O coração de James batia cada vez mais forte a cada passo que dava, cada vez mais rápido desde que tinha deixado a sala de transporte. Sua mente ignorava o peso que carregava colocado sobre seus ombros, fisicamente dessa vez. Aliás, era justamente por sentir Spock tão leve que o deixava cada vez mais preocupado e aflito, sabia que a vida estava deixando a vulcana e precisava agir rápido caso quisesse ter ao menos uma chance de salvá-la.
-Magro! - gritou o capitão para Leonard, que apesar de atônito, se manteve profissional e começou a trabalhar na paciente o mais rápido possível.
Chapel preparou os equipamentos de cirurgia enquanto McCoy se ocupava com os primeiros socorros. Ela estava inconsciente, o rosto que geralmente era pálido, mas carregava um pouco da cor verde, estava cada vez mais sem cor. Sob seu peito, uma enorme mancha de sangue, se espalhando pela região do abdome, o local do seu órgão vital mais importante, uma adaga havia atingido seu coração.
Quando o médico removeu a arma, Spock estremeceu levemente e, apesar dos esforços dele em limpar toda a região ferida, suas expressões faciais não eram nada animadoras.
-Você precisa salvá-la, Magro, está entendendo? - Kirk ordenou desesperado, chegando a passar a mão pelos cabelos, nervosamente - você precisa fazer tudo que puder!
-E eu vou Jim, eu vou! - Leonard se aproximou dele rapidamente, se contendo para não tocar o braço do capitão num gesto de conforto - mas eu preciso que você me deixe fazer meu trabalho, precisa confiar em mim.
-Não, eu não quero, nada do que me disser vai me fazer sair daqui - o capitão insistiu.
-Eu sei que lutar contra sua vontade agora é perigoso, mas se eu posso te pedir uma coisa é que tente se acalmar, por favor - Magro pediu de coração, usando mais a amizade deles do que uma simples recomendação médica.
Jim apenas assentiu, entendendo o que precisava fazer. Sentou-se no lugar disponível mais próximo e sem olhar muito para os procedimentos cirúrgicos à sua frente, apenas se virou de lado e se permitiu chorar. Se culpava pelo que tinha acontecido, tinham entrado em confronto com uma raça imprevisível que sabia exatamente onde atingir. Tocaram não só na primeira oficial do Capitão Kirk, mas em seu próprio coração.
Ela era preciosa para ele, quanto mais o tempo passava, fosse desde o tempo em que se conheceram, fosse agora, naquele momento derradeiro, mais certeza ele tinha disso. Não importava sua seriedade vulcana, aliás, ele tinha aprendido a apreciar isso ao longo dos anos com seu próprio humor. Sabia que não era o mais sensato dos capitães se não tivesse o conselho preciso dela ao seu lado. Ele estava disposto a dar a vida por Spock, quantas vezes fosse necessário, mas não suportaria vê-la fazer o mesmo por ele. Como viveria sem tê-la em sua vida? Era praticamente impossível, eles eram uma dupla. Talvez deveriam ser mais que isso, pois o que tinha ficado evidente agora era o quanto ele a amava.
Talvez não fosse o momento mais indicado para isso, mas ele não conseguia desviar do pensamento o que ela tinha dito a ele tempos atrás, completamente ferida, mas escondendo isso da melhor maneira que conseguia, como qualquer bom vulcano. "Talvez sua busca por amor cesse quando você finalmente encontrar o que o preencha logicamente". Não havia ninguém que o completasse tanto quanto Spock, sempre ali ao seu lado, sem hesitar, sem pestanejar, completamente leal. Jim não sabia se ela sentia o mesmo, mas prometeu a si mesmo que não fosse esse o caso, caso Spock sobrevivesse a tudo aquilo, iria dizer sem pestanejar o quanto a amava.
Pareceu uma eternidade todo o tempo que James passou sentando ali, sentindo-se completamente cansado, até que McCoy tocasse seu ombro delicadamente e o capitão olhasse para cima, desoladíssimo, o que só aumentou a compaixão do médico por ele.
-Ela está estável agora, Jim, precisamos de mais umas horas pra ver como ela vai se recuperar da cirurgia, você devia descansar, eu aviso quando ela acordar - McCoy explicou.
-Eu... não quero sair daqui, vou ficar até que ela acorde - Jim respondeu, estranhando quão baixa sua voz soou.
Leonard entendeu e o deixou com sua dor, era melhor do que travar uma batalha que só traria mais desconforto. James então se sentou ao lado do leito, observando o rosto dela, a cor lentamente voltando a ele, mas suas expressões completamente imóveis, nenhum sinal das sobrancelhas franzidas ou do nariz tremendo quando respirava mais profundamente, nenhuma mínima curva dos lábios no que poderia ser considerado um sorriso vulcano. Muito menos nenhum sinal da voz constatando os arredores fascinantes.
A falta de quem Spock era naquele momento só o fez chorar de novo. Sem restrições, ele segurou a mão dela mais próxima, levando aos seus lábios, depositando beijos delicados ali.
-Eu não posso te perder, ouviu? Eu não posso! - ele repetiu - eu sei que eu posso ter te decepcionado várias vezes, e você nunca me disse, mas só agora que eu posso te perder eu percebo o quanto eu te amo, Spock! E eu me arrependo por não ter percebido antes, eu não sei o que fazer sem você... eu... me perdoe... me perdoe...
Jim acabou chorando mais um pouco debruçado sobre ela, o que fez Spock se perturbar com toda aquela movimentação. Sem que ele percebesse, ela abriu os olhos lentamente, percebendo o que estava acontecendo aos poucos, recobrando às suas últimas lembranças.
-Capitão - Spock murmurou - o que está fazendo aqui? Eu... passei por procedimentos cirúrgicos, depois de nossa disputa com os colonos?
-Spock! - Jim se iluminou por completo ao ver que ela estava bem, se contendo para não esmagá-la em um abraço - sim, foi o que aconteceu, você acabou de ser operada. Como se sente?
-Em um estado ainda lento, não quero descartar suas preocupações, que são válidas e eu agradeço por elas, capitão, porém acho recomendável chamar pelo Dr. McCoy - ela recomendou, tentando se sentar, mas vendo que não era uma boa ideia.
-Claro, claro - Jim disse entre sorrisos de alívio.
McCoy foi chamado às pressas e averiguou o estado de sua paciente.
-Você nos deu um grande susto - concluiu o médico - sua cirurgia foi delicada, mas sua recuperação será dentro do esperado, o que me deixa aliviado, srta. Spock, mas não mais que o capitão.
Diante do comentário, Spock apenas estreitou os olhos, tentando compreender.
-Nós temos algumas coisas pra conversar - Jim deu um passo à frente, decidido a cumprir o que tinha prometido.
McCoy deixou os dois a sós novamente e então só restou a Spock esperar o que viria a seguir vindo de seu capitão.
