, isso não quer dizer que não exista outros meios de proteger o vibranium além de se esconder, para todos, eles veriam que Wakanda escolheu o caminho mais fácil, o caminho covarde, mas, Tony espera que o e-mail que enviou tenha adiantado as coisas; T'Chaka abriu Wakanda para o mundo depois de Ultron, agora, ele terá mais tempo para fazer essa transição de postura política e não deixar isso nas mãos de seu filho T'Challa; não que ele quisesse; T'Challa foi colocado em um situação que ele não tinha certeza e mesmo que depois ele se sentisse confortável com a decisão de seu pai; depois que o choque da revelação de Wakanda passou, o mundo analisou a situação e as coisas desmoronaram.
Wakanda foi vista como uma nação de covardes por se isolarem, esse rótulo veio dos países africanos, depois de monstros assassinos e sequestradores, as pessoas que viajam ou fugiam dos conflitos que assolavam onde moravam anteriormente acabavam em Wakanda e nunca mais foram vistos; essa situação não pegou bem; foram acusados de ladrões e sabotadores, ladrões por sabotarem a tecnologia de fora de Wakanda e roubava a mesma tecnologia para avançar o seu país além de roubarem vibranium legalmente adquirido daqueles de fora de Wakanda; Tony riu muito quando trouxe a documentação de seu pai do vibranium que ele adquiriu e fez o Escudo Do Capitão América; ele ficou particularmente feliz quando o rosto arrogante de T'Challa caiu; depois dessa situação os abrutes caíram em cima de Wakanda e o romenos não deixaram o mundo e especialmente T'Challa esquecer o que ele havia feito em seu país. Quando Thanos veio com seu exército e Rogers levou os Vingadores e os Guardiões Da Galáxia para Wakanda, o mundo foi um pouco mais lento para ajudar; uma declaração velada de que eles seriam diferentes de Wakanda, já que eles nunca enviaram qualquer tipo de ajuda.
Tirando tudo isso, Tony estava feliz com seus filhos tivessem feitos amizades que ele tinha certeza que seria para a vida toda enquanto ele assistia seus filhos conversando com Shuri e os outros em teleconferência e a Princesa de Wakanda contando a verdade e diferente antes de voltar no tempo, Tony não teria feito algo parecido, mas, agora, ele tinha justificado o por que sempre o chamaram de "futurista"; não por seus avanços tecnológicos, mas, sim, por ajudar a próxima geração; eles de verdade são o futuro.
