_ Quero que todo meistre nortenho busque referências sobre o vidro de dragão. Vidro de dragão mata os caminhantes brancos e é mais valioso do que ouro para nós agora. Precisamos encontrar, minar e fazer armas com ele. E todos entre 10 e 60 anos treinarão diariamente! - Jon Snow discursa pela primeira vez como Rei do Norte.
_ Já estava na hora de ensinarmos os garotos a lutarem! - brada um dos senhores nortenhos causando uma comemoração coletiva até o esclarecimento de Sua Majestade.
_ Não apenas os garotos. Não conseguiremos defender o Norte se apenas metade da população souber lutar, ao menos, para se defender.
_ Eu não pretendo ficar tricotando enquanto homens lutam por mim. Posso ser pequena e uma menina, mas não preciso da permissão de nenhum homem para defender o Norte - a postura representante da Ilha dos Ursos, Lyanna Mormont faz com que Diana e Brienne abram enormes sorrisos. As nortenhas também eram feitas de material muito resistente, afinal - Treinaremos cada homem, mulher, menino e menina na Ilha dos Ursos.
O discurso da jovem Lyanna Mormont é o suficiente para que a desconfiança inicial dos homens seja revertida, concedendo novamente a palavra ao Lobo Branco.
_ Muito obrigada pela confiança, Lady Mormont. Eu mesmo pedi que a princesa de Temiscira, Diana, nos ajudasse a preparar os treinamentos mais adequados para meninas e mulheres do Norte. Queremos ter a certeza que estamos nos preparando da melhor forma possível. - a menção a amazona que foi tão importante na vitória diante dos Boltons eleva ainda mais a confiança de todos - Pensando nisso, temos de fortalecer nossas defesas. A única coisa que nos separa do Exército do Rei da Noite é a Muralha e a Muralha não é bem protegida há séculos! Eu não sou o rei do Povo Livre, mas para sobrevivermos a essa provação juntos...
_ Você nos quer ocupando os castelos? - Tormund se levanta como o mais próximo de uma liderança do Povo Livre e encara o Lobo Branco. Ao lado do ruivo barbudo, ainda tentando passar despercebido como um selvagem, Robb Stark admira a capacidade do meio-irmão em unir comunidades tão diferentes e propor tantas rupturas no modo de vida tradicional do Norte. Jon parecia ser realmente um bom líder em seus primeiros dias como rei.
_ A última vez que vimos o Rei da Noite foi em Durolar e o castelo mais próximo fica em Atalaialeste do Mar… - o antigo Senhor Comandante da Patrulha da Noite explica o seu plano.
_ Então, eu vou para lá! Parece que nos tornamos a Patrulha da Noite, afinal!
O deboche de Tormund gera descontentamento entre os senhores, mas diverte os seus. Robb também se permite rir da provocação disparada pelo selvagem por um segundo, mas calcula se o seu caminho ainda estaria atrelado ao do Povo Livre. Isso poderia significar que estaria prestes a tomar um rumo totalmente apartado da sua inseparável companheira de viagem nessa nova vida. Entretanto, a reflexão do Jovem Lobo é suspensa temporariamente em função de uma intempestiva discussão entre o Rei do Norte e a nova Senhora de Winterfell.
_ Se os caminhantes passarem de alguma forma pela Muralha, os primeiros castelos no caminho são Última Lareira e Karhold - o Lobo Branco retoma a palavra e dá continuidade às demandas daquela primeira reunião com os senhores do Norte.
_ Os Umbers e os Karstarks traíram o Norte, Vossa Majestade! - reclama o representante dos Cavaleiros do Vale - Seus castelos deveriam ruir, sem ficar pedra sobre pedra!
_ Os castelos não cometeram crimes e precisamos de todas as fortalezas para a guerra que virá. Deveríamos entregá-los a novas famílias, famílias que nos apoiaram contra Ramsay! - opina Sansa sem dar oportunidade para o Rei do Norte se manifestar devidamente. Robb pressente que essa poderia ser a primeira provação de Jon não apenas como rei, mas também como Stark.
_ Os Umbers e os Karstarks lutaram ao nosso lado por séculos. Eles foram fiéis por gerações. Eu não condenaria famílias por erros de filhos imprudentes e nem forçarei que saiam de suas casas ancestrais. - novamente o discurso de Jon é interrompido por Sansa. À distância, o Jovem Lobo compreende perfeitamente tanto a sede de vingança que aflige a irmã e quanto o tom conciliador de seu irmão. Ele mesmo tivera situações assim com conselheiros e sua mãe durante a guerra. Infortunadamente, acaba tomando a pior das decisões no momento decisivo.
_ Então, não há castigo por traição nem recompensa por lealdade? - a resposta de Sansa faz com que Jon erga a voz pela primeira vez.
