Capítulo 23
"So good bye, dear, and amen
Here's hoping we meet now and then
It was great fun, but it was just one of those things1"
Just One of Those Things, Frank Sinatra
— Pode começar a falar, Jaime — manifestou-se Tyrion assim que o jantar terminou e Sansa os deixou a sós por um momento.
Qualquer um que os visse juntos, sem dúvida afirmaria que eram irmãos. Tinham os mesmos olhos verdes, além de traços marcantes em seus rostos, como o formato do queixo; a única distinção aparente entre os dois era que Tyrion era bem mais baixo que o irmão, devido ao nanismo, e que seus cabelos tinham um tom de castanho claro.
— Ontem você estava nas nuvens quando me contou que ia sair com a Brienne, e agora parece que veio de um funeral. O que está acontecendo?
— Eu apenas percebi que estava me iludindo e resolvi parar com toda essa bobagem — Jaime respondeu sem olhar seu irmão nos olhos.
— O quê? — Tyrion indagou incrédulo. — Você me disse que tiveram uma longa conversa e finalmente falaram a respeito do que os atormentava; e agora, repentinamente, planeja desistir depois de todo esse avanço?
— É, Tyrion. A vida não é um como nos livros. Será que podemos mudar de assunto? — disse amargurado, pressionando o copo de água em sua mão.
— É óbvio que não podemos — replicou seu irmão levantando-se de sua cadeira e puxando Jaime pelo braço. — Vou mostrar a Jaime aquelas ferramentas que seu pai me deu de presente, querida. Já voltamos — disse em um tom um pouco mais alto para que Sansa pudesse ouvir.
E, sem esperar resposta, arrastou seu irmão em direção a garagem, onde poderiam falar com mais liberdade.
— Faça o favor de me contar o que está acontecendo, Jaime — insistiu Tyrion o colocando contra a parede. — E seja sincero desta vez. Não quero esse papo furado, quero a verdade.
— Você quer a verdade? — perguntou Jaime quase gritando e se afastando dele. — A verdade é que Brienne já tem alguém na vida dela e eu estava fazendo papel de idiota durante todo esse tempo. Era isso que você queria ouvir, Tyrion? Que eu estou apaixonado por ela e que Brienne já gosta de alguém? Se era isso, espero que esteja feliz agora!
Ele se sentou sobre uma caixa que estava apoiada em uma das paredes, enquanto tentava recuperar o controle sobre suas emoções.
— Sinto muito, Jaime — seu irmão respondeu, aproximando-se com cautela, e sentando-se ao seu lado. — Brienne te contou isso quando você revelou a ela o que sentia?
— O quê? — Jaime o fitou com uma das sobrancelhas arqueadas. — Não. Isso nunca aconteceu. Felizmente eu descobri sozinho, antes de tentar fazer alguma coisa que pudesse tornar a situação ainda pior.
Tyrion passou a encará-lo com desconfiança, duvidando das capacidades investigativas de seu irmão.
— E como, exatamente, você descobriu isso?
— Estávamos na boate, ela foi buscar nossas bebidas e deixou o celular sobre a mesa — Jaime relatou, sentindo raiva só de se lembrar daquela fatídica mensagem. — Uma mensagem de um tal de Renly, que ela afirmou ser apenas um amigo, brotou na tela enquanto ela estava ausente; e então eu soube.
— Soube o quê?
— Que ela e esse sujeito têm um envolvimento além da amizade.
— O que dizia a mensagem?
— "O que está fazendo hoje, Bri? Estou morrendo de saudades! Amo você!". Está claro que há algo entre eles.
Tyrion caiu na gargalhada ao ouvir aquilo, irritando ainda mais seu irmão.
— Quer parar de zombar de mim, ou isso seria pedir demais? Não estou com humor pra aturar seus desatinos.
— Não é um desatino. E você é um completo idiota, Jaime — ele falou sem deixar de rir. — Essa mensagem não passa de uma demonstração de carinho entre amigos e você está morrendo de ciúmes.
— Eu não estou com ciúmes. Eu só percebi que...
— Você não percebeu nada. — Tyrion voltou a encarar seu irmão, entretanto, desta vez estava sério. — Desde que seu interesse por Brienne começou, você busca desculpas e empecilhos para dizer que um relacionamento entre vocês é impossível. Você quer a garota, mas, ao mesmo tempo, tem medo de que as coisas acabem como da última vez. Essa mensagem apenas serviu como um escudo pra você, pois assim pode dizer a si mesmo que é tarde demais pra expor seus sentimentos a ela.
— Mas ele disse...
— Esse rapaz disse apenas que ama a amiga e que sente saudades — interrompeu Tyrion. — Sei que você se afastou de seus amigos, mas tenho certeza de que ainda se lembra de como era ter uma amizade com alguém.
Jaime pensou em contra-argumentar, mas, no fundo, sabia que seu irmão tinha razão. Desde quando ele era aquela confusão de sentimentos, aquela pessoa tão desesperada e que duvidava de tudo? Desde quando se deixava abalar por conta de uma reles mensagem?
— Você está com medo, Jaime, e isso é normal nestas circunstâncias, mas você nunca foi um covarde. Sei que perder sua mão e Cersei ao mesmo tempo, destruiu uma parte sua, mas nunca te vi assim, se deixando intimidar por algumas palavras num celular.
— Você não entende, Tyrion. Se isso... Se isso for verdade, eu...
— Você o quê? Vai se matar? O mundo vai acabar? — indagou rindo. — Você sobreviveu à Cersei e vocês tinham um relacionamento que durou anos; não seja tão duro consigo mesmo. Pelo que me falou a respeito dela, não acredito que Brienne diria que esse Renly é apenas um amigo se isso não fosse verdade; e sabendo como você pode ser ciumento, não duvido que esteja vendo coisas onde não existem.
Jaime suspirou e cruzou os braços, pensativo. Talvez estivesse mesmo sendo precipitado, porém não conseguia tirar aquela mensagem da cabeça.
— Por que não tenta refletir sobre isso durante o fim de semana e descobre o que realmente quer? — sugeriu Tyrion. — Uma vida cheia de dúvidas sobre o que poderia ter sido ou uma vida na qual corre os riscos necessários pra ser feliz? Na primeira opção você mantém seus sentimentos, relativamente, seguros, mas na segunda, apesar do risco de receber uma negativa de Brienne, também há a chance de ficar com a garota no final e ser feliz — prosseguiu levantando-se e indicando que seu irmão deveria fazer o mesmo. — Sansa já deve estar louca se perguntando o que estamos aprontando aqui.
Jaime assentiu e se levantou para acompanhá-lo.
— A vida não é como nos livros, maninho, mas isso não quer dizer que não podemos sonhar — Tyrion concluiu.
Jaime seguiu seu irmão, refletindo suas palavras. Talvez fosse a hora de começar a tomar mais algumas atitudes com relação à sua vida.
1 "Então adeus, querida, e amém
Aqui estou esperando que nos encontremos de vez em quando
Foi muito divertido, mas foi apenas uma dessas coisas". Tradução Livre.
