Ah... Setembro.

O mês onde começa a primavera, o mês do dia da Independência do Brasil, do dia da Alfabetização e do dia Internacional da Paz, onde temos o Setembro Vermelho e o Setembro...

E, claro, onde temos o "Setembro Amarelo"...

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Mas será que era mesmo importante dedicar somente um mês para isso?

Claro, temos que lembrar que é importante uma campanha contra o suicídio. Principalmente no Brasil, que é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência no continente americano, ficando só um pouco atrás dos Estados Unidos.

Mas não precisava dedicar um mês para isso. Afinal, na minha sincera opinião, não é só uma campanha que ocorre só um mês por ano que vai impedir de alguém cometer suicídio em outro mês do ano.

Vamos também levar uma coisa em conta; já perceberam que, em Setembro, tem gente que fica falando:

"Sua vida é importante!"

"Se precisar, peça ajuda!"

"Você não está sozinho!"

E, quando chega outubro ou qualquer outro mês, cadê essas pessoas? No máximo só vão se importar com algo relacionado ao suicídio quando um famoso se m4t4r.

E, se duvidar, vai ter bastante gente que vai se fingir de pessoa bondosa em Setembro, mas já fez ou vai fazer em outro mês alguma piadinha sobre isso.

Então, é por isso que digo: A campanha contra o suicídio não deve ser somente em Setembro, mas em todos os meses.

Talvez nem precisasse de uma campanha pra todos agirem como as pessoas bondosas que são ou escondem e tentarem ajudar as outras, lembrando que elas não estão sozinhas. Infelizmente, somente em sonho isso acontece.

Mas eu ainda acredito que devemos lutar para acabar com o suicídio todo mês. Afinal...

Todos os meses são amarelos.