_ A punição para traição e os dois responsáveis por isso morreram no campo de batalha. Quando eu era Senhor Comandante da Patrulha da Noite, executei homens que me traíram. Executei homens que se recusaram a seguir ordens. Meu pai sempre disse que o homem que dita a sentença deve manejar a espada. E eu tento viver respeitando essas palavras. - a princesa das amazonas se mostra frustrada pelo avançar da reunião pela primeira vez. O mundo dos homens, inclusive homens que aparentavam serem justos como Robb e Jon, era brutal e cruel demais - Mas eu não punirei um filho pelos pecados do pai e nem tirarei uma família da casa que foi dela por séculos. Essa é a minha decisão e a minha decisão é a final! Ned Umber e Alys Karstark, venham até aqui!
Então, a princesa das Amazonas observa um menino mais novo que Rickon e uma jovem praticamente da mesma idade de Sansa se erguerem, visivelmente temerosos. Ela poderia ser nova naquela sociedade de Westeros, mas entendia que apenas a presença de ambos em Winterfell demandava muita coragem e um tanto de fé. E todos encontram um pouco disso no discurso seguinte do Rei do Norte.
Jon Snow não propôs qualquer punição a crianças que ainda estavam sofrendo em luto pela morte de entes queridos. O Lobo Branco pede unicamente que renovem o juramento de lealdade e que respondam em 'tempos de necessidades'. "As guerras de ontem não importam mais. O Norte precisa se unir, todo o NORTE SOBREVIVENTE". O discurso do rei e a promessa refeita: Agora e para sempre!
O mais velho dos Starks desaparece do Grande Salão antes do encerramento da primeira reunião do Reinado de seu meio-irmão e se encaminha para a sala que já pertenceu a seu pai e a si mesmo por um breve momento. Aquele fora um gesto de grandeza e sabedoria. Jon conseguiu conquistar os novos e antigos senhores do Norte. Jon fora melhor que ele. E, Sansa poderia ser muito mais política e estratégica do que ambos. Assim, a abertura da porta faz com que Robb se afaste dos próprios pensamentos e descubra felizmente o rosto da sua companheira de viagem.
_ Você não tem motivos para ficar tão preocupado assim, Robb Stark. Ao menos, agora não. – Diana solta antes de se aproximar minimamente do único ocupante do recinto.
_ A princesa das amazonas fala como se me conhecesse a vida inteira. O que aconteceu no grande salão não me preocupa, sei que meus irmãos serão melhores do que eu. Me pergunto o que será de mim a partir de agora. Não posso continuar aqui me esgueirando pelas sombras de minha casa, mas também não sinto que possa ir ainda mais ao Norte com o Povo Livre. Eu sei que meu caminho está atrelado ao seu, Diana.
_ Eu digo isso a você desde o dia em retornou a esse mundo, de fato – a princesa guerreira dissimula divertidamente pela óbvia e tardia percepção de seu companheiro em Westeros, entretanto, o momento de confidências é desfeito com a entrada intempestiva dos irmãos Starks.
Rickon se acomoda na cadeira ao lado do irmão mais velho e bufa irritado pela interminável discussão entre os novos senhores de Winterfell. Jon e Sansa ainda lidavam com as questões após a contestação pública da jovem diante do irmão e novo rei. Contudo, a parte final da conversa acerta em cheio o antigo Rei do Norte.
_ Você precisa ser mais inteligente que nosso pai. Precisamos ser mais inteligentes que Robb durante seu reino - a ruiva toma conhecimento da presença de todos a sua volta, suspira e retoma a fala - Robb, eu amo você e amava nosso pai, sinto falta dele todos os dias... Mas vocês cometeram erros estúpidos e todos perdemos muito por isso. - o primogênito assente levemente com a cabeça e Jon não entende totalmente a comunicação entre seus irmãos.
_ E como devo ser mais inteligente? Ouvindo você? - o questionamento frontal de Jon quebra um pouco da confiança da jovem Stark.
_ Isso seria tão terrível?
_ Não, mas você, principalmente, precisa entender quando impor a sua opinião. Eu sou o mesmo Jon e considero profundamente o conselho de todos aqui. TODOS. - A repetição é claramente direcionada a Robb e Diana - Mas quando você, Sansa, faz isso publicamente me compromete diante dos senhores do Norte.
_ Alguém sempre deverá tomar a última decisão, mas ninguém precisa governar sozinho. E uma estratégia bem pensada sempre será melhor que um ataque frontal, intempestivo. E acho que você tem muito mais relação com a primeira do que a segunda opção, Sansa.
A intervenção de Diana acaba por encerrar qualquer tipo de questionamento entre os irmãos. Apesar dos laços inquebráveis, os Starks ainda necessitavam se reconhecer naquela nova constelação. E precisavam fazer isso antes do Rei da Noite bater às portas de Winterfell.